5 passos para você fazer as pazes com o passado

por Aline Santos

Preciso começar esse texto dizendo que, eu não sou nem de perto uma pessoa rancorosa. Inclusive, eu sempre perdoo tudo e nunca jogo na cara de alguém que me fez algo, mas esquecer já é uma coisa bem diferente e é sobre fazer as pazes com o passado que eu quero falar.

Por muitos anos carreguei mágoas do passado dentro do meu coração e da minha cabeça e, por mais que eu tivesse perdoado certa situação, aquilo vivia me assombrando. Porém, eu nunca mexi um pauzinho sequer para mudar isso ou tentar resolver de uma vez por todas. Por exemplo, na época de escola eu sempre fui muito zombada pelos os meus "colegas" e o que eu fiz quanto a isso? Perdoei, mas os xingamentos e lembranças dos episódios humilhantes até a oitava série, digamos assim, continuam me visitando quando estou com a auto estima baixa - e sim, isso acontece com frequência. Talvez, se na época eu já tivesse colocado um ponto final e me imposto na situação, isso não seria até hoje um problema. Um problema que, interferiu até na minha forma de me relacionar com as pessoas. É como se eu tivesse aceitado aquele bullying por todos esses anos e acreditado que no fundo, esses adolescentes tinham razão sobre mim. Mas não! Isso me custou caro tanto física quanto mentalmente. Depois que cresci, encontrei algumas dessas pessoas em redes sociais e até pessoalmente e sabe qual foi a minha reação? Como se nada e absolutamente nada tivesse acontecido no passado. OK, vocês podem até pensar que "são coisas de crianças", mas sei muito bem a intenção de cada um deles não mudou muita coisa e sei que eles não queriam ser meus amigos de verdade agora. É aquela velha história de interesse porque agora, talvez você tenha algo para oferecer. Mas, mesmo assim segui todos de volta e tentei NOVAMENTE me encaixar naquele grupo de amigos que, nunca foram amigos.

- fazer as pazes com o passado -     -     -     - https://stealthelook.com.br


Ser uma adulta que se importa até demais com a aprovação de terceiros para tudo, não é algo saudável para se pensar. E foi aí que me peguei pensando se de fato eu queria ter eles na minha vida social ou se eu só estava tentando mostrar o quanto eu sempre fui legal e merece aquela chance desde a época da escola. Eu nunca fiz terapia, mas uma hora você só quer dar um basta no que você acha as outras pessoas estão pensando e começa a pensar mais em você e querer finalmente fazer as pazes com o passado. E foi exatamente o que comecei a fazer. O unfollow nas redes sociais foi disparado e eu não precisava mais ver fotos deles e toda vez lembrar de alguma coisa ruim do passado. Isso foi tão libertador!

Só quem já sofreu bullying por anos na escola sabe o que é crescer e querer mostrar para os seus "ex-colegas" que você é inteligente, interessante e está dando certo na vida - seja lá o que isso quer dizer. Mas, as dicas que vou dar não é sobre guardar mágoas por anos ou brigar com pessoas que tenham até quem sabe, mudado a forma de agir e pensar.

O que passou não volta mais

A primeira e mais essencial de todas as dicas para fazer as pazes com o passado é não ficar se remoendo pelo o que passou. Eu sei, é difícil mas saiba que o que passou não volta e bola pra frente.

Não fique bisbilhotando o perfil alheio

Se alguém algum dia te magoou e não mostrou arrependimento algum e nunca se desculpou, não é tarefa sua querer se aproximar para ser uma pessoa legal. E não, você não precisa sentir raiva dela, mas vida que segue e cada um na sua. Em outras palavras, pense em você e na sua saúde mental e não fique bisbilhotando o perfil alheio. Se aquela pessoa só te traz lembranças ruins, porque você vai querer ficar olhando tudo o que ela posta? 

Saiba que culpar outra pessoa não vai aliviar a sua dor

É importante sempre lembrar que cada um tem a sua lembrança pessoal sobre o passado e que muitas das vezes, ela pode ter outra versão. Talvez, ela nem se lembre do que rolou e se algum dia ela intencionalmente ou não, te magoou. Por isso, ficar associando uma pessoa a um evento do passado, só vai te trazer de volta dores que não valem a pena. E saiba que culpar outra pessoa não vai aliviar a sua dor.

Entender que isso não te representa ou te define

E  lembre-se que esse peso está somente sob você, ou seja, está fazendo mal somente para adivinhe... você! É preciso estar pronta para deixar para trás o que já passou e entender que isso não te representa ou te define. Então porque se preocupar com algo que não vai mais fazer diferença no presente ou futuro? Com certeza você levará uma vida bem mais leve.

O seu passado te trouxe até aqui e com ou sem problemas, te ensinou alguma lição importante

Por último, saiba que o seu passado te trouxe até aqui e com ou sem problemas, te ensinou alguma lição importante. Você amadureceu e aprendeu com o que passou e com certeza tem que se orgulhar disso, afinal, é parte da sua história.

Fazer as pazes com o passado dói e leva tempo, mas saiba que esse é um processo necessário para o seu eu do futuro. Desabafe com uma amiga, escreva em um diário ou fale com algum profissional, mas não carregue uma lembrança ruim junto de você.

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar