5 livros para iniciantes que fizeram eu me apaixonar pelo hábito da leitura
Você é do tipo de pessoa que quer começar a ter o hábito de leitura, mas não sabe como dar o ponta pé inicial ou, simplesmente, não consegue? Se quaisquer um desses for seu caso, eu posso te ajudar! Os livros para iniciantes são aquelas leituras que te envolvem e que se tornam super fáceis, sabe? São ideais para todos os tipos de pessoas, desde quem está começando neste universo, até às experts.
Os livros para iniciantes podem ser de todos os gêneros, ou seja, independente do seu estilo de leitura, você vai conseguir achar algum que te agrade, assim, é possível se tornar uma leitora assídua em pouco tempo. Por isso, nos unimos com Estante Virtual - o maior acervo de sebos e livros do Brasil - para te mostrar minhas 5 indicações que vão te ajudar a entrar para o maravilhoso mundo dos leitores. Confira:
Crônica é o formato que mais consigo engatar leituras rápidas, então amei “Crônicas para ler em qualquer lugar”. Saudade, separação, e-mails para pessoas queridas, a chegada de uma criança, envelhecimento, redes sociais e temas gerais do dia a dia são abordados de forma leve, irônica e inteligente por Xico Sá, Gregorio Duvivier e Maria Ribeiro. Além dos textos que prendem, o livro ainda é leve e ótimo para levar na bolsa e devorar naqueles momentos de filas intermináveis, por exemplo.
Clássicos são clássicos por um motivo e Agatha Christie não poderia ficar de fora dessa lista. O romance policial foi publicado pela primeira vez em 1934 e conta a história de um misterioso assassinato no Expresso do Oriente, que passa a ser investigado pelo detetive Hercule Poirot, protagonista da obra. Juro, leitura obrigatória pelo menos uma vez na vida!
Romance divertido e que se passa em Nova York. Ou seja, tudo o que amamos! Brincadeiras à parte, “Meu ano de descanso e relaxamento” narra a vida de uma jovem cool da cidade que acaba de receber uma herança polpuda, mas traz um enorme vazio existencial. A solução? Embarcar em um experimento psicológico de hibernação. Vale dar uma chance e ler aos poucos para descobrir o final dessa história e, de quebra, estabelecer uma rotina com as páginas.
Sim, temos Maria Ribeiro de Novo. Sim, temos mais textos pessoais em formatos de cartas pessoais, mensagens de textos e em redes sociais para amigos, familiares, ex-namorados, ex-maridos, conhecidos e ídolos da escritora. Sou uma fã do gênero literário de verdade e acredito que é uma ótima forma de engatar na leitura.
Para quem gosta de poesia, “A bruxa não vai para a fogueira neste livro” é uma ótima opção. Nas páginas, Amanda Lovelace discorre sobre feminismo e machismo, e resgata a imagem ancestral feminina de forma contemporânea e inteligente. Uma leitura lenta, mas que instiga chegar até o final.
Se você gostou das minhas indicações, já corre para o site de Estante Virtual para garantir os melhores livros para iniciantes!