5 truques de como ser mais produtiva sem aumentar o tempo de trabalho

por Giulia Coronato

A procrastinação é o mal da nossa geração. Passamos grande parte de nosso tempo com as cabeças enfiadas nos nossos smartphones, e mesmo quando estamos com a agenda cheia de compromissos e tarefas a serem compridas, deixar a preguiça de lado pode ser desafiador. Mas não precisa ser! Saber como ser mais produtiva é sinônimo de saber administrar seu tempo, e existem diversas formas de como fazer isso sem aumentar as horas de trabalho. 

A diferença está no foco e não na quantidade de tempo, trabalhar 5 minutos completamente focada vai solucionar mais problemas e resolver mais tarefas do que uma hora de trabalho sem foco. Então, para dar um up na sua produtividade e finalmente conseguir resolver todas as pendências em um mesmo dia, confira nossa lista de 5 truques de como ser mais produtiva sem aumentar o horário de trabalho:

It girls - como ser mais produtiva - como ser mais produtiva - Outono - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Emili Sindlev (Reprodução/Instagram)

medite pela manhã

Não adianta acordar e já ir correndo para as milhares de tarefas e compromissos do dia, isso só vai te deixar mais ansiosa e frustrada caso não consiga finalizar algo. O primeiro passo de como ser mais produtiva é começar o dia se mantendo calma, centrada e equilibrada. Tire alguns minutos da sua manhã para sentar em silêncio e meditar um pouco, ou dar uma volta a pé ou até escrever algumas coisas. Encontre atividades matinais que removam a ansiedade e o senso de urgência da sua rotina e veja como seu dia de trabalho irá render mais. 

diga não ao multitasking

O multitasking, isto é, fazer diversas coisas ao mesmo tempo, é extremamente glamourizado. A grande maioria das pessoas veem como um traço positivo de personalidade, o ato de conseguir lidar com diversas tarefas simultaneamente. Mas não se engane! Além de ser super desgastante, concentrar-se em uma coisa de cada vez é benéfico para a produtividade porque deixa menos espaço para erros. Então, quando se trata de trabalho, tente finalizar uma tarefa antes de começar outra.

comece pelo mais trabalhoso

Essa é, talvez, a dica mais importante de como ser mais produtiva. Pare de ficar empurrando com a barriga as tarefas mais difíceis ou que demandam mais tempo, comece seu dia já tirando isso do caminho! Além de se sentir muito melhor depois de ter lidado com esse pepino, no início da sua jornada de trabalho você está com mais energia e a solução será provavelmente muito mais fácil. 

a regra dos 2 minutos

Uma vez, li um quote de David Allen - escritor, consultor e instrutor de produtividade - que mudou completamente a forma como eu trabalho, onde ele ensinava a regra dos dois minutos. A regra é simples, se demorar dois minutos ou menos, faça agora! Por exemplo, recebeu um e-mail, responda na hora, isso irá tirar menos de dois minutos do seu dia e vai te ajudar a não acumular tarefas e compromissos. Tente! 

remova as notificações do celular

Essa é infalível, e uma forma certeira de como ser mais produtiva e se distrair menos. Trabalhamos do lado de nossos celulares em todos os momentos, logo, ao recebermos uma notificação o esperado é que paramos o que estamos fazendo para ver, certo? Cortando completamente o ritmo e o foco do trabalho. Por isso, remova notificações das redes sociais para evitar distrações. Na maioria das vezes são notificações sem a menor importância, que só aparecem para nos tirar do foco.

LEIA MAIS: 5 hábitos saudáveis que irão mudar sua relação com o cartão de crédito e te ajudar a fugir de dívidas

Conheça o "Clube do pé na bunda" o podcast original Spotify que te ajuda com suas desilusões amorosas

Os melhores podcasts que irão te deixar mais saudável esse ano

Você também vai gostar