Trabalhar com moda é um sonho de muitas pessoas e, nós da equipe Steal The Look, sabemos bem como é o mercado e que entrar nele não é a tarefa mais fácil. É preciso insistência, muita força de vontade e, é claro, conhecimento e algum aspecto que fará você se destacar em meio a tantos interessados. É trabalho duro, assim como qualquer outro e, acredite, o glamour fica só nas capas de revista mesmo.
Recebemos diariamente perguntas sobre como entrar no STL ou trabalhar na área e hoje, no aniversário de 7 anos do site, vamos sanar algumas dúvidas e dar algumas dicas para quem sonha em trabalhar com moda! Acionamos 7 integrantes do #TheCoolestOfficeInTown para entregar a fórmula e alguns segredos sobre a carreira no mundo fashion. Papel e caneta na mão? Deixe tudo anotado, as dicas são valiosas:
Saber que o seu trabalho vai muito além do job description. O profissional de sucesso atual pensa com cabeça de empreendedor. Pensa no todo da empresa, entende todos os processos e deixa o ego em último lugar.
Não ter frescuras para trabalhar e pensar que é só glamour. Trabalhar com moda é estar sempre ligada em tudo o que acontece. Mostrar que é capaz e fazer algo para ajudar mesmo quando não é sua tarefa!
Não ter medo de usar suas redes sociais para falar sobre moda e beleza. Muita gente tem medo de explorar esse lado - tão importante hoje em dia - e acaba não se destacando na hora que uma oportunidade bate à porta. Expresse através dos seus perfis o seu interesse, o seu diferencial, a sua abordagem na moda!
Não ter vergonha de se vender e se apresentar para as pessoas. Para chegar aonde você quer é preciso insistir, ser um pouco cara de pau e fazer com que o meio saiba quem você é e do seu potencial. Se estiver em algum evento, cumprimente, fale e puxe papo com o máximo de pessoas que você conseguir, aqui não tem lugar pra vergonha.
Enxergar oportunidades. Você não precisa necessariamente ser formado na área para poder trabalhar com Moda, há diferentes formas de encontrar o seu lugar no mercado e isso é ótimo. Também é essencial que o profissional se mantenha sempre atualizado e procure se diferenciar.
Moda, não é só fazer roupa ou desenhar... Se você não tem o dom para isso, fica calma, você ainda pode trabalhar com moda - existem muitas outras coisas que você pode fazer no meio! Mas é sempre bom fazer cursos, ir à palestras e estar por dentro das novidades. Seja sempre mais do que eles esperam.
Não desistir no primeiro feedback negativo! É sempre importante ter uma bagagem de conhecimento prévio (e sempre buscar por isso) mas, ainda sim, boa parte das coisas só aprendemos na prática e os erros estão inclusos e super válidos dentro disso. Ter uma visão de evolução constante é o que importa!