Nesse Dia do Orgasmo nós convidamos a comunicóloga e ativista, Juliana Santana para falar um pouco sobre libido e sexualidade, e como explorar cada um deles:
"Falar de sexualidade atualmente é mais liberal e democrático do que era há poucos anos, mas mesmo com todo avanço, ainda existe muito a ser explorado e conversado em torno do tema. Dia 31 de Julho é celebrado o Dia Mundial do Orgasmo, e apesar da maioria da população ter o conhecido do lado bom do orgasmo, muita coisa vem antes desse processo e muita coisa precisa ser esclarecida. Sim, gozar é um processo, onde a principal engrenagem é o desejo, afinal, não tem como alcançar o clímax sem querer, né? Então, o primeiro passo para "chegar lá" é claro, aumentar a libido.
A libido é nada mais, nada menos, que nosso desejo sexual. Como parte importante da nossa sexualidade e saúde, vale sempre entender se sua libido está como você gostaria que estivesse, e se não, qual é o motivo aparente para isso? Separamos aqui algumas dicas para te ajudar a entender isso:"
se conheça
J.S.: "Existem inúmeras causas para ter baixa libido, desde mudanças hormonais até medicamentos, como antidepressivos e anticoncepcionais. Outra coisa que deve se levar em consideração é a sua saúde mental, impossível ter desejo sexual quando não estamos bem conectadas com a nossa mente, né? Por isso, autoconhecimento é crucial no passo a passo de como aumentar a libido, por isso tire um tempo para entender seu corpo e suas vontades."
explore coisas novas
J.S.: "Nossa rotina pode ser um pouco desgastante e até nos deixar pra baixo, então que tal experimentar coisas novas e sair da zona de conforto? Compre um brinquedo sexual novo, invista naquele lubrificante diferentex, ou até mesmo busque novos ares, um novo lugar pra despertar seu interesse. Pode acreditar, sair da rotina é uma forma infalível de aumentar a libido e explorar o que você gosta ou não."
estimule sua mente e corpo
J.S.: "A verdade é que não existe um botãozinho mágico que a gente aperte toda vez que queremos transar ou nos masturbar. A libido existe em duas partes, a mental e a física. Essas duas partes nem sempre andam juntas. Às vezes seu corpo sente excitação mas sua mente não, ou você sente muito desejo mas o físico, não. Ler aquele conto erótico ou até mesmo ouvir, pode ser uma boa alternativa."
não se compare com outras pessoas
J.S.: "A libido é algo muito individual e vai de pessoa pra pessoa, por isso não podemos dizer que existe uma libido “normal”. É mais comum as pessoas NÃO sentirem desejos espontâneos constantes do que ao contrário. Ah! E é totalmente normal que você e a pessoa parceira não tenham uma sincronia total no desejo sexual. Não é porque vocês não transam toda vez que o desejo um pelo outro não existe."
mantenha uma alimentação e uma rotina saudável
J.S.: "Sexualidade e saúde andam lado a lado. Quando seu corpo está funcionando bem, consequentemente sua libido funciona melhor. Existem alguns alimentos específicos que também ajudam na estimulação da libido, como a maca peruana, que é natural e possui ativos importantes para aumentar o desejo sexual. Lembrando que mesmo sendo natural, vale consultar um médico antes de começar a consumir."