5 dicas que ajudam a tratar uma intoxicação alimentar

por The Look Stealers

Só quem já passou por uma intoxicação alimentar sabe o quão desconfortável e ruim é. A intoxicação do nosso sistema digestivo acontece devido a ingestão de alimentos ou bebidas contaminados com microrganismos, como bactérias, fungos ou vírus. A contaminação pode acontecer tanto no preparo do alimento como no armazenamento, e na maioria das vezes, os sintomas aparecem após um ou dois dias da ingestão. Não tem tanto segredo na hora de tratar uma intoxicação alimentar, mas existem alguns truques que podem fazer você se sentir melhor durante esse período. 

Por isso, para te ajudar a passar por uma intoxicação alimentar sem muito estresse, selecionamos 5 dicas infalíveis e fáceis para tratá-la - mas lembrando que a busca por um médico profissional é totalmente indispensável, ok?

It girls - chá de camomila com limão - tratar uma intoxicação alimentar - Primavera - Em casa - https://stealthelook.com.br

repousar

O primeiro, e provavelmente o mais importante passo, para te ajudar a tratar uma intoxicação alimentar é o repouso. Repousar é fundamental para não piorar um estado de intoxicação, pois nosso organismo precisa poupar muita energia, graças à perda de líquidos e nutrientes causadas pela diarréia e pelo vômito constante, ajudando também a prevenir uma possível desidratação.

beber muito líquido

Como falamos no tópico acima, prevenir a desidratação do corpo é fundamental quando estamos passando por uma intoxicação alimentar. Logo, o consumo de muitos líquidos durante é super importante pois evita a desidratação, repõe os líquidos perdidos e faz com que a a recuperação aconteça de forma mais rápida. Então, é importante que durante o dia seja ingerida muita água, chás, suco de frutas naturais, água de coco, soros ou até bebidas isotônicas. O boost na hidratação é mais do que necessário! 

ter uma alimentação leve

Durante o período da doença, todo o nosso sistema digestivo está sobrecarregado e estressado, logo, manter sua alimentação leve é super importante para ajudar a tratar uma intoxicação alimentar. Algumas boas opções são: sopas e canjas, purê de batata, creme de legumes, peixes ou outras carnes magras. Frutas, como maça, banana e pêra, também são alimentos super recomendados.. 

Além disso, é importante evitar alimentos processados, gordurosos e condimentados, preferindo as frutas, legumes, verduras, carnes magras e sempre optando por coisas que sejam preparadas em casa. Geralmente, uma intoxicação alimentar demora cerca de 2 a 3 dias para passar por completo, apenas com estas medidas, não sendo necessário tomar nenhum remédio específico. Mas, caso os sintomas persistam ou piorem, é importante consultar o médico.

os chás são seus aliados

Os chás são um grande aliado do tratamento contra uma intoxicação alimentar, isso porque eles unem tudo aquilo que precisamos para melhorar. Eles são ótimos para a ingestão de líquidos, acalmam o estômago e possuem diversas propriedades curativas. O chá pode ser adoçado com açucar ou mel, mas evite infusões com cafeína, pois ela tende a irritar mais ainda o sistema digestivo, então, passe longe do chá matte, preto e do chá verde. 

tomar carvão vegetal

Caso os passos anteriores não forem o suficiente para tratar uma intoxicação a alimentar, uma ótima dica é tomar carvão vegetal - o certo para consumo, claro. O carvão vegetal é um remédio para eliminar as toxinas presentes no organismo, diminuindo os sintomas de intoxicação. Além disso, o carvão também ajuda a reduzir os gases intestinais. Para que ele tenha efeito na intoxicação alimentar, é recomendado que seja tomada 1 cápsula de carvão vegetal por 2 dias!

Deixe um Comentário
Você também vai gostar