Por trás de um cabelão poderoso não há milagre: existe uma série de cuidados - nada impossíveis ou para nível expert - que transformam a estrutura dos fios e permitem que eles cresçam fortes e saudáveis. Em outras palavras, se você está na função de deixar o cabelo longo ou até mesmo quer dar um boom de vitamina às madeixas, repense a sua rotina e entenda as necessidades do fio. Nós garantimos, isso faz toda a diferença.
E não para por aí. Alguns truques inimagináveis como trocar a sua roupa de cama e escolher melhor os acessórios utilizados para fazer os penteados simples do dia a dia, como coques e rabos de cavalo, evitam a queda, quebra e outros danos maiores. Aproveitamos o assunto para selecionar sete dicas infalíveis para colocar em prática e arrasar com o cabelo longo. Vem ver:
1. Protegem os fios do sol: ou seja, elas entendem que assim como a pele, as madeixas também precisam de proteção solar. Por isso, em praias, piscinas ou ambientes externos com sol extremo ou umidade, um bom leave-in é essencial. Ele possui diversos ingredientes que blindam o cabelo desses agressores.
2. Não fogem da tesoura: claro que você pode estar na missão para deixar os fios crescerem, porém, é essencial frequentar um profissional que faça um corte frequente para remover pontas duplas e danificadas. Ah, e escolher o cabeleireiro também faz parte dessa missão. Vá em algum que você confie e saiba que não irá remover tanto comprimento. Afinal, cabelo longo poderoso é cabelo longo saudável, certo?
3. Escolhem a roupa de cama: você pode achar estranho, mas fronhas de cetim ou seda são as melhores amigas dos seus fios. Elas não geram tanto impacto e eletricidade como as de algodão que tendem a remover a oleosidade natural dos fios e, consequentemente, piorar o quadro de quebra e frizz.
4. Apostam em elásticos que não danificam os fios: sinônimo para scrunchies. Os acessórios forrados em tecidos são os ideais para prender as madeixas, pois evitam a quebra ou qualquer tipo de lesão nas madeixas. Ah, e não precisa nem dizer que eles são ultra cool, né?
5. Entendem as funções da queratina e proteína: esses ingredientes são os principais da reconstrução capilar, um tratamento que age na fibra dos fios para devolver massa e reconstruir o cabelo. A queratina garante força, elasticidade e ainda impermeabiliza as madeixas de certas agressões. Porém, o uso excessivo desse ingrediente tende a deixar os fios enrijecidos e ásperos. Por isso, vale apostar na reconstrução de três em três semanas ou apenas uma vez por mês caso os seus fios já sejam saudáveis.
6. Entendem o que o cabelo precisa: e isso significa acompanhar as necessidades do seu fio para apostar em produtos certos. Madeixas muito danificadas, por exemplo, precisam de uma atenção maior com a reconstrução, já as com pouca ou nenhuma interferência química, podem exigir apenas um cuidado hidratante poderoso semanal ou uma nutrição vez ou outra. Se você ficar na dúvida, um profissional é fundamental para auxiliar nesse diagnóstico. Ou vale fazer o teste do fio em um copo d'água para identificar a porosidade: se ele boiar, foco na hidratação; no meio é sinal de nutrição; se afundar, ele precisa de reconstrução - mas isso é só um truque e não substitui a ida ao cabeleireiro, ok?
7. Dão valor aos ingredientes naturais - e aos óleos: eles são essenciais e ajudam no fortalecimento. O óleo de rícino, por exemplo, auxilia na nutrição e combate a queda e quebra dos fios. Vale colocar algumas gotinhas na máscara, shampoo, condicionador ou fazer umectação com o próprio produto.