Em tempos em que São Paulo é eleita a cidade mais poluída do mundo e a fumaça das queimadas criminosas da Amazônia, Cerrado e Pantanal invade até as cidades mais distantes do país, uma forma de driblar o calor e a poluição é trazer plantas que purificam o ar para perto e dentro de casa.
Isso porque a presença de plantas em ambientes internos e externos pode ter um efeito significativo na temperatura e na sensação de frescor de uma casa, além de despoluir consideravelmente e melhorar a qualidade do ar.
Por isso, aqui trago uma lista com 14 plantas que purificam o ar e podem trazer muito mais bem-estar e saúde para você e sua família.
4 motivos para ter plantas em casa
Além de purificar o ar, plantas dentro de casa trazem muito mais benefícios para o seu espaço. Veja os principais:
- Redução da temperatura: as plantas liberam vapor d’água através de um processo chamado evapotranspiração. Assim, esse processo pode reduzir a temperatura do ar ao redor das plantas, criando uma sensação de frescor. Com isso, as plantas podem reduzir a temperatura do ar em até 5 a 15ºC, dependendo da quantidade de vegetação e das condições climáticas.
- Sombreamento: plantas grandes, como árvores, podem fornecer sombra significativa, reduzindo a temperatura em áreas externas e diminuindo a carga térmica nas paredes e janelas das casas. Assim, pode resultar em uma redução na temperatura interna da casa.
- Isolamento térmico: plantas trepadeiras ou arbustos que crescem ao longo das paredes externas podem atuar como uma barreira isolante, ajudando a manter as casas mais frescas durante o calor do verão e mais quentes durante o inverno.
- Melhoramento da qualidade do ar: a presença de plantas que purificam o ar pode melhorar a qualidade do ar e a umidade, tornando o ambiente interno muito mais fresco e confortável.
Leia também:
+ Feng Shui: guia das plantas para dentro de casa
+ Guia de plantas e ervas para proteger energia
estudo da NASA reforça os benefícios
No final dos anos 80, a agência espacial americana, NASA, realizou um estudo para determinar quais plantas seriam mais eficazes na filtragem da poluição.
Além de absorverem o dióxido de carbono e liberarem oxigênio durante a fotossíntese, algumas plantas têm capacidade de remover compostos orgânicos voláteis (COVs) e outras toxinas do ar em ambientes fechados.
O resultado publicado em 1989, até hoje pode ser muito útil para escolher quais plantas colocar em casa.
14 plantas que purificam o ar para se ter em casa
A campeã em purificar toxinas é a Planta-Aranha. Mas aqui está uma lista preparada pela NASA com plantas que purificam o ar e ajudam a deixar o ambiente livre de poluentes e substâncias nocivas. Em seguida, veja no vídeo fotos de todas elas.
- Tamareira-anã (Phoenix roebelenii)
- Samambaia-americana (Nephrolepis exaltata)
- Samambaia Kimberly (Nephrolepis obliterata)
- Clorofito ou planta-aranha (Chlorophytum comosum)
- Café-de-salão (Aglaonema modestum)
- Palmeira de Jardim (Dypsis lutescens)
- Figueira-Benjamim (Ficus benjamina)
- Jiboia (Epipremnum aureum)
- Antúrio (Anthurium andreanum)
- Palmeira-dama (Rhapis excelsa)
- Gérbera (Gerbera jamesonii)
- Dracena (Dracaena fragrans)
- Hera (Hedera helix)
- Espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata)
Com a escolha adequada de plantas que purificam o ar, é possível não apenas resfriar os ambientes, mas também contribuir para a melhoria da qualidade do ar e do bem-estar em casa. A minha casa é uma verdadeira floresta no 26º andar no meio à selva cinzenta de São Paulo.
- Meu quarto tem samambaias, espada-de-são-jorge e palmeira-dama.
- Meu banheiro tem samambaia e orquídeas.
- Tem jiboias na escada, em cima da geladeira.
- Além disso, há muitas outras plantas e árvores frutíferas.
Nesse sentido, além do bem-estar e o frescor que as plantas me trazem, também me mantêm conectada à natureza e me protegem energeticamente, deixando a energia da casa sempre leve. Então te convido: experimente!
Este conteúdo foi escrito por Alana Rox, que é autora dos best-sellers Diário de Uma Vegana e Diário de Uma Vegana 2. Prega a conexão corpo, mente e espírito através da alimentação e estilo de vida saudáveis como agentes de transformação.