2026 é o ano da maquiagem colorida e excêntrica — e nós explicamos o por quê

por Karen Merilyn

A era das makes básicas está chegando ao fim. Ao que tudo indica, 2026 será o ano da maquiagem colorida e excêntrica, que traz alegria e personalidade ao look, sendo quase uma afronta ao minimalismo e representando a rebeldia em meio a tempos incertos. De Zara Larsson à trend “I put clean girls into a coma”, nós desvendamos por que o maximalismo está invadindo a beleza. 

Modelo com maquiagem colorida destaca sombras rosa e detalhes verdes fluorescentes ao redor dos olhos, combinando gloss
Foto: @lynda.florae (Reprodução/Instagram)


o que há por trás da tendência da maquiagem colorida

Segundo o report da WGSN, uma das tendências de comportamento para os próximos anos é a busca por ferramentas de alegria no dia a dia. Isso significa que tudo que é divertido, descontraído e irreverente chama a atenção do consumidor, que busca por momentos de felicidade em meio a um mundo sério e estressante — ainda que seja através de suas roupas e maquiagens. 

Ou seja, é momento de não se levar a sério demais e abraçar a diversão. E é aí que entram as maquiagens coloridas, maximalistas e até “estranhas”, que fogem do que é tradicional e esperado na beleza. 

Um exemplo desse movimento é a trend “I put clean girls into a coma”, que começou com looks, mas que foi rapidamente adotada pelas influencers de beleza. Maquiagens super coloridas, brilhosas e até com uma pegada artística são exibidas no feed, provando que a make vai muito além de “ficar bonita”, mas também pode ser uma ferramenta de expressão pessoal, assim como a moda.

Modelo com maquiagem colorida em tons de azul e rosa com glitter, brincos grandes rosa e anel florido amarelo,
Foto: Zara Larsson (Reprodução/Instagram)

Dentro dessa tendência, não dá para negar a influência que Sophia Sinot e as makes que ela criou para Zara Larsson tiveram. Com uma vibe nostálgica e dentro do conceito estético da “Midnight Summer Tour”, a maquiadora uniu cores, brilhos e aplicações de strass para criar visuais icônicos, que viralizaram rapidamente. 

Leia também: Esses são os segredos para copiar as makes da Zara Larsson

Modelo posa com maquiagem colorida em tons pastel e flores 3D ao redor dos olhos, combinando com blusa rosa de amarração
Foto: Mykaila Michelle (Reprodução/Instagram)

Com isso, ganham protagonismo os blushs dramáticos, aplicados em toda a maçã do rosto e têmporas; acabamentos metálicos, que também invadem os lábios; shapes nada óbvios nos olhos, com delineados gráficos e sombras que não se limitam às pálpebras; aplicações de todos os tipos no rosto e máscara de cílios coloridas, que desde o último ano estão em alta. 

Modelo posa com maquiagem colorida em tons de verde e rosa, unhas longas brancas e blusa branca rasgada, em clima delicado
Foto: Garance Venus (Reprodução/Instagram)

O maximalismo na beleza vai muito além de uma tendência estética, mas surge como uma resposta ao contexto econômico, político e social mundialmente. Em períodos em que cada notícia parece ser pior que a outra e tudo o que precisamos é um escapismo da realidade cruel, algo tão simples e acessível quanto se maquiar de forma experimental e irreverente pode ser libertador.