Cabelo brilhante, forte e saudável é o sonho de muitas de nós, porém, nem sempre isso é uma realidade. O uso de ferramentas de calor, a falta de tratamento, procedimentos químicos e exposição solar são alguns dos principais fatores que resultam em um cabelo danificado, tornando