A cena nós conhecemos bem: cabelos lindos minutos antes de ir para cama e, no dia seguinte, fios com frizz, desalinhados e fazendo jus ao temido bad hair day. Mas o motivo para tantos desafios capilares tem explicação: durante à noite o contato com o travesseiro e o hábito de virar de um lado para o outro só bagunça e quebra as madeixas.
Mas antes de declarar a guerra perdida, calma! Existem alguns truques capilares infalíveis que contornam a situação e garantem fios nutridos, hidratados e longe de arrepiadinho ao acordar. E vale de tudo, desde aplicar leave-ins antes de dormir à trocar a colcha da cama. Abaixo, essas dicas de ouro - tem até uma especial da musa Martha Graeff:
Afinal, é quase impossível passar, pelo menos, sete horas com leave-ins nos fios em qualquer outro momento do dia certo? Vale aproveitar para fazer uma umectação com óleos - infalível nas madeixas das cacheadas - ou aplicar um pouco de leave-in nos fios secos. No dia seguinte, é só lavar as madeixas normalmente, no caso da umectação, ou dar uma leve secada com o secador para remover a umidade dos cremes hidratantes.
Quer passar longe do frizz? O segredo é simples: colcha de cetim! O algodão, material usado em diversas roupas de cama, só aumenta o atrito entre os fios e o resultado são madeixas arrepiadas no dia seguinte. No cetim, isso não acontece, pelo contrário, ele ainda ajuda a deixar os fios mais definidos e alinhados.
Que tal aproveitar os seus dons capilares para fazer um penteado descomplicado antes de ir dormir? Um coque bem alto ou tranças, por exemplo, ajudam a controlar os fios bagunçados no dia seguinte e também dão movimento às madeixas. A musa Martha Graeff compartilhou o seu truque de ouro de todos os dias: "Seco o cabelo com o secador e com ele úmido - quase seco - faço dois coques nas laterais e durmo com eles. Funciona como um babyliss no dia seguinte", contou.
Você já percebeu que durante à noite os fios tendem a ficar mais oleosos? Nós vamos dormir com as madeixas perfeitas e, na manhã seguinte, elas acordam com muito óleo na raiz. Por isso, não deixe para aplicar o shampoo à seco apenas nesse momento, a dica é borrifar o produto antes mesmo da oleosidade aparecer - logo antes de dormir.
Pode bater a preguiça, mas nunca durma com os fios molhados. O cabelo úmido é muito mais sensível e quebra com mais facilidade. Ou seja, se lavar as madeixas à noite, aplique um bom leave-in para proteger do calor do secador e seque bem - sem corpo mole, hein?