Se você chegasse a um outro planeta praticamente inóspito, é provável que os poucos seres que habitam a região conheçam a letra de 'If I Could Turn Back Time'; esse é o nível de relevância de uma das lendas da indústria musical, Cher. A musa, que completará 78 anos em maio deste ano, é, indiscutivelmente, um ícone do pop — uma Deusa, na verdade, como seus admiradores a apelidaram. Além disso, a cantora é também uma figura emblemática da moda, especialmente por sua parceria de sucesso com o estilista Bob Mackie, que a vestiu em incontáveis eventos, do Met Gala ao Oscar, firmando sua estética para o mundo todo.
Essa estética incorporou a psicodelia do fim dos anos 60, as franjas dos anos 70 e o rock 'n' roll dos anos 80. A verdade é que seu guarda-roupa é nada mais, nada menos do que uma expressão e extensão de seu lado mais artístico, que ela incorpora, até hoje, de maneira exímia. Além disso, os looks da Cher servem de inspiração para nomes atuais como Dua Lipa e Zendaya, além de estarem por quase todas as partes do TikTok da nova geração, que a olha com admiração por suas escolhas ousadas e extremamente fashionistas.
Fazer história na música é para poucos; permanecer relevante por décadas, ainda menos; unir tudo isso a visuais inesquecíveis e, se me permitem a prepotência, impossíveis de serem reproduzidos novamente, é exclusivo de Cher. Abaixo, você confere 15 looks da cantora que comprovam nosso ponto e a tornaram um ícone da moda.
Cher e Sonny formaram uma dupla em tanto até meados dos anos 70, e de acordo com várias pesquisas, se Cher estava disposta a usar calças boca de sino floral e coletes de franjas em um único look, Sonny Bono também estaria disposto, aventurando-se ao lado da parceira e criando inúmeros visuais inesquecíveis.
Até mesmo um visual mais "simples", composto por saia longa e top cropped, ficava incrível na cantora. Aqui, o headband e a sapatilha metalizada incrementam o visual e o tornam bastante interessante.
O fim dos anos 60 e o início da década de 70 foram marcados pela psicodelia e pela disco! Foi nessa época que Cher ficou conhecida por trazer muitos visuais inesquecíveis para a era do disco glam.
Em 1973, a cantora já estava vestindo Bob Mackie! Essa foi sua primeira aparição em uma premiação após um hiato de cinco anos. Para a ocasião, ela escolheu um look dourado todo incrustado de pedrarias e, apesar de não estar concorrendo a nada, roubou todo o show.
No ano seguinte, o visual acima, também assinado por Bob Mackie, ganhou ainda mais charme com a choker e o adereço de cabeça combinando com tudo. O visual, que aparenta ser um tipo de tule em tons pastel, não passou despercebido e merece um espaço por aqui também.
Similar à produção acima, o icônico look de borboleta da Cher pode ser uma boa fonte de inspiração para a Carrie Bradshaw nos anos 90, não? A musa escolheu o look com robe de seda para o Grammy daquele ano.
Quando fiz uma pauta sobre os looks mais icônicos do Met Gala, esse foi o primeiro visual que lembrei. Assinado por Mackie, o vestido transparente de plumas é uma das peças mais admiradas da produção - e com razão.
Cher e Tina eram muito amigas, tanto é que estavam quase sempre se apresentando juntas. Na ocasião acima, ambas optaram por looks prateados bem extravagantes, com aquele glamour imbatível da década de 70.
Se fizéssemos uma breve história das jaquetas puffer, é claro que este seria um dos looks da Cher que estariam na pauta.
Lá em em 1978, Cher incorporou uma criatura marinha em um look inteiro azul — o que faz todo o sentido, já que mais tarde ela estrelaria o filme de 1990 "Sereias".
Em outro Met Gala, mais especificamente em 1985, sob o tema 'Costumes of Royal India', a cantora, mais uma vez, uniu-se ao seu fiel estilista, Bob Mackie, e juntos, compareceram ao evento com um dos looks mais emblemáticos da noite.
Quando falam 'Cher' para mim, imediatamente, esse é o visual que vem à minha cabeça. Nessa época, a cantora estava envolvida em muitos projetos de Hollywood e, então, a Academia chamou a estrela para se apresentar no evento, e ela aceitou feliz, vestindo um deslumbrante traje preto inspirado em showgirl, mais uma vez projetado por Mackie. A título de curiosidade, esse, de acordo com ela, é um dos seus looks favoritos.
Dois anos depois, a estrela foi premiada por seu papel em 'Moonstruck' (Feitiço da Lua) e, para receber a estatueta de melhor atriz, ela escolheu um visual inteiramente preto, complementado por longos brincos e uma estola, que a artista mais tarde revelou ter sido a sua parte predileta do look.
Nem só de looks à la showgirl vive a Cher, rs. Em 1994, a cantora foi flagrada usando uma produção inteira all black, mas com muita personalidade.
Quatro anos depois, aos 51 anos, Cher compareceu ao 70º Oscar anual, usando um vestido transparente bordado com um adereço de cabeça combinando e um colar de gargantilha. Aliás, você sabia que esse é um dos poucos looks de sua parceria com Mackie que Cher não gostou? Mas pode ficar tranquila, o chapéu ela amou.