6 práticas da Ayurveda que inseri na minha rotina e mudaram minha vida

por Giulia Coronato

A Ayurveda é uma ciência milenar e é o sistema medicinal mais antigo da humanidade. Com cerca de 5 mil anos de história, o conhecimento medicinal teve início no Oriente, mas vem cada vez mais ganhando força ao redor no mundo, por conta dos diversos benefícios que as infinitas práticas da Ayurveda trazem para nossa saúde, física e mental.

A Ayurveda é extremamente complexa e completa e atua em todas as áreas e sentidos da vida, ela ensina que os cinco sentidos são nossos portais de comunicação com o Universo e o acumulo de toxinas em qualquer um desses sentidos, ou o desequilíbrio dos chamados doshas, podem resultar em adoecimentos. E é aí que entram as práticas da Ayurveda, inserir alguns simples hábitos em nossa rotina melhoram nossa qualidade de vida a curto e longo prazo e nos mantém longe de doenças. Por isso que hoje, vim compartilhar as 6 práticas e hábitos da medicina ayurvédica que mudaram completamente minha vida e com certeza vão mudar a sua também. Vem comigo: 

-              -              -              -              - https://stealthelook.com.br


_acorde cedo

Acordar cedo é um pontos principais para termos um dia produtivo e leve, a longo prazo, o hábito de acordar cedo traz diversos benefícios para nossa qualidade de vida, impactando diretamente em nossa saúde. Você provavelmente já notou que acordar tarde te deixa pesada, com uma sensação de moleza o dia inteiro, mesmo tendo dormido 8h ou mais. Por isso, inclua em sua rotina o hábito de levantar o mais cedo que conseguir, 06:00 ou 07:00 é o ideal! Para quem não esta acostumado, o começo pode ser desafiador, mas acredite e insista, após algumas semanas já será costume e você sentirá a melhora em toda a sua rotina.

_comece o dia com autocuidado

A forma como começamos nosso dia é essencial na hora de ditar como será o restante do mesmo, principalmente quando falamos de saúde mental e produtividade. Começar o dia e ir direito para o celular ou computador, pode ser uma das razões do porque você está tão ansiosa ou angustiada. Quando criei uma pequena rotina matinal, vi mudanças significativas no meu estado emocional, minha saúde física e meu astral. 

Assim que acordo, passo alguns minutos na cama listando coisas que sou grata em minha vida, depois disso, levanto, faço minha rotina de skincare e automassagem facial e troco de roupa. Em seguida, bebo um copo de água morna com algumas gotas de limão, para estimular o movimento peristáltico, o trabalho dos rins e a limpeza gastrointestinal e medito de 10 a 15 minutos. Só depois de todo esse processo, eu pego meu celular e começo a trabalhar. 

_medite

A meditação é definitivamente uma das práticas da Ayurveda mais conhecidas pela sociedade contemporânea. A prática traz centenas de benefícios e vem cada vez mais conquistando fãs ao redor do mundo. E não é à toa, a meditação desenvolve diversas habilidades e impacta diretamente em nossa saúde mental. Na Ayurveda, a meditação é praticada normalmente de manhã, como eu disse anteriormente. Mas, inclua o hábito em sua rotina em um horário que funcione para você! Comece aos poucos e se preciso, procure meditações guiadas para te ajudar no processo. Eu te garanto que em poucos dias você já vai sentir uma enorme diferença.

_coma se estiver com fome

A alimentação é um dos processos mais valorizados pela medicina ayurvédica e isso não se limita a qualidade e a quantidade de alimentos que ingerimos, mas também a forma como nos alimentamos. A hora da refeição é sagrada e deve ser tratada assim. Vivenciando o momento e se conectando com os alimentos. 

Uma das práticas da Ayurveda ligadas à alimentação que mais impactaram meu cotidiano, foi saber distinguir a fome física da emocional e só comer, quando realmente estiver com fome. O alimento ingerido sem apetite real não será bem digerido pelo corpo e seus nutrientes, não serão bem absorvidos. 

_se alongue e se exercite

Ok, essa é um tanto quanto óbvia mas também, um tanto quanto necessária. Você já deve estar cansada de saber os benefícios de ter uma rotina diária de exercícios, tanto para a saúde física, como para a mental. Aproveito para dizer que os exercícios físicos, foram o que me salvaram durante esse período de quarentena e pandemia, me mantendo ativa e positiva. 

Mas e o alongamento? Com qual frequência você se alonga? Para ser bem sincera, eu nunca dei muito valor para o alongamento, passava horas e horas sentada em frente ao computador sem me alongar nem por 5 minutinhos e acredite em mim, isso faz um mal e tanto. Agora, tiro diariamente alguns minutos do meu dia para alongar todo o meu corpo, junto com exercícios de respiração e posso dizer, que a mudança foi extrema. Nunca mais senti dores nas costas ou nas pernas e me sinto completamente renovada após alguns minutos de alongamento. 

_prepare-se para descansar

Outro momento importante para nossa saúde e nosso cotidiano, é a hora do descanso. A medicina ayurvédica sugere dividirmos nosso dia em três momento de 8h cada. 8h para dormir, 8h para trabalhar e 8h para outras atividades. E o momento de descanso, é um dos mais importantes. 

Aproximadamente 1h antes de dormir, prepare-se para o descanso e diminua os estímulos desse momento. Deixe as luzes apagadas, fique longe de eletrônicos, beba um chá e faça atividades relaxantes, como ler um livro. Caso sinta fome nesse período, busque um alimento leve, como um iogurte com mel ou uma sopa.  

Assim que deitar na cama, faça uma breve meditação ou um exercício relaxante para relaxar ainda mais. Ao impor essas atividades em sua rotina, você se impressionará com a melhora em sua qualidade de sono e a facilidade que terá ao adormecer. Prepare-se para dizer adeus à insônia. 

_indicação

A Tatiane Pinheiro tem um perfil incrível com diversas dicas e explicações sobre a medicina ayurvédica e é uma ótima indicação para quem quer conhecer mais e mergulhar cada vez mais nesse Universo. Vale o follow

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar