7 benefícios da boa postura que você não imaginava

por Giulia Coronato

Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu da mãe, do pai ou da avó a fatídica frase "senta direito" ou "endireita a coluna". Eu não sei vocês, mas toda vez que minha mãe me vê sentada toda torta ou encolhida em direção, mexendo no computador ou celular, ela chama atenção e praticamente faz uma palestra com diversos ensinamentos dos benefícios da boa postura.

Por mais que eu não goste de admitir, ela está certa e não sentar da forma correta pode trazer vários malefícios para a saúde a curto e longo prazo - a essa altura, você já deve ter percebido isso, afinal, que postura sobrevive a quase dois anos trabalhando em casa sem uma boa estação de trabalho? E, acredite, você não está sozinha! Segundo um estudo de 2021, publicado no Journal of Environmental Research and Public Health, constatou-se que as reclamações no Twitter sobre dor na lombar aumentaram 84% em novembro de 2020 em comparação com novembro de 2019. (!!!) 

Felizmente, fazer essas dores irem embora pode ser uma tarefa mais fácil do que se imagina e, para começar, você só precisa melhorar sua postura e sentar direito. Empilhar a coluna e manter a cabeça erguida pode te ajudar a evitar grande parte desse desconforto, mas os benefícios da boa postura não param por aí e podem afetar até sua saúde cerebral! Não acredita? Então, vem descobrir como uma boa postura pode te ajudar: 

It girls - benefícios da boa postura - benefícios da boa postura - Inverno - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Goop (Reprodução/Instagram)

_previne dores crônicas

Muitos passam grande parte do tempo sentados em uma mesa de computador trabalhando e normalmente com uma postura inadequada. Se você passou os últimos 18 meses de home office, provavelmente já está sentindo ou sentiu em algum momento dores no pescoço e na coluna, certo? Isso acontece porque, quando você se curva, seus músculos são puxados para posições anormais e a melhor maneira de combater essas dores é sentar-se ereto. Dessa forma, seus músculos ficam na posição ideal para apoiar sua coluna e cabeça sem irritação.

_auxilia o funcionamento dos músculos

Uma boa postura prepara seu corpo para o sucesso. Os músculos estão ancorados aos ossos em cada extremidade de nosso corpo, então sua capacidade de funcionar corretamente depende desses ossos estarem na posição correta. Quando seus ossos estão desalinhados - como quando sua cabeça se projeta para a frente para olhar seu computador - em vez de se manter alinhados com o resto da coluna, eles também puxam seus músculos para fora do lugar. O resultado? Músculos excessivamente alongados ou desconfortavelmente encurtados, o que pode levar a uma forte dor nas costas.

Mas, quando seus ossos estão alinhados, seus músculos podem se mover naturalmente da forma que deveriam. Isso permite que você passe pelo dia com mais conforto e defina a base para construir força muscular, mobilidade e muito mais.

_melhora a circulação

Acredite se quiser, mas um dos principais benefícios da boa postura é a melhora da circulação sanguínea. Ter uma boa circulação é importante para garantir que seu corpo receba o oxigênio e outros nutrientes que necessita para funcionar. Uma maneira de otimizar seu fluxo sanguíneo? Se sentando direito! Uma boa postura proporciona uma circulação descomplicada a todos os seus tecidos e órgãos, permitindo que os nutrientes sejam entregues de forma eficiente e fácil. A má postura compromete a circulação, e muito!

Pense em seu corpo como uma mangueira: se houver uma dobra em algum ponto, a água pára ou tem mais dificuldade para circular. Mas uma vez que essa torção é liberada, ela pode fluir novamente.

_ajuda os pulmões

Vamos voltar à analogia da mangueira mais uma vez, mas, dessa vez, imagine seus pulmões. Quando você está em uma posição inadequada, seus pulmões nem sempre têm espaço para inflar totalmente a cada inspiração. Mas, quando você está sentado ereto, esse reservatório pode se encher perfeitamente. E os benefícios da boa postura no pulmão também preparam o órgão para a realização de exercícios respiratórios, que já sabemos que têm vários benefícios.

_dá um boost na saúde cerebral

Sim, uma boa postura também ajuda nosso cérebro. Graças a melhora da circulação com uma postura ereta, o fluxo sanguíneo e os nutrientes que o acompanham também são ótimos para o cérebro, podendo nos ajudar a pensar com clareza, melhorar nosso humor e dar um boost na saúde geral dessa parte do corpo tão importante. 

_previne lesões

As dores nas costas e no pescoço não são os únicos problemas que você pode ter, causado pela má postura. Nos curvarmos para encarar uma tela durante horas a fio também pode contribuir para lesões muito mais complexas e difíceis de serem curadas, como túnel do carpo, a síndrome do túnel cubital, tendinite no cotovelo e em outros lugares dos braços e das mãos.

O que você precisa fazer para evitar tudo isso? Ter uma boa postura! A postura adequada coloca menos estresse no pulso, cotovelo e ombro, logo, é menos provável que você se machuque ou sinta dor nessas áreas se estiver sentado direito. 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar