6 livros essenciais para quem quer empreender na moda

por Fábio Monnerat

Quando empreendemos no mundo da moda e desejamos o crescimento de uma marca no mercado, todo recurso se torna crucial. Empreender no setor requer habilidades para coordenar não apenas a criação e desenvolvimento de produtos, mas também todo o processo de venda. É uma jornada desafiadora, onde é fundamental contar com uma variedade de ferramentas e estratégias para alcançar o sucesso.

Pensando nisso, separei uma lista com livros que vão ser muito úteis para você entender mais sobre história da moda, gestão e marketing. E servir como referência e inspiração para te ajudar na jornada. Vamos aos livros:

Loveshepz - livros - empreender - Verão - Pinterest - https://stealthelook.com.br
Foto: Loveshepz (Reprodução/Pinterest)


"A culpa é do Rio! A cidade que inventou a moda do Brasil" - Paula Acioli, 2019

Paula é uma grande pesquisadora e uma apaixonada por moda, e, neste livro, ela traz o Rio como a capital da história da vestimenta no Brasil. O livro não é sobre a história da moda, é o resultado de uma imersão no modo de vestir de seus habitantes, do século XVI até os anos 1960. Retrata  nossas principais influências: o indígena, o africano e o europeu. Uma obra essencial que vai te ajudar a compreender mais sobre as principais influências que nos ajudaram a criar uma moda brasileira. 

"Como Montar e Gerenciar uma Marca de Moda" - Toby Meadows, 2013

Neste livro, Toby Meadows elaborou um guia fácil sobre as principais questões relativas à direção de uma empresa, seja nos setores de vestuário, bolsas, calçados ou acessórios. Nele, o autor apresenta dados de mercado, estudos de caso e dicas práticas para a gestão de negócios. Embora seja um livro mais antigo e com exemplos de marcas internacionais, Toby construiu uma narrativa muito interessante para você entender, empreender e aprimorar o negócio como um todo, desde a fabricação até o planejamento de marketing.

"Beleza Natural. A História da Rede de Cabeleireiros que Levantou a Autoestima das Brasileiras" - Liana Melo, 2015

Embora não seja um livro de moda, esta obra é uma grande fonte de inspiração e ensinamentos de uma empreendedora que conseguiu criar uma marca muito importante. A Beleza Natural não é uma marca de cosméticos, ela é uma empresa que soluciona o problema de muitas mulheres.

Como disse Luiza Trajano (presidente do Conselho do Magazine Luiza): “O legado de Zica vai além dos empregos que ela gera. Passa por um propósito muito mais profundo, pela autoestima de todo um povo que não contava com serviços de beleza especialmente voltados para ele e que agora se sente atendido, com a categoria e a classe que merece. O Beleza Natural é uma inspiração para todas nós, mulheres.”

"De Princesa a Rainha da Moda (The Woman I Wanted to Be)" - Diane Von Furstenberg, 2016

Diane Von Furstenberg é uma das mais importantes criadoras de moda do planeta. Neste livro, ela traz muita honestidade e a sabedoria de quem tem muita história para contar. Diane reflete ao longo de todo livro sobre o que significa ser uma mulher empreendedora. Vulnerabilidade e coragem são os maiores trunfos dessa obra.

"De Empreendedor e Louco Todo Mundo Tem Um Pouco. Perder o Juízo Pode Ser Um Bom Caminho" - Linda Rottemberg, 2018

Linda Rottenberg ficou conhecida como “La chica loca” por anos, depois de uma reunião na Argentina em que insistia que empreendedores não existem apenas no Vale do Silício, mas também em outros lugares do mundo. 

Nessa obra, Linda cria uma narrativa de como desenvolver atitudes empreendedoras para chegar ao sucesso. Sem medo de correr riscos e sabendo da importância de correr atrás das oportunidades e empreender.

"Moda e sustentabilidade: uma reflexão necessária" - Lilyan Berlim, 2012

Pensar em moda sem falar de sustentabilidade é um grande erro para quem está começando a empreender na área. O futuro da moda passa pelo ESG (sigla em inglês para “Environmental, Social and Corporate Governance“ - Ambiental, social e governança corporativa). Este livro reúne importantes informações sobre as relações entre a Moda e os princípios da Sustentabilidade. 

Obra de uma autora brasileira que conhece a realidade e dificuldades de fazer moda sustentável no Brasil. Um livro que apresenta dados e propõe uma maior contextualização do assunto e reflexões no que tange estilo de vida, hábitos de consumo e modelos de negócios.

Com essa mini biblioteca, você estará bem equipada para iniciar uma jornada inspiradora e cheia de provocações que vão te ajudar a construir uma carreira muito mais consistente. Boa leitura! 

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