14 plantas que purificam o ar para ter em casa

por Personare

Em tempos em que São Paulo é eleita a cidade mais poluída do mundo e a fumaça das queimadas criminosas da Amazônia, Cerrado e Pantanal invade até as cidades mais distantes do país, uma forma de driblar o calor e a poluição é trazer plantas que purificam o ar para perto e dentro de casa

Isso porque a presença de plantas em ambientes internos e externos pode ter um efeito significativo na temperatura e na sensação de frescor de uma casa, além de despoluir consideravelmente e melhorar a qualidade do ar.

Por isso, aqui trago uma lista com 14 plantas que purificam o ar e podem trazer muito mais bem-estar e saúde para você e sua família.

Sala estilosa e aconchegante com sofá moderno, luminárias minimalistas e plantas verdes. Tendências de decoração escandinava com foco em tons neutros, madeira e iluminação suave. Plantas que purificam o ar.
Foto: Plantas em casa (Pinterest)


4 motivos para ter plantas em casa

Além de purificar o ar, plantas dentro de casa trazem muito mais benefícios para o seu espaço. Veja os principais:

  1. Redução da temperatura: as plantas liberam vapor d’água através de um processo chamado evapotranspiração. Assim, esse processo pode reduzir a temperatura do ar ao redor das plantas, criando uma sensação de frescor. Com isso, as plantas podem reduzir a temperatura do ar em até 5 a 15ºC, dependendo da quantidade de vegetação e das condições climáticas.
  2. Sombreamento: plantas grandes, como árvores, podem fornecer sombra significativa, reduzindo a temperatura em áreas externas e diminuindo a carga térmica nas paredes e janelas das casas. Assim, pode resultar em uma redução na temperatura interna da casa.
  3. Isolamento térmico: plantas trepadeiras ou arbustos que crescem ao longo das paredes externas podem atuar como uma barreira isolante, ajudando a manter as casas mais frescas durante o calor do verão e mais quentes durante o inverno.
  4. Melhoramento da qualidade do ar: a presença de plantas que purificam o ar pode melhorar a qualidade do ar e a umidade, tornando o ambiente interno muito mais fresco e confortável.

Leia também:
+ Feng Shui: guia das plantas para dentro de casa

+ Guia de plantas e ervas para proteger energia

estudo da NASA reforça os benefícios 

No final dos anos 80, a agência espacial americana, NASA, realizou um estudo para determinar quais plantas seriam mais eficazes na filtragem da poluição.

Além de absorverem o dióxido de carbono e liberarem oxigênio durante a fotossíntese, algumas plantas têm capacidade de remover compostos orgânicos voláteis (COVs) e outras toxinas do ar em ambientes fechados.

O resultado publicado em 1989, até hoje pode ser muito útil para escolher quais plantas colocar em casa.

Ambiente decorado com plantas suspensas e arte nas paredes. Estilo boho com elementos vintage e artesanato, destacando uma vibe acolhedora e criativa. Plantas que purificam o ar.
Foto: Plantas em casa (Pinterest)

14 plantas que purificam o ar para se ter em casa

A campeã em purificar toxinas é a Planta-Aranha. Mas aqui está uma lista preparada pela NASA com plantas que purificam o ar e ajudam a deixar o ambiente livre de poluentes e substâncias nocivas. Em seguida, veja no vídeo fotos de todas elas.

  1. Tamareira-anã (Phoenix roebelenii
  2. Samambaia-americana (Nephrolepis exaltata)
  3. Samambaia Kimberly (Nephrolepis obliterata)
  4. Clorofito ou planta-aranha (Chlorophytum comosum)
  5. Café-de-salão (Aglaonema modestum)
  6. Palmeira de Jardim (Dypsis lutescens)
  7. Figueira-Benjamim (Ficus benjamina)
  8. Jiboia (Epipremnum aureum)
  9. Antúrio (Anthurium andreanum)
  10. Palmeira-dama (Rhapis excelsa)
  11. Gérbera (Gerbera jamesonii)
  12. Dracena (Dracaena fragrans)
  13. Hera (Hedera helix)
  14. Espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata)

Com a escolha adequada de plantas que purificam o ar, é possível não apenas resfriar os ambientes, mas também contribuir para a melhoria da qualidade do ar e do bem-estar em casa. A minha casa é uma verdadeira floresta no 26º andar no meio à selva cinzenta de São Paulo.

  • Meu quarto tem samambaias, espada-de-são-jorge e palmeira-dama.
  • Meu banheiro tem samambaia e orquídeas.
  • Tem jiboias na escada, em cima da geladeira.
  • Além disso, há muitas outras plantas e árvores frutíferas.

Nesse sentido, além do bem-estar e o frescor que as plantas me trazem, também me mantêm conectada à natureza e me protegem energeticamente, deixando a energia da casa sempre leve. Então te convido: experimente!

Este conteúdo foi escrito por Alana Rox, que é autora dos best-sellers Diário de Uma Vegana e Diário de Uma Vegana 2. Prega a conexão corpo, mente e espírito através da alimentação e estilo de vida saudáveis como agentes de transformação.

Você também vai gostar

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

concordar e continuar