6 iniciativas LGBTQIA+ para você conhecer no Dia do Orgulho Gay e apoiar sempre

por The Look Stealers

Hoje, no dia 25 de março, é comemorado o Dia Nacional do Orgulho Gay. Diferente da data internacional, que acontece em junho e colore o mundo com diversas paradas, devemos usar esse dia para fomentar e apoiar instituições e iniciativas nacionais, que lutam pelos direitos civis e igualdade de pessoas LGBTQIA+ no Brasil. 

O Brasil é campeão em violência contra pessoas LGBT e é o país que mais mata pessoas trans no mundo. Segundo dados da Carta Capital e do Sistema Único de Saúde (SUS), a cada uma hora, uma pessoa LGBT é agredida no país e os travestis e transsexuais são as maiores vítimas, representando 46% do total. Os dados são assustadores e provam o quão urgente é abrirmos os olhos e usarmos esse Dia do Orgulho Gay para nos educarmos e, juntos, exigirmos mais direitos e proteção para a comunidade LGBTQIA+.

Para conhecer seis iniciativas e ONGs que tomam frente nessa batalha, continue aqui:

_transludica

A Transludica é uma marca colaborativa feita por pessoas LGBTQIA+ para todos os públicos. A missão é entregar qualidade e representatividade com as melhores marcas feitas por negras, mulheres e LGBTQIA+. Com diversos segmentos de produtos e serviços, a visão do projeto é aumentar as oportunidades no mercado de trabalho e empreendedorismo.

_bicha da justiça

A Bicha da Justiça representa a luta pelos direitos de pessoas LGBTQIA+, educando sobre direitos e combatendo a LGBTFOBIA. O projeto principal da instituição é um curso para aprofundar o conhecimento sobre Direitos LGBTQIA+ e ensinar tudo o que você precisa saber para participar ativamente dessa luta.

_transempregos

Maior e mais antigo projeto voltado para a empregabilidade de profissionais transgêneros que atuam em diferentes mercados no Brasil. O TransEmpregos tem como objetivo, além de anunciar vagas para pessoas trans em todo o país, oferecer cursos profissionalizantes e eventos transformados para a vida profissional de toda pessoa trans.

_mães pela diversidade

Como o nome já diz, Mães Pela Diversidade é uma ONG formada por mães e pais de pessoas LGBTQIA+. Está presente em 22 estados brasileiros, tendo como objetivo principal lutar contra o preconceito e trabalhar para que os pais aceitem mais e melhor seus filhos e suas orientações afetivas.

_antra

A ANTRA é uma rede de organização política de pessoas transexuais e travestis no Brasil. Foi inspirada pela ASTRAL, Associação de Travestis e Liberados, e vem atuando ativamente no cenário nacional - não só nesse Dia do Orgulho Gay, como desde 1995.

_casa1

A Casa 1 é um centro de cultura e acolhimento de pessoas LGBTQIA+. Iniciada em 2017 a partir de um financiamento coletivo, abriga jovens expulsos de casa pela família e tem como objetivo ser uma casa temporária. A instituição realiza um trabalho multidisciplinar para que esses jovens acolhidos desenvolvam autonomia, estabelecendo suas trajetórias a partir da estadia no projeto.

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar