5 benefícios de se tirar uma soneca

por Giulia Coronato

Você é do time que acredita que tirar uma soneca durante o dia ajuda ou é do time que acha que um cochilo diurno só prejudica a produtividade? Se você é a favor da sesta, boas notícias: descansar por alguns minutos após o almoço ou no meio da tarde pode trazer diversos benefícios para a sua saúde e bem-estar. 

Mas, atenção: quando falamos em tirar uma soneca é realmente uma soneca, isto é, no máximo 40 minutos de sono. Passando disso, você se sentirá mais cansado e indisposto a continuar com as obrigações do dia. Agora que estamos esclarecidos, descubra todos os pontos positivos do cochilo diário. 

-              -              -              -              - https://stealthelook.com.br
Foto: Stocksy United (Reprodução/Instagram)

_melhora seu humor

Sabe quando um bebê não consegue tirar uma soneca à tarde e acaba ficando extremamente mal humorado? Por incrível que pareça, isso também vale para os adultos. Sem um cochilo durante o dia, a atenção de uma criança aos estímulos emocionais é intensificada e pode prejudicar sua capacidade de regular as emoções, e, para pessoas mais velhas, não é muito diferente. É claro que um ser humano adulto tem mais controle emocional do que bebês e crianças, mas tirar uma rápida soneca no meio do dia pode ajudar a regular a resposta emocional em diversas situações desafiadoras. 

_revigora a libido

Sim, você leu certo, sono e libido estão diretamente ligados. A oxitocina, considerado o hormônio chave da vida sexual, é produzido durante o sono. Então, se você não está dormindo tão bem e se sente constantemente cansada, isso pode influenciar na sua libido e na capacidade de ter orgasmos.

Segundo um estudo realizado na Escola de Medicina da Universidade de Michigan foi descoberto que quanto mais os indivíduos dormiam, mais interessados ​​em sexo ficavam. Um aumento de uma hora na duração do sono correspondeu a um aumento de 14% nas chances de envolvimento em atividades sexuais. 

_te relaxa (e muito)

Quando não se dorme bem ou o suficiente, é natural surgirem sintomas como estresse, mal humor, entre outros males. A falta de sono, por exemplo, está ligada a muitos transtornos de ansiedade, pois quando não temos uma boa noite de descanso, o cérebro fica acelerado, causando preocupações excessivas.

É claro que tirar uma soneca não vai curar sua ansiedade, mas descansar alguns minutos pode acalmar e relaxar o seu cérebro temporariamente para que você consiga lidar melhor com as coisas. 

_é ótimo para seu coração

Sim, tirar uma soneca é ótimo para sua saúde cardiovascular. Segundo um estudo da Clínica Cleveland, indivíduos que cochilam duas ou três vezes por semana têm uma melhora nos eventos cardiovasculares em comparação com aqueles que não cochilam nada ou aqueles que o fazem com mais frequência e durante mais tempo. 

_dá um boost na criatividade

Boa notícia para quem trabalha com criatividade: tirar uma soneca curta pode elevar a atividade no hemisfério direito do cérebro, a área que comanda a criatividade e os insights. Um cochilo de 20 a 30 minutos também promove uma maior comunicação entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro, melhorando a comunicação entre o criativo e o analítico. Além disso, de acordo com a Sleep Foundation, um descanso rápido também é capaz de elevar seu nível de energia. 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar