5 marcas de moda do Rio Grande do Norte que você deveria conhecer
O mercado da moda nacional tem sido palco para o lançamento de grandes nomes na indústria. E, apesar de boa parte dos holofotes estarem concentrados nos eixos mais ‘tradicionais’ - principalmente Sul/Sudeste -, a região Nordeste é historicamente um grande polo fashion que também merece muito reconhecimento. É importante ressaltar que muito mais do que produzir roupas e acessórios, os criadores de moda nordestinos resgatam suas raízes ancestrais, trazendo à tona cultura, regionalidade e representatividade. Hoje, em especial, vamos conhecer marcas de moda do Rio Grande do Norte, que, através de sua arte, mesclam modernidade e história.
Diferente do que muitos imaginam, os talentos do Nordeste do Brasil não produzem somente peças artesanais, muito pelo contrário. Ao aprofundarmos nossos olhares sobre essas etiquetas, encontramos referências atuais e influências de estéticas, como o streetwear, além de peças com muita informação de moda e estilo. É exatamente isso que essas marcas de moda do Rio Grande do Norte nos apresentam. Inclusive, um desses nomes faz parte do projeto Nordestesse, que, como bem sabemos, é um grande apoiador e disseminador da moda brasileira e nordestina. Então, fique conosco até o final, nós prometemos que você não irá se arrepender!
depedro
A Depedro, integrante do projeto Nordestesse, surgiu de forma despretensiosa a partir de uma vontade de criar uma moda plural e diversa, que, apesar de ser direcionada para o público masculino, veste todos os gêneros. Criada em 2017 por Marcus Figueirêdo, diretor criativo da marca, a marca tem, desde seu início, como uma de suas maiores preocupações gerar impacto social e empoderar os artesãos que produzem suas peças.
Outro ponto muito importante para a Depedro - e para o próprio Marcus - é a valorização da arte dos artesãos do Seridó, que, de forma respeitosa e com matéria prima sustentável, buscam resgatar as raízes do sertão. Marcus nos conta um pouco mais sobre:
Quais foram as suas principais inspirações para criar a Depedro?
M.F.: As minhas principais inspirações para criar a marca foram minha mãe e minhas avós, uma delas era costureira e a outra bordava, então fui criado nesse universo.
Como a Depedro, como uma marca de moda do Rio Grande do Norte, enxerga e agrega o resgate das raízes e a valorização da cultura em sua identidade?
M.F.: A Depedro se vê realmente como uma marca que fomenta essa valorização da cultura nordestina e sertaneja, resgatando a artesania e as vivências do nosso povo.
o Nordestesse veio, realmente, para amplificar nossas vozes.
O projeto Nordestesse surgiu como um catalisador de talentos nordestinos. Onde a Depedro se via antes dele, como se vê hoje e o que espera para o futuro?
M.F.: O Nordestesse veio, realmente, para amplificar nossas vozes e mostrar ao Brasil e ao mundo, os nossos potenciais culturais na moda. Esperamos conseguir nos fortalecer como comunidade e seguir adiante com o propósito de potencializar as marcas, criadores e resgatar as técnicas dos artesãos nordestinos.
jardim de ideia
A marca potiguar Jardim de Ideia nasceu na capital Natal a partir de um projeto de pesquisa, realizado por Andrea Lima, idealizadora e mente criativa à frente da etiqueta. Na época, Andrea cursava engenharia têxtil na Universidade Federal do RN e já sonhava em trabalhar com moda.
Depois de concluir alguns cursos e ter atuado na área, o desejo de “celebrar a figura feminina, suas histórias e seu protagonismo” se concretizou de fato com a fundação do Jardim de Ideia. Andrea destaca: "Criamos peças atemporais, dentro de uma cadeia sustentável, responsável e ética”. O nome da marca tem um significado especial, tendo tudo a ver com o local em que foi concebido, o jardim da casa da própria Andrea, que nos conta mais:
tecemos em cada ponto de nossas criações, nosso jeito de ser, de sentir e de viver, um mix de sonhos, romantismo e atitude!
A moda nacional, em especial a nordestina, tem como algumas de suas características mais importantes a valorização da cultura e o resgate das raízes. Como o Jardim de Ideia, como uma marca de moda do Rio Grande do Norte, enxerga e agrega isso em sua identidade?
