6 marcas e seus ícones de estilo

por Andressa Almeida

As principais marcas de high fashion, ou seja, de alto luxo, são casas de moda que começaram lá atrás, no século passado, e são valorizadas exatamente por sua tradição, expertise e, claro, pelo que simbolizam. O prestígio de marcas fortes, como Chanel, Gucci ou Valentino, está intimamente relacionado à identidade muito bem definida que elas criaram ao longo dos anos, isto é, seus produtos valem não só por serem criados pelo cremè de la cremè do design de moda, ou por serem feitos com os melhores materiais, mas também por aquilo que representam. 

E, todas as grandes marcas possuem seus grandes ícones de estilo, ou seja, peças que carregam o DNA da casa, que são reconhecidas à distância, mesmo sem nem carregar o logotipo. São tecidos, padronagens e até mesmo detalhes que tornam cada peça identificável e nós te mostraremos 6 delas agora:

Aimee Song
Foto: Aimee Song

1. O casaqueto de tweed da Chanel é tão icônico que ganhou até uma exibição que rodou mundo afora, passando inclusive pelo Brasil em 2013, a "The Little Black Jacket". 

Outro item que pode ser reconhecido de longe são os sapatos bicolores da marca. O modelo nude com biqueira preta tem até uma história interessante por trás: o item foi criado para criar uma ilusão de ótica e disfarçar os pés grandes de Coco Chanel. 

Anna Dello Russo
Foto: Anna Dello Russo

2. É impossível não associar a Dolce & Gabbana à cultura italiana. Domenico e Stefano, os diretores criativos da marca, abusam das maxi estampas com motivos florais e constroem sempre uma narrativa ufanista, de orgulho e exaltação à terra natal, entorno de cada coleção. Ah, ninguém melhor que, a também italiana, Anna Dello Russo, para vestir as criações, certo?

Veronika Heilbrunner
Foto: Veronika Heilbrunner

3. A Gucci é reconhecida mundialmente pela primazia na marroquinaria, isto é, na produção de artigos em couro, como bolsas, sapatos, carteiras e cintos. Desde a entrada de Alessandro Michele na marca, em 2015, toda a indústria fashion passou a desejar novamente os itens dessa outra gigante italiana, que há tempos não estava sob os holofotes. No entanto, os mocassins da marca, provaram que um ícone de estilo nunca sai de moda, é atemporal. A peça, que foi hit em décadas passada, retornou com força total e já foi vista nas principais estrelas do street style. 

burbery trench coat

4. Se você perguntar para qualquer pessoa que conheça um pouco sobre moda qual é a primeira palavra que vem em mente quando o assunto é Burberry, com certeza ela te dirá trench coat. Não à toa, o modelo é o carro chefe da marca e com certeza é o tipo de investimento para a vida inteira! 

dior saia evasê

5. Nos anos 50, Christian Dior revolucionou a moda com o seu New Look, ou seja, uma proposta extremamente inovadora para os padrões da época. O tailleur bar, como era chamado o conjunto composto por saia midi evasê e casaqueto acinturado, impactou a moda de forma significativa e ambas as peças nunca foram tão atuais. As saias midi têm, sem dúvidas, um espaço de honra no nosso guarda-roupa e a responsável por isso foi a maison francesa, anos atrás! 

sapato valentino rockstud

6. Você provavelmente já viu alguma blogueira, celeb ou estrela do street style dando show por aí com um sapato repleto de tachinhas, certo? O modelo em questão é um Valentino da família rockstud: de bico fico, tiras no peito do pé e várias tachas. A parte boa é que algumas marcas brasileiras já se inspiraram no item e o trouxeram de maneira bem mais acessível! Bacana, né?

Você também vai gostar