Com o tema Corpo & Morada, a 36º edição da CASACOR São Paulo abriu as portas na capital paulista no dia 30 de maio e claro que nós, grandes fãs de arquitetura e decoração, já fomos conferir. São 74 ambientes projetados pelos principais arquitetos do país em mais de 11 mil metros quadrados no coração da cidade, logo no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. Com uma atenção especial para o conforto e natureza, separamos seis tendências de decoração que conferimos no espaço para você se inspirar. Vem ver:
sofá curvo
Charmoso e descolado, o sofá curvo foi o grande protagonista de diversos ambientes do evento, já que proporciona mais amplitude aos espaços por conta de seu formato orgânico sofisticado que garante a integração dos cômodos. O design circular já é mais aconchegante por si só, e no projeto assinado pelos profissionais Carolina Mauro, Daniela Frugiuele e Filipe Troncon, o móvel cria um contraste com a parede brutalista e rústica, mostrando que esse é um sofá democrático e fácil de combinar.
maximalismo nas estampas
Enquanto uns interpretaram o tema para o lado do conforto e minimalismo, outros, como no caso do designer de interiores Luiz Otávio Debeus, que assina o projeto acima, optaram pela invasão de estampas e texturas, brincando com os espaços utilizando mobiliário de diversas estéticas diferentes que no final ornam entre si.
cama baixa com base orgânica
Essa é uma das tendências de decoração que estavam presentes em praticamente todo espaço íntimo projetado pelos arquitetos convidados da CASACOR. A cama baixa é uma característica comum dos quartos orientais, já que a tradição japonesa milenar acredita que dormir próximo ao chão permite que o solo absorva as energias ruins do dia. Assim, os quartos também receberam bases com formatos orgânicos arredondados e forrados, o que deixa o ambiente mais aconchegante e convidativo.
integração com a natureza
O tema Corpo & Morada traz uma abordagem muito ligada a sustentabilidade, por isso, a natureza foi protagonista das salas de estar e ambientes de convivência, como no projeto de Sig Bergamin, que nos transportou para uma floresta tropical dentro da CASACOR.
objetos vintage
Assim como na moda, objetos com história também se tornam interessantes, e vimos muitas obras de artes e móveis que realmente fizeram parte da vida dos profissionais. No espaço Casa Memórias Essenciais, de Felipe de Almeida, o que mais chama atenção é a cristaleira de madeira super antiga, além de dezenas de fotos e pinturas emolduradas criando um gallery wall afetivo.
cores vibrantes
Seja nos jardins, nos espaços íntimos ou até no banheiro, as cores vibrantes deram um tom extra ao projeto final dos arquitetos. Pense em rosas à la barbiecore, roxos bem fechados ou verdes terrosos, que invadiram os ambientes internos dando um ar de irreverência e personalidade.