5 motivos pelos quais você deve investir em uma luminária de piso

por The Look Stealers

O processo de decorar a casa é único. No caminho, percebemos que às vezes, um simples objeto é capaz de elevar a decoração de um cômodo, como é o caso da luminária de piso. Também chamadas de colunas, elas estão ganhando cada vez mais espaço na decoração com seus formatos diversos e inovadores.

Para te provar que a luminária de piso é um item essencial na sua decoração, a megastore Yamamura, especialista em iluminação, listou 5 motivos pelos quais você deve investir nesse produto. Preparada para deixar a sua casa com ainda mais personalidade?

Sala de estar com decoração moderna e elementos retrô: sofá de couro marrom, cadeira de vime, luminária de arco, tapete estilizado, plantas e quadros com arte abstrata nas paredes brancas. O ambiente é iluminado por claraboias. luminária de piso
Foto: Kate (Reprodução/ Pinterest)


ela é capaz de decorar o ambiente

Hoje encontramos diversos designs e formatos da luminária de piso, assim, você ela não serve apenas como ponto de luz, sendo capaz também de compor o ambiente. E isso acontece de uma forma super prática, afinal, não é necessário quebrar paredes para ter o item que proporciona elegância.

Imagem de duas pessoas em um ambiente minimalista. O homem usa roupas casuais escuras, com moletom e calça preta, e tênis. A mulher veste um vestido longo branco com alças, estilo boho. luminária de piso
Foto: Bigh Tech (Reprodução/ Pinterest)

pode ser usada em vários cômodos da casa

Antes, as luminárias de piso eram mais restritas a certos ambientes, mas hoje elas se adaptam a praticamente todos os cômodos da casa. Consideradas uma fonte de iluminação auxiliar, as luminárias sem cúpula, que geralmente emitem luz direta, são perfeitas para reforçar a iluminação em áreas de estudo, leitura ou trabalho, além de servirem como excelentes complementos ao lado de sofás ou poltronas em áreas sociais.

Já os modelos com cúpula proporcionam uma iluminação indireta e suave, ideal para momentos de relaxamento ou meditação. São ótimas opções para posicionar ao lado da cama, do sofá ou de uma poltrona confortável quando o objetivo é descansar, criando uma atmosfera acolhedora e suave, realçada pelas tramas das cúpulas.

Você também pode brincar e utilizar a luminária de piso no hall de entrada ou na sala de TV, tornando-a um dos destaques do ambiente. Por fim, quem deseja valorizar aquele cantinho esquecido da casa, independentemente do cômodo, pode optar por um modelo mais arrojado, trazendo estilo e personalidade ao espaço.

Sala de estar minimalista com poltrona branca, abajur de pé com haste ondulada dourada e cúpula em tecido bege. Mesa lateral moderna com decoração em tons neutros e design escandinavo. luminária de piso
Foto: Paola & Joy (Reprodução/ Pinterest)

possui diversidade de modelos

A luminária de piso pode ser feita em diversos materiais como metal, madeira, vidro, mármore, polietileno, acrílico, alumínio, tecidos e até cimento. Isso te permite escolher a que combina mais com o seu estilo e com a decoração da casa.

Foto: Article (Reprodução/ Instagram)

é capaz de deixar o ambiente mais aconchegante

As luminárias de piso, por si só, têm o poder de tornar qualquer ambiente mais aconchegante. No entanto, ao optar por materiais naturais, como madeira, cerâmica, fibras, palhinha e tecidos, você eleva ainda mais a delicadeza do espaço. Esses materiais estão em alta e são especialmente indicados para casas de campo ou praia, pois trazem uma atmosfera que harmoniza perfeitamente com os estilos biofílico e navy.

Sala de estar moderna com sofá de veludo rosa, poltronas com padrões geométricos contemporâneos e mesa de centro de madeira. Parede com quadros abstratos vibrantes. Decoração integra tendências de design escandinavo e mid-century, luminária de piso
Foto: Architectural Digest (Reprodução/ Instagram)

é fácil de combinar

Por fim, existem diversas maneiras de integrar a luminária de piso ao restante da decoração. Ela pode harmonizar com outros elementos do ambiente, como móveis, tapetes ou paredes, criando uma composição coesa. Outra opção é fazer da luminária o ponto focal, escolhendo um modelo colorido para se destacar em um espaço de tons mais neutros. O inverso também funciona bem – uma parede colorida com uma luminária de piso mais neutra. O importante é brincar e representar a sua personalidade!

Você também vai gostar