O Natal que nos perdoe, mas a data comemorativa com a melhor culinária é, sem dúvida, a Festa Junina. As receitas de Festa Junina são indiscutivelmente maravilhosas e conquistam todo mundo, sejam os doces, salgados ou os drinks alcoólicos quentinhos e cheios de sabor.
As comidas são um dos principais pilares da festa de São João, e não tem quem não se apaixone por uma canjica, uma paçoquinha ou um bom quentão. Se você também é uma grande fã da comemoração e quer passar o mês inteiro 'dentro' de uma Festa Junina, nós viemos te ajudar nessa missão. Hoje vamos te apresentar algumas receitas típicas, que você pode fazer na sua casa e trazer o espírito junino de uma vez por todas. Confira:
quentão
- 1 garrafa de cachaça;
- 600ml de água;
- 500g de açúcar;
- casca de 2 laranjas;
- casca de 1 limão;
- 50g de gengibre picado;
- cravo-da-índia a gosto;
- canela em pau a gosto;
- 1 maçã picada.
O quentão é uma das receitas de Festa Junina mais amadas e clássicas que existem, e a boa notícia é que a bebida é super fácil de ser preparada. Comece colocando em uma panela grande, o açúcar, as cascas de laranja e limão, o gengibre, o cravo-da-índia e a canela. Assim que o açúcar começar a derreter e caramelizar, adicione a cachaça e a água, e deixe cozinhar por 25 minutos em fogo médio. Em seguida, filtre e adicione a maçã picada, mantendo no fogo baixo para a bebida se manter aquecida e ainda mais gostosa!
canjica
- 500g de canjica branca;
- água;
- 2 litros de leite integral;
- 1 lata de leite condensado;
- 4 colheres de sopa de açúcar;
- canela em pó a gosto.
Apesar de parecer complexa, a canjica - outro clássico das festas de São João - é super simples de ser preparada. Comece deixando os grãos de molho por aproximadamente 4h, em seguida, escorra a água e coloque-os em uma panela de pressão. Cubra a canjica completamente com água e deixe cozinhar por vinte minutos. Em outra panela, adicione o leite, o leite condensado e o açúcar, mexendo até a fervura. Por último, adicione a canjica cozida e deixe no fogo por mais 30 minutos, sempre mexendo. Sirva em potes individuais, com canela polvilhada por cima.
pé de moça
- 500g de amendoim torrado;
- 2 xícaras de açúcar refinado;
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal;
- 1 lata de leite condensado.
O pé de moça é outra das receitas de Festa junina que você faz rapidinho e instantaneamente traz todo o ar das comemorações do mês de junho. Comece colocando em uma panela, o amendoim, o açúcar e a manteiga, mexendo com uma colher de pau ,sem parar. Quando chegar no ponto de caramelo, jogue o leite condensado e mexa rapidamente até desgrudar do fundo da panela, despeje em uma forma untada com manteiga e leve à geladeira por pelo menos 2h. Corte em quadradinhos e passe no açúcar para servir.
milho na manteiga
- 4 espigas de milho;
- água;
- manteiga com sal;
- sal e pimenta do reino a gosto.
Comece lavando bem os milhos e tirando todos os fiapos possíveis. Em seguida, coloque-os em uma panela de pressão, cobrindo todos com água, deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos em fogo médio. E está pronto! Você pode passar a manteiga, o sal e a pimenta do reino na espiga e comer assim mesmo, ou pode debulhar em um bowl e temperar, o que você achar melhor.
pinhão cozido
- 1kg de pinhão;
- 1 litro de água;
- sal a gosto.
O pinhão é a cara das Festas Juninas e é só começar a chegar o frio, que a semente já começa a aparecer nos mercados. Para preparar em casa, lave bem os pinhões e leve-os à panela de pressão com água e sal, cozinhe por 40 minutos. Em seguida, espere remover a pressão da panela e retire-os. Você pode servir eles descascados ou ainda com casca, e fica ainda melhor quando está quentinho.
pipoca doce
- 4 colheres de sopa de milho de pipoca;
- 4 colheres de sopa de açúcar;
- 4 colheres de sopa de água;
- 3 colheres de sopa de óleo.
Toda boa Festa Junina, tem uma boa pipoca caramelizada, a receita que não pode faltar na data comemorativa. Para preparar a sua em casa, coloque todos os ingredientes em uma panela - pode ser uma específica para pipoca, ou não - mexendo até que se forme uma calda envolvendo o milho. Assim que o milho começar a estourar, tampe a panela e deixe toda a pipoca estourar. Enquanto isso, mexa bastante a panela, para evitar que queime, garantindo que a pipoca fique envolvida pelo caramelo!
LEIA MAIS:
7 ideias de DIY para decoração de festa junina em casa
8 looks de festa junina que não são nada óbvios para você usar essa ano
Os tipos de vinho e como harmonizá-los