6 atletas negras que você precisa conhecer

por The Look Stealers

Da ginástica ao tênis, atletas negras vem ganhando maior protagonismo e precisamos enaltecê-las, porque com a visibilidade que elas têm, podem inspirar toda uma geração de crianças e jovens também negras que muitas vezes precisam de representatividade para verem que também podem chegar em lugares em que, majoritariamente, são ocupados por pessoas brancas.

Visibilidade e representatividade são super importantes, mas vem crescendo em passos muito pequenos, por isso precisamos mudar este cenário o mais rápido possível. Então decidimos trazer 5 atletas negras que você precisa conhecer.

_rebeca andrade

Rebeca Andrade - 2021 - olimpíadas - ginástica artística - atletas negras - https://stealthelook.com.br
Foto: Rebeca Andrade (Reprodução/Instagram)

Rebeca Andrade é, com certeza, uma das atletas negras com maior visibilidade para o público brasileiro. A ginasta ganhou a medalha de prata nesta manhã nas Olimpíadas de Tóquio, garantindo o melhor resultado do Brasil na história da ginástica artística feminina. Rebeca Andrade levou o funk brasileiro para a apresentação do solo ao som de “Baile de Favela”. Além de ter ido bem no solo, também foi ótima no salto e no individual geral, sendo classificada para três finais.

_daiane dos santos

Daiane dos Santos - 2021 - olimpíadas - ginástica artística - atletas negras - https://stealthelook.com.br
Foto: Daiane dos Santos (Reprodução/Internet)

Quem nunca ouviu falar de Daiane dos Santos? Ela foi a primeira ginasta brasileira a conquistar o ouro no Campeonato Mundial de Ginástica Artística, fato ocorrido em 2003 em Anaheim, na Califórnia. Também realizou feitos incríveis como levar seu nome para as manobras: duplo twist carpado (Dos Santos I) e duplo twist esticado (Dos Santos II). Hoje ela comanda uma organização que proporciona aulas gratuitas de ginástica artística para crianças da comunidade de Paraisópolis.

_naomi osaka

Naomi Osaka - 2021 - olimpíadas - tênis - atletas negras - https://stealthelook.com.br
Foto: Naomi Osaka (Reprodução/Instagram)

Naomi Osaka é tenista e ativista pelo movimento negro, além de ser multirracial. É a segunda melhor do mundo e está sempre falando de causas sociais como o antirracismo, o empoderamento da mulher, sobre saúde mental nos esportes, entre outros tantos. Além disso, ela é a atleta com mais rendimentos financeiros do mundo. Infelizmente, ontem, Osaka foi eliminada do torneio de tênis das Olimpíadas de Tóquio, porém ela segue sendo uma das maiores inspirações para atletas negras.

_simone biles

Simone Biles - 2021 - olimpíadas - ginástica artística - atletas negras - https://stealthelook.com.br
Foto: Simone Biles (Reprodução/Instagram)

Simone Biles é o maior nome na ginástica artística atualmente. A atleta americana era favorita à medalha de ouro dessas olimpíadas, porém, por questões de saúde mental, ela deixou a competição tanto na modalidade em equipes, quanto individual. Simone Biles é ganhadora de 30 medalhas, entre olímpicas e mundiais, e está a quatro pódios de se tornar a ginasta mais premiada da história.

_rafaela silva

Rafaela Silva - 2021 - olimpíadas - judô - atletas negras - https://stealthelook.com.br
Foto: Rafaela Silva (Reprodução/Internet)

Rafaela Silva ganhou o ouro no judô nas Olimpíadas de 2016, sendo a primeira medalha de ouro na Rio 2016. Infelizmente, em 2019, ela recebeu uma sentença para se afastar do judô, devido à uma acusação de dopping. Por mais que a substância (fenoterol) na quantidade usada pela atleta não fosse capaz de melhorar a performance, Rafaela Silva foi impedida de competir em Tóquio 2020.

_mélanie de jesus

Mélanie De Jesus Dos Santos - 2021 - olimpíadas - ginástica artística - atletas negras - https://stealthelook.com.br
Foto: Mélanie De Jesus Dos Santos (Reprodução/Instagram)

Mélanie de Jesus dos Santos é uma ginasta artística franco-portuguesa. Devido à uma lesão, ela não pôde participar das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, e a Tóquio 2020 foi adiada para este ano, então, ela veio para o evento com muita ansiedade fazer parte da equipe. Mélanie de Jesus já está pensando sobre Paris 2024, mas disse que mesmo assim está focada na atual Olimpíada. Ela é tricampeã europeia e estrela da delegação francesa.

Ficamos felizes que essas esportistas tenham tanta visibilidade e sirvam de inspirações para a nova geração, porém queremos ver muito mais atletas negras com tamanho protagonismo. 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar