6 cuidados pós-sol que você deveria ter com a sua pele no verão

por Luma Jady

No verão, nossa pele muda de diversas formas, algumas ficam secas outras oleosas e com isso acabamos tendo que sempre nos adaptar os tratamentos e cuidados com a nossa pele. E no verão passamos uma quantidade considerável sob o sol, seja na praia, na piscina, na varanda ou quintal, é difícil escapar do sol e, muitas vezes por não ter sido um banho de sol intencional, acabamos esquecendo dos pequenos cuidados-pós sol que precisamos ter - não só no verão, como o ano inteiro.

Lembrando que a pele é o nosso maior órgão e precisa de atenção, e assim como todo nosso corpo, esse cuidado precisa ser feito por dentro e por fora -, além dos cuidados externos, ela também necessita de uma boa alimentação e de água, o que ajuda nesse processo de cuidado todo. E entrando mais a fundo no assunto cuidados pós-sol, separamos algumas dicas de cuidados simples para encarar esse verão de forma saudável, sem se prejudicar e manter a pele sempre bem cuidada, olha só:

Amaka  Hamelijnck - Biquíni - Biquíni - verão - street style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Amaka Hamelijnck (Reprodução/Instagram)


1. aposte em hidratantes

A hidratação, do rosto e do corpo, é essencial em qualquer estação do ano, talvez seja o passo de skincare mais importante de todos. E quando falamos de verão, nossa pele precisa ser hidratada todos os dias mesmo que ela seja oleosa. Apesar de parecer pesado demais para o calor brasileiro e que vai deixar a pele oleosa, principalmente a do rosto, lembre-se que o uso de hidratante não vai estimular a formação de espinhas e cravos na região, muito pelo contrário: é importante entender que a oleosidade é diferente da hidratação - enquanto o primeiro se refere ao excesso de sebo, o segundo se trata da quantidade de água na pele - ou seja, se a sua pele é oleosa, isso não tem nada a ver com o uso de um hidratante. Muitas vezes, o excesso de óleo significa a falta desse cuidado.

E outro bônus para usar e abusar dos hidratantes no verão? Pele hidratada fica bronzeada por mais tempo!

2. saiba quais os produtos certos para o seu tipo de pele

Cada pele tem uma necessidade e é importante lembrar que os produtos indicados para cada tipo de pele têm diferentes componentes e terão diferentes resultados. Vale investir nos produtos certos para você independentemente da estação do ano.

3. evite esfoliações

Um dos cuidados pós-sol que precisamos ter é esse: não é momento de esfoliar a nossa pele, principalmente a do rosto. Esse é um momento que nossa pele está mais sensível, propensa à descamações e irritações e o que ela mais precisa é de hidratação. A esfoliação pode agredir a pele, mais fazendo com que ela fique ainda mais sensível e até machucada. Se sua pele está descamando por causa do sol, nada de esfoliar para se livrar das peles soltas, apenas hidrate, hidrate e hidrate!

4. evite banhos muito quentes

Pós-sol nossa pele já está um pouco sensível, por isso o ideal é que apostar em banhos mornos ou frios, banhos muito quentes tiram uma barreira protetora da pele, o que pode causar muito ressecamento. Assim evitamos ardências, o ressecamento que a água quente pode causar além de uma possíveis queimaduras ou piora das das queimaduras do sol (as famosas insolações). 

5. protetor solar todo dia

O mais importante de todos é o nosso queridinho protetor solar, um produto que temos que manter sempre em nossos cuidados pós-sol. Ele evita insolações, queimaduras, manchas, lesões e outra complicações que podem ser causadas pelo sol. Mas lembre-se que protetor solar é necessário todos os dias, mesmo que não esteja sol ou que você não saia de casa. Dias nublados também queimam e a luz azul nociva das telas dos monitores e celulares devem ser uma preocupação diária,

6. procure produtos com agentes calmantes

Para acalmar a pele que fica sensível e irritada, aposte nas loções pós-sol. Com fórmulas leves e ação calmante, eles aliviam a sensação de queimadura da pele, hidrata e regenera. Procure por composições à base de aloe vera, calamina, azuleno ou camomila - eles promovem frescor e aliviam o ardor da pele após exposição à luz solar. 

7. consulte seu dermatologista

Sempre procure ajude profissional para cuidar de sua pele e encontrar os melhores produtos para o seu corpo - temos que lembrar que cada organismo necessita de um cuidado especial e é sempre primordial o parecer de um médico especializado, não deixe de frequentar o dermatologista e cuidar da sua pele.

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar