6 marcas brasileiras de sapatos que são sustentáveis

por Inaê Ribeiro

O debate sobre moda sustentável cresce cada vez mais e a sociedade já entendeu a importância de ter hábitos que respeitem o meio ambiente em diversos aspectos da vida. Toda essa percepção influência diretamente no mercado fazendo com que marcas repensem sua maneira de produzir, principalmente as empresas de moda, uma das industrias que mais poluem o meio ambiente. Foi a partir desse desejo por peças veganas e sustentáveis que muitas marcas brasileiras de sapatos nasceram, enquanto outras criaram linhas ecológicas. 

São vários os critérios que tornam uma marca sustentável, como a produção da peça é feita, quais matérias primas são utilizadas, a embalagem e também com relação aos funcionários envolvidos no processo, que devem ser respeitados e com trabalhando de maneira digna. Algumas marcas vão além e auxiliam no processo de descarte das duas peças, fazendo reciclagem do produto. 

Hoje, selecionamos 7 marcas brasileiras de sapatos que são sustentáveis, cuelty-free e possuem um design lindo, perfeito para nós, amantes da moda que desejam diminuir nosso impacto ambiental. 

Alme - sapatos veganos - marcas brasileiras de sapatos - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Alme (Reprodução/Instagram)

_alme

A Alme é uma marca que preza pelo conforto através de sapatos cool e que seguem as tendências de moda. Com uma linha exclusiva de sapatos criados com matérias primas de origem sustentável, como a Birken da marca, que é feita com lascas de bambu, é isenta de metais pesados e 100% reciclável. 

Já os tênis, são feitos 100% de material reciclado, sendo linho e pet, no site, Alme reforça que o calçado possui solado "produzido com a tecnologia EVA Verde I´m Green, que captura e fixa o CO2 durante o seu processo produtivo". Além do design lindo, as peças ajudam na preservação do meio ambiente.

Urban Flowers - sapatos veganos - marcas brasileiras de sapatos - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Urban Flowers (Reprodução/Instagram)

_urban flowers

Uma das marcas brasileiras de sapatos sustentáveis que tem feito diferença no mercado é a Urban Flowers. Os sapatos veganos e sustentáveis são feitos por artesões locais, como uma maneira de valorizar o mercado nacional. Além disso, todas as peças são feitas sob demanda. A confecção só inicia após a compra ser realizada e confirmada no site da marca, então os artesãos iniciam a produção.  

Yellow Factory - sapato vermelho - marcas brasileiras de sapatos - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Yellow Factory (Reprodução/Instagram)

_yellow factory

Para as amantes de coturnos e sapatos pesados, a marca mineira Yellow Factory é perfeita! Com uma linha de sapatos veganos, sem uso de nenhum material de origem animal, as peças são todas de produção artesanal e super resistentes. Um sapato sustentável não depende apenas dos seus materiais mas também se o processo é feito com respeito aos seus profissionais, tudo o que a Yellow possui.

Insecta Shoes - sapatos veganos - marcas brasileiras de sapatos - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Insecta Shoes (Reprodução/Instagram)

_insecta shoes

Insecta Shoes é uma das marcas brasileiras de sapatos 100% sustentáveis, pensados desde a produção, passando pela embalagem até soluções para quando alguém não quiser mais uma peça da marca. A marca classifica seus produtos em quatro categorias, a primeira são os lisos, produzidos com tecido ecológico de uma mescla de algodão reciclado e fio de garrafa PET reciclada; a segunda classificação são os vintage, feitos com roupas de brechó, linha que originou a marca; Já a terceira categoria é a estamparia, com sapatos feitos de garrafas plásticas recicladas impressas digitalmente no tecido e por último, o reuso, onde a marca utiliza os tecidos que ficaram parados em prateleiras ou estoques para criação de novas peças.

Outra maneira que a marca encontrou de ser ainda mais sustentável é através da reciclagem de suas próprias peças. Quando um cliente não deseja mais um sapato, ele pode envia-lo de volta à marca e ganhar 50% de desconto na sua próxima compra. No momento em que a peça chega para a marca, ele é desmontado e seus componentes são destinados para reciclagem. "O cabedal e a palmilha são transformados em novas palmilhas e o solado é triturado e vira um novo solado, não gerando lixo para o planeta", conta a marca em seu site.  

Vegalli - sapatos veganos - marcas brasileiras de sapatos - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Vegalli (Reprodução/Instagram)

_vegalli

Vegalli é uma marca de sapatos brasileiros criada por uma família italiana que está no ramo de calçados a mais de 50 anos. Criada de uma maneira atemporal e dentro do slow fashion a marca possui desde sapatilhas a coturnos e acessórios, sempre com meios de produção eco-friendly.

Margaux - sapatos veganos - marcas brasileiras de sapatos - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Margaux (Reprodução/Instagram)

_margaux

Margaux nasceu com três principais propósitos: ter sapatos customizáveis, confortáveis e sem materiais de origem animal, ou seja 100% cuelty-free. A marca segue até hoje seus ideais, criando sapatos feitos à mão, super estilosos, com as maiores tendências atuais e super confortáveis. 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar