A maternidade na quarentena vem sendo um desafio e tanto. Dividir o dia entre home office e filhos (que assim como nós estão trancados em casa 24h por dia, com muita energia acumulada) é uma tarefa que exige paciência, calma e estratégias. Por isso, hoje convidamos a Carolina Silvano, do coletivo negro "Estaremos Lá" e mãe do pequeno Kendrick, de somente dois aninhos, para nos contar o que ela vem aprendendo durante esse período e como ela está se virando! Vem ver:
"Confesso que a maternidade na quarentena é um desafio e tanto, mas é impagável ver a evolução de gestos e falas do kendrick, acompanhar os mínimos detalhes do desenvolvimento do meu filho também está sendo incrível.
Claro que tenho saudades da minha rotina, mas perante a esse momento de caos, com a elevação dos níveis de desemprego, miséria, da fome, a perda de entes queridos e enfraquecimento da saúde mental, é necessário nos mantermos firmes e fortes, e sempre com esperança de que dias melhores virão. Passo metade do dia trabalhando e outra metade dedicando aos cuidados do Kendrick, meu pequeno arteiro de dois anos. E nesse momento, já inventei todas as brincadeiras possíveis, acredito que você que é mãe também, não é mesmo?
A maternidade é um trabalho full time, ela exige muito da gente, mas é importante não esquecer que na maternidade também temos que ser 50/50. Não se esqueça de você e do seu autocuidado, assista uma série ou uma live de assuntos que você goste, pinte as unhas, faça uma máscara facial, tente arrumar alguns minutos de silêncio e de solidão, para ficar olhando para o céu recebendo energia, tomando um Sol e recebendo vitaminas boas.
Hoje, vim compartilhar com vocês leitoras, que assim como eu, estão enfrentando a maternidade na quarentena, o que mais estou aprendendo nesse momento de pandemia com a maternidade e sua dolorosa e bonita forma de nos ensinar, a crescer, evoluir:"
1. Não se cobre nunca! Acredite, você está fazendo o seu melhor. Se cobrar e duvidar no seu papel de mãe, só vai trazer uma angústia e uma culpa desnecessária.
2. Acordar mais cedo o que eu costumava. Se acordo antes do meu filho, consigo agilizar algumas coisas, trabalhar um pouco no meu cantinho de home office e o melhor, sem perturbações!
3. Preparar e programar o dia do Kendrick na noite anterior, com brincadeiras educacionais, tem sido ótimo e um aprendizado, tanto pra mim, como pra ele!
4. Não esquecer que na maternidade também não devemos ter desequilíbrios e exageros, tem que ser 50/50. Então bora se cuidar e ter um tempo dedicado somente à você.
5. É imprescindível ter uma rede de apoio nesse momento. Seja sua família, seus amigos, seu marido ou esposa ou até um grupo de apoio de mães. Ter com quem falar e compartilhar é de extrema importância e devemos valorizar isso! Não guarde as angústias pra você.