A semana de moda masculina deu o start no ano do mundo da moda, tendo sua primeira apresentação em Florença, na Itália, já no dia 12 de janeiro, com a feira Pitti Uomo, um dos maiores eventos de moda masculina do mundo. Logo em seguida, as coleções continuaram a ser apresentadas por 4 dias em Milão, com a estreia de Gucci sem a direção criativa de Alessandro Michele, e com mais 6 dias de desfiles em Paris, que teve seu fim no dia 22, com a apresentação tão esperada de Maison Margiela.
O evento marcou a volta das grandes grifes para o calendário de menswear, já que, com a pandemia, essa coleção ficou em segundo plano, uma vez que muitas marcas optaram por juntar os dois gêneros em uma apresentação só. Além disso, vale debater o futuro das apresentações masculinas, visto que a tendência de comportamento é que, cada vez mais, as marcas apostem em coleções agênero.
Abaixo, confira as 5 principais tendências da semana de moda masculina que amamos e queremos usar!
óculos de sol espelhado
Os famosos óculos de sol com lentes espelhadas e armações redondas roubaram a cena nas passarelas de Emporio Armani e Louis Vuitton, que abusaram do modelo em looks minimalistas e estilosos. A peça, que já foi tendência há alguns anos, pode ser polêmica, mas tudo indica que ela vai voltar!
alfaiataria desconstruída
A alfaiataria quase sempre domina as passarelas da semana de moda masculina, já que a grande maioria das marcas ainda estão presas aos estigmas de gênero e aproveitam a temporada para apresentar blazeres e calças imponentes. Contudo, isso vem mudando cada vez mais, e marcas como Fendi e Gucci apostaram na alfaiataria desconstruída, com recortes, tecidos exagerados e bom humor.
vinil
Os grandes estilistas apostaram no vinil como um tecido tendência para o outono/inverno 23. O material apareceu em looks estilosos e até com um toque de retrô, como aconteceu em calças do tecido no desfile da Gucci, e até em casacos pesados, agênero e bem característicos de Saint Laurent.
ilusão gráfica
Lembra daqueles aventais de cozinha com imagens de pessoas de biquíni que geravam uma ilusão do corpo humano? Então, desde o ano passado esses desenhos vêm evoluindo e agora dominaram a semana de moda masculina. JW Anderson, com seu bom humor único, apostou em blusas gráficas. Já o time de criação da Louis Vuitton estampou sobretudos e conjuntos de alfaiataria poderosos.
paetês
Paetês para todos? Temos! Depois de marcar presença forte na São Paulo Fashion Week, a primeira semana de moda do ano adicionou brilhos em looks monocromáticos, calças poderosas e sobretudos chamativos. Curtiu?