4 designers e arquitetas mulheres para conhecer e se inspirar!

por Amanda Favoreto

Não são poucas as referências de designers e arquitetas mulheres inspiradoras no mundo. Mas ainda não recebemos o devido reconhecimento, e há um caminho longo pela frente. A primeira arquiteta premiada, por exemplo, foi Zaha Hadid, em 2004, 26 anos depois da criação do prêmio Pritzker - destinado a obras relevantes no cenário mundial -. E de certa forma, esse ainda é um mundo em que os homens recebem mais respaldo.

As profissionais estão espalhadas pelo mundo, possuem estilos diferentes e abordagens criativas curiosas. Não se limitam apenas a uma área, algumas delas mesclam seus talentos em design, moda e arquitetura, e outras seguem o poder do minimalismo. Mas todas com um objetivo em comum: construir a história e referências femininas no design e na
arquitetura. Então, já antecipando as homenagens ao mês da mulher, separamos 4 designers e arquitetas mulheres para conhecer e se inspirar. Vem ver:

Iris Apfel - conhecer - designers e arquitetas mulheres - inspirar - inspo - https://stealthelook.com.br
Foto: Iris Apfel (Reprodução/Instagram)

iris apfel

Começando com ninguém mais ninguém menos que a icônica Iris Apfel. Você pode conhecer ela de vários lugares: da moda, do design de interiores, pelos seus tecidos coloridos, ou por ser uma personalidade marcante. Considerada muitas vezes excêntrica, sua abordagem colorida e seu óculos redondos trazem consigo 100 anos de MUITO talento, sim, 100 anos.

Em 2021, Íris completou seu centenário e comemorou lançando uma coleção desenhada por ela para H&M. Na sua própria bio do Instagram, deixa claro que "More is more & less is bore" - Mais é mais e menos é entediante -, contrapondo a ideia modernista do arquiteto Mies Van der Rohe, que dizia que menos é mais. Iris trabalhou no jornal de moda Women's wear daily, e construiu uma carreira intensa no mundo dos tecidos, inclusive é conhecida até hoje como primeira dama dos tecidos. Ela é um grande exemplo de que nunca é tarde quando se existe vontade. Depois de seus 80 anos, lançou uma linha com a MAC e uma Barbie recriada com a sua aparência para um documentário na Netflix. Aos 94 anos, lançou uma linha de joias, e aos 97, fechou contrato com uma das maiores agências de modelos do mundo, a IMG. Iris, ensina a gente a ter todo esse gás!

Kelly Wearstler - conhecer - designers e arquitetas mulheres - inspirar - inspo - https://stealthelook.com.br
Foto: Kelly Wearstler (Reprodução/Instagram)

kelly wearstler

Kelly, é uma designer americana apaixonada por moda. Em 1995, abriu seu escritório que atendia, majoritariamente, redes de hotéis, justamente pelo seu estilo imponente e colorido. O visual curioso e autêntico da designer foi responsável por conduzir uma estética única e marcante. Hoje em dia coleciona clientes de grande renome, como: Gwen Stefani e Cameron Diaz.

No Instagram, Kelly faz a fusão perfeita entre moda, design e arquitetura, com looks icônicos, ambientes memoráveis, além de mostrar seu estilo de vida urbano. Segundo ela, viver sem cor é viver sem amor, e nós concordamos!

Lina Bo Bardi - conhecer - designers e arquitetas mulheres - inspirar - inspo - https://stealthelook.com.br
Foto: Lina Bo Bardi (Reprodução/Instituto Lina Bo Bardi)

lina bo bardi

Considerada a frente do seu tempo, Lina fez história no Brasil e no mundo. Apesar de ter nascido na Itália, Lina era apaixonada pela cultura e design brasileiro, e quando seu escritório foi bombardeado na guerra, em 1946, escolheu o Brasil para viver sua vida.

A arquiteta ítalo-brasileira, foi responsável por diversas obras icônicas, como: MASP, SESC Pompéia, Casa de vidro, entre outros. A sensibilidade de Lina, foi responsável por contribuir não apenas para arquitetura, mas também cenografia, artes plásticas, desenho de mobiliários e design gráfico, além das contribuições teóricas com abordagem social. Para Lina, “...a verdadeira liberdade só pode ser coletiva. Uma liberdade ciente da realidade social”.

Patricia Urquiola - conhecer - designers e arquitetas mulheres - inspirar - inspo - https://stealthelook.com.br
Foto: Patricia Urquiola (Reprodução/Instagram)

patricia urquiola

Mesmo nova, Patricia é considerada na atualidade como "a rainha do design". Nasceu na Espanha, mas foi em Milão que conquistou espaço na arquitetura e design de interiores. Conhecida pelo seu estilo minimalista, elegante, e pelos bordados e tricôs nos interiores.

Hoje em dia, aos 58 anos, conta com 70 colaboradores no seu escritório, de 18 nacionalidades diferentes. Assim como as mulheres citadas acima, Patricia também é multidisciplinar, já que atua também como diretora de arte, curadora e designer de produto. Entre seus clientes estão: Kartell, Louis Vuitton, Flos e Cassina.

Agora indica para a gente: quais são suas designers e arquitetas mulheres favoritas?

LEIA MAIS:

8 itens que a Rihanna poderia colocar no quarto de bebê

7 itens de decoração que todo mundo deve ter na cozinha

6 objetos estilosos para ter na sua mesa de centro

Você também vai gostar