A.L.: O Jardim tece em sua identidade, principalmente, uma conotação romântica e lúdica, sendo às vezes influenciado pelos elementos simbólicos da cultura nordestina. Dos antepassados e signos que compõem nossa história, podemos citar como relevantes nas nossas criações: as festas juninas com suas roupas coloridas e estampadas, a eterna brisa da praia e o vestuário de Maria Bonita, com sapatilhas delicadas e de ponta arredondada, saias amplas e marcadas na cintura. Tecemos em cada ponto de nossas criações, nosso jeito de ser, de sentir e de viver, um mix de sonhos, romantismo e atitude!
morena canela
Fundada em 2009 pela designer e diretora criativa Clau Rocha e pelo administrador Felipe Pinheiro, a Morena Canela é uma marca de joias de design autoral, com visual único e cheio de resgate às raízes. A partir de um processo criativo conjunto, o casal idealiza suas coleções exclusivas super modernas, cheias de vida e significado, desenvolvendo produtos com tecnologia de ponta e muita qualidade.
No institucional de seu site, a marca ressalta que “boa parte de nosso processo é feito à mão por nossas artesãs, imprimindo identidade e unicidade a cada peça”, tudo isso utilizando as melhores matérias-primas, além da preocupação socioambiental através do tratamento de seus efluentes. Conversamos um pouco com Clau Rocha, que nos conta mais sobre a história de Morena Canela:
falar sobre as minhas raízes, meu povo, nossa cultura é algo que realmente me deixa feliz.
Quando surgiu o desejo de criar uma marca de moda, quais foram suas inspirações?
C.R.: Eu sempre gostei de moda e meu sonho era o de produzir roupas, mas os acessórios foram ganhando espaço na minha vida e quando percebi já era uma marca. Minha principal inspiração foi o desejo de inovar e de ter algo que transformasse meus dias e me motivasse a criar sem barreiras.
O resgate das raízes e valorização da nossa cultura são elementos muito importantes para a moda nacional. Como vocês, como uma marca de moda do Rio Grande do Norte, enxergam e agregam isso em sua identidade?
C.R.: Eu sou nordestina, sertaneja, com muito orgulho. Ao longo da minha trajetória como marca já produzimos três coleções inspiradas no sertão: O sol do meu sertão, O sertão vai virar mar e Meu Sertão! Falar sobre as minhas raízes, meu povo, nossa cultura é algo que realmente me deixa feliz. O Nordeste é fonte de inspiração constante. Poderia criar outras mil coleções que ainda haveriam símbolos, histórias e contextos para explorar.
nathi faria brand
Mais uma das marcas de moda do Rio Grande do Norte que você precisa conhecer: a Nathi Faria Brand. Criada em 2016 e pensada nos mínimos detalhes por Nathi Faria, a marca é a realização de um sonho para a potiguar. Nathi, que é formada em marketing e já atuou como fashion stylist em uma grande emissora nacional, está à frente da direção criativa de sua etiqueta.
Um dos principais objetivos é a busca por “valorizar o trabalho artesanal e toda cadeia produtiva da nossa região”, além de sempre evidenciar em suas coleções a identidade e essência da marca, apresentando uma moda urbana e cheia de personalidade. Podemos dizer que, desde seu lançamento, a marca tem sido um grande sucesso, apresentando peças para mulheres independentes e de espírito jovem que buscam versatilidade, conquistando grandes nomes da TV brasileira, como Ticiane Pinheiro e Luciana Gimenez.
sem etiqueta
Como a própria marca define, os três principais pilares da Sem Etiqueta são “a defesa de pautas progressistas, como o combate ao machismo, à homofobia e ao racismo, entre outras; referências a personalidades consagradas da música, literatura e política; e o resgate de elementos do cotidiano natalense”. Fundada em 2015 por Raoni Fernandes, a marca de camisetas 100% potiguar trabalha com estampas descoladas e frases que retratam o jeito de falar e os jargões da região.
Um elemento bacana de ressaltar é a perspectiva de vendas da marca. Além dos métodos online mais tradicionais como site, WhatsApp e Instagram, a visão inovadora e divertida de Raoni lançou um serviço de venda itinerante, a kombi store. Podemos dizer que a Sem Etiqueta é uma das marcas de moda do Rio Grande do Norte mais cool dessa lista, tudo isso ressaltando o orgulho de ser natalense.
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