Seja para aliviar o estresse, estimular a criatividade ou simplesmente se divertir, os hobbies podem transformar a sua rotina e até melhorar sua qualidade de vida. Afinal, é um tempo que você dedica a fazer algo que gosta, fica longe das telas e elimina qualquer pensamento ruim.
Então, se você ainda não tem um hobby para chamar de seu, nós podemos ajudar. Selecionamos seis opções acessíveis, terapêuticas e perfeitas para quem quer começar. Vem ver:

hobbies legais para adotar
1. crochê
Mais do que uma atividade manual, o crochê faz parte de uma tradição. Quem nunca viu a avó crochetar, não é mesmo? Ele ajuda a desenvolver a paciência, melhora a concentração e ainda dá para criar peças lindas.
Você pode começar com uma linha, uma agulha e tutoriais no Youtube. A dica é pesquisar os vídeos para iniciantes e iniciar com peças pequenas e simples.

2. colorir
Os livros de colorir não estão no hype por acaso! Essa prática é uma excelente forma de relaxamento, já que você se concentra apenas nos desenhos e esvazia a mente. Apesar do que os vídeos do TikTok fazem parecer, não é necessário um grande investimento: apenas um conjunto de lápis de cor ou canetinha e um livro de colorir é o suficiente.
3. cerâmica fria
A cerâmica fria é uma alternativa simples para quem quer criar peças sem precisar de forno. É perfeita para criar pequenos objetos decorativos ou bijuterias artesanais, além de proporcionar uma experiência super relaxante.

4. jardinagem
Cuidar de plantas é terapêutico, ajuda a aliviar a ansiedade e ainda aproxima você da natureza. E não é necessário ter um quintal para isso! Dá para começar com suculentas, ervas para temperos ou até criar um mini jardim na varanda. De quebra, sua casa vai ganhar mais vida.

5. escrita criativa
Colocar as ideias no papel pode ser libertador. A escrita criativa estimula a imaginação, melhora a comunicação e ainda é um ótimo exercício de autoconhecimento. Pode ser um diário, poesias, contos — o importante é escrever sem julgamentos.

6. dança
Além de ser uma atividade física divertida, dançar libera endorfina, melhora o humor e a autoestima. Dá para praticar em casa mesmo, seguindo coreografias de vídeos ou simplesmente deixando a música guiar os movimentos. O melhor é que não precisa de nenhum investimento!
E aí, qual desses hobbies você já quer tentar?
