Pessoas com cabelos oleosos, uni-vos! Se essa indecisão climática está deixando todo mundo louco, imagine nossos fios! A época que antecede o verão e o próprio verão não são muito bons amigos das nossas madeixas. O tempo úmido por si só já faz nossos cabelos ficarem mais oleosos, agora imagine isso junto a temperaturas altas, que fazem nosso couro cabeludo produzir ainda mais sebo. Já viu né?
Mas por aqui não tem crise, nós sabemos como é passar por essa luta contra a oleosidade capilar e estamos aqui pra te ajudar! Cada uma de nós tem um tipo diferente de cabelo - viva as diferenças! -, mas (quase) todas encaramos esse problema, e temos alguns jeitinhos de lidar com ele. E se você pensou que vamos dividi-los com você, está certíssima! Então vem com a gente para seguir nossas 6 dicas:
"Passo shampoo seco antes de dormir. Assim a oleosidade nem chega perto e acordo com ele com textura e sequinho. Às vezes (principalmente na transição da primavera para o verão) faço uma limpeza nutritiva com alecrim, vinagre de maçã e um creme nutritivo com proteína. O processo é bem simples: primeiro eu espalho o creme sozinho pelo comprimento do cabelo - sem chegar perto da raíz! Enquanto espero ele agir, deixo o alecrim de molho no vinagre durante 15 minutos e passo só no couro cabeludo com um pincel daqueles de tingir o cabelo (se você não tiver, pode ser com algodão também!). Depois é só massagear como se estivesse passando shampoo, esperar mais 15 minutos e lavar o cabelo normalmente! É ótimo e dá para fazer em casa mesmo."
"Li uma vez sobre diminuir o número de lavagens da semana para regular a oleosidade e todo mundo admira meu cabelo por não ficar oleoso, então acho que funcionou hahaha! Quanto mais retiramos a oleosidade natural do couro cabeludo, mais estimulamos ele a produzir oleosidade. Quando eu lavava meu cabelo todos os dias ele realmente ficava oleoso no final do dia e isso é um ciclo vicioso. Para sair desse ciclo é preciso muita paciência, pois você não aguentará seu cabelo no início, mas deve focar na boa causa do negócio! Você precisa começar a espaçar as lavadas e, com o tempo, ele vai entender que não é necessário produzir tanta oleosidade. Você pode começar a lavar um dia sim um não e ir sentindo. Costumo lavar meu cabelo uma vez a cada dois dias (é possível ficar mais em dias mais frios) e as meninas aqui do escritório são a prova de que não fica oleoso."
"Eu sempre intercalava meu shampoo normal com um antirresíduos. Hoje tenho tentado usar só shampoos mais leves, como low poo! Ouvi de alguém uma vez que para cabelos oleosos, o ideal era só usar shampoo transparente. Desde então eu nunca mais comprei nenhum perolado ou leitoso - realmente ajuda! Outra coisa que, por incrível que pareça, melhora meu cabelo quando ele tá oleoso, é lavar com sabonete hidratante em barra (juro!), e ainda é mais barato e não produz lixo plástico. E às vezes, quando tô com muita paciência, faço uma máscara com argila verde ou preta e vinagre de maçã - dá aflição quando ela seca, mas vale a pena!"
"Eu uso Low Poo! Desde que comecei, percebi que meu cabelo está mais equilibrado quanto a produção dos óleos naturais dele! Não produz nem demais, nem de menos :)"
"Lavo o cabelo com a cabeça pra baixo! Não sei se tem alguma explicação, mas um cabeleireiro me mandou fazer e resolve muito, haha! Além disso, nunca deixo a água muito quente e enxáguo bem até tirar todos os produtos."
"A minha não é tão criativa quando a da Isa hahaha! A única coisa que sei que funciona mesmo pra mim é usar shampoo seco, mesmo quando o cabelo não está oleoso ainda - ele ajuda a "evitar" que fique. E óbvio, mesmo quando está oleoso ele melhora muito!"