Debora Spanhol é fotografa de moda, além de uma mulher super cool para se seguir no Instagram. E como uma boa profissional, Deb sabe bem como tirar fotos sozinha - dos outros e de si mesma. E vamos combinar, em tempos de distanciamento social, saber tirar suas próprias fotos sozinha é essencial, né? Seja para diversão ou trabalho.
Por isso acionamos Deb e pedimos para ela dar 5 dicas práticas de como tirar e editar fotos sozinha e conseguir resultados incríveis. Ela gravou um vídeo para o nosso IGTV, que você pode assistir no final desse post, mas já adiantamos todas as dicas aqui mesmo. Acredite, esses truques podem te salvar:
1. Encontre uma cena
Lógico, nem todo mundo tem uma casa de Pinterest, mas é possível adaptar um ambiente e transformá-lo no cenário ideal. Você vai provavelmente precisar arrasar alguns móveis, adicionar alguns itens de decoração e colocar a criatividade em prática - mas é super possível de fazer!
2. Procure uma boa luz
Luz natural é o ideal para uma boa foto. Deb dá a dica de testar a luz de alguma janela da sua casa, aquele solzinho que bate na cama e lugares estratégicos que você saiba que tenha uma luz natural boa.
Se a luz estiver batendo em um lugar que não dê para tirar foto, a dica é rebater a luz com um espelho em um outro lugar que você consiga fotografar.
Para um efeito meio cool, vale usar o flash do celular ou da camêra, direcionando para a pessoa ou objeto que você quer fotografar!
3. Use um tripé e o timer da câmera
Às vezes pedir para uma outra pessoa tirar uma foto nossa dá mais trabalho ainda, a expectativa versus realidade pode ser decepcionante. Por isso a dica da Deb é você se virar sozinha, e para isso você vai precisar acionar o timer da câmera/celular e de um tripé.
Se você não quiser usar o timer, uma opção é organizar o tripé no ângulo que você quer e pedir para uma outra pessoa apenas tirar a foto apertando o botão.
4. Não use filtro
Textura, granulado e filtros vintage estão ultrapassados e só é muito legal se for efeito de uma câmera analógica. A tendência agora é postar as fotos cruas, do jeito que você tirou, sem mexer muito na estética!
5. Fotografe com uma câmera analógica
Deb aconselha muito que você tenha essa experiência. Câmeras analógicas são muito fáceis de usar e hoje em dia não são caras! Acredite, toda a ansiedade de tirar as fotos, esperar o filme acabar e mandar revelar vale muito a pena e dão outro significado às fotos - além de ter uma estética super cool.