5 dicas para cuidar das suas peças de couro e garantir que elas durem muito
Sim, você precisa cuidar das suas peças de couro. Afinal, esses itens não são baratos e para que elas realmente façam jus à fama de "roupas e acessórios que duram para a vida toda", é preciso seguir alguns cuidados básicos, como, por exemplo, mantê-las hidratadas e não guardá-las em sacos de plástico - pasme, você sabia disso?
E para te ajudar nesse processo de pequenos cuidados diários, separamos cinco dicas fáceis para você manter suas peças de couro em um ótimo estado e, dessa forma, usá-las por muitos e muitos anos, passando até para a sua próxima geração. Demais isso, né? Por isso, já salve esse post para te ajudar e aproveite para enviá-lo para uma amiga que acabou de comprar o casaco ou bolsa dos sonhos em couro.
1. cuidado com o armazenamento da peça
Essa dica é primordial: nunca guarde-as dobradas, pois isso pode criar pequenos vincos que são difíceis de serem retirados, necessitando até mesmo um cuidado profissional. Então qual é a melhor forma de guardar as peças de couro? Simples: penduradas e de preferência em cabides de plástico ou madeira mais largos, para evitar deformidades ao longo do tempo.
Além disso, não armazene-as em sacos de plástico, pois a falta de ar ou ventilação pode mofar a peça e até mesmo afetar a cor natural. Por isso, nesse caso, prefira as capas de TNT ou algodão! Ao colocá-las no seu armário, sempre deixe um espaço entre elas e certifique-se de que estejam longe da luz e de lugares muito quentes, já que tudo isso também pode fazer com que o material resseque mais rapidamente.
2. mantenha-as hidratadas
Assim como você precisa de hidratantes para o rosto, as suas peças de couro também precisam. Para mantê-las bem hidratadas é super fácil. Opte por um óleo de amêndoas ou hidratante corporal sem corante e aplique em pontos estratégicos da sua roupa, sapato ou bolsa. Para espalhar, utilize um pano seco e bem macio e faça movimentos suaves. Depois, é só deixar secar em um local bem arejado - e lembre-se: longe da exposição ao sol.
E cara leitora: de forma alguma utilize produtos químicos como álcool ou alvejantes que sejam destinados à limpeza doméstica, ok?
3. cuide do formato delas
Algumas bolsas e sapatos podem perder o formato original se você guardá-los de "qualquer jeito" no armário, e apostamos que você não quer isso, certo? Por isso, é importante adotar alguns cuidados, como não colocar peso sobre eles, nem amassá-los para que caibam no armário. A melhor opção para as bolsas é deixá-las sob nichos ou prateleiras e com saquinhos de algodão por dentro, garantindo que elas fiquem no shape ideal por um bom tempo.
Já para os calçados, especialmente os de cano longo, é indicado guardá-los dentro da caixa original ou em sacos de TNT, longe da umidade. Se quiser, utilize aqueles "espaguetes" de piscina para que o sapato permaneça bem cuidado e com o cano intacto.
4. deixe-as respirar de vez em quando
O indicado é que uma vez a cada três meses você tire suas peças de couro dos sacos e caixas e deixá-las respirando uma tarde inteira. Afinal, é legal lembrar que o couro é um material que "respira", por isso, para evitar mofos e bolores, separe um tempinho da sua agenda para colocar todos os itens para fora e depois, é claro, guardá-los com cuidado.
5. evite a transferência de cores
Acredite se quiser, mas o couro pode transferir cores! Por isso, se você não pretende deixar que sua bolsa rosa ganhe um toque azul, o ideal é guardá-las com uma certa distância uma da outra, especialmente se você ainda não investiu nos sacos de TNT ou algodão. Ah, e isso vale para todos os itens, desde casacos até sapatos também.
lembretes extras:
Se acontecer algo com a sua peça onde ela provavelmente vá precisar de uma limpeza mais profunda do que um paninho úmido, é importante ressaltar para você não tentar resolver sozinha, cara leitora. Nossa sugestão é que você leve-a para um profissional, assim, o risco da sua jaqueta favorita estragar é muito menor e, além de tudo, ela volta hidratada e macia.
Ah, e quando dizemos "resolver sozinha", queremos dizer: não coloque o item na máquina de lavar, não tente usar o ferro sem seguir as indicações da etiqueta, se tiver alguma, é claro, e, por fim, se pegar chuva, não guarde o item molhado. Deixe-o secar e, só então, pode voltar para o lugar.
viu como é fácil?
Pode parecer um "bicho de sete cabeças" cuidar das suas peças, porém, as dicas são simples e basta um pouquinho de atenção para mantê-las bonitas e usáveis por anos a fio. Agora conte para nós se você já sabia ou seguia algumas dessas dicas e aproveite para espiar esses itens em couro que separamos para você logo abaixo: