Por sorte, o universo da beleza caminha rumo à cenários cada vez mais positivos. E dizemos isso não apenas na luta para a desconstrução de padrões impostos por tantas décadas, como também, pela responsabilidade ambiental e social exigida por consumidores de beauté que impulsionam as marcas a extinguirem práticas cruéis como testes em animais.
O movimento para a luta contra essas ações é de tamanha proporção que incentivou a criação de ongs especializadas como a Cruelty Free International que trabalha para finalizar experiências com animais em todo o mundo. No estado de São Paulo, empresas são proibidas de realizar testes em animais desde janeiro de 2014, já em Minas, a lei entrou em vigor em julho deste ano. Mas engana-se quem acredita que o mercado de marcas que não permitem os testes é restrito, diversas marcas de peso são contra crueldade como Urban Decay, Too Faced, Natura, Tracta, The Balm, Smashbox, entre tantas outras das prateleiras.
Vale conferir a lista completa no site da PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) e PEA (que disponibiliza a lista de marcas nacionais). Por aqui, aproveitamos o tema para mostrar os nossos produtos favoritos que que não permitem testes em animais:
A Heat, da Urban Decay, é a mais nova aposta da marca que segue a tendência de tons quentes no smokey. Ela é ultra pigmentada e também possui alta duração. Ah, e dá para esfumar com facilidade, viu?
A Kat Von D passa longe de testes em animais. Vale dar uma olhada em todos os produtos incríveis e pigmentados da marca. Por aqui, amamos essa paleta curinga para arrasar no contorno.
Ama boa cobertura mas não abre mão do efeito mais natural? Prazer, Born This Way, da Too Faced. A base camufla imperfeições mas, ao mesmo tempo, tem uma pegada bem fresh.
Ainda da Too Faced, morremos de amores pela paleta Sweet Peach que reúne tons curingas para o esfumado completo. Dá para criar algo mais sútil para o dia a dia, como também intenso para a balada.
Se iluminadores poderosos mexem com o seu coração, o teste do Manizer Bonnie Lou, da The Balm, não irá te decepcionar. Ele é ultra glam com partículas fininhas de brilho que não deixam o resultado pesado na pele. Aprovadíssimo!
Impossível deixar o primer da Smashbox de fora dessa lista. A marca arrasa nos produtos para pele que garantem efeito blur, disfarce de linhas finas e ainda permite um acabamento aveludado que não estimula a oleosidade.
Também amamos o corretivo Studio Skin 24 Hour da marca. Ele é aposta certa para quem quer algo de longa duração e que não acumule ou craquele ao longo do dia. Dica: ele pode dar uma leve oxidada, então aposte em um tom abaixo do seu original.
O trio Urban Decay Naked Flushed é ideal para as it-girls que não abrem mão de praticidade. Ele reúne três produtos fundamentais para a make da pele - blush, bronzer e iluminador - em uma embalagem curinga.
No time dos nacionais, a tão amada Tracta também faz parte da lista das marcas que não testam em animais. Entre todos os produtos da marca, o Corretivo de Efeito Matte ganha destaque. Ele possui alta cobertura e, diferente da fórmula original, é bem mais sequinho em contato com a pele.
A Natura é uma das principais marcas nacionais com foco em responsabilidade socioambiental. São diversos produtos de make, cabelo e skincare que passam longe de testes em animais. Entre as opções, testamos o iluminador Aquarela Glow e ele é uma ótima opção nacional de iluminado intenso.
Para fechar com chave de ouro, temos dois produtos da tão amada Vult. Começando com o blush stick - são diversas opções em bastão da marca como iluminadores e bronzers - que é ideal para deixar no nécessaire.
A Base Fluida também merece o espaço entre os seus favoritos de beauté. Ela é bem levinha, fluída e ideal para o dia a dia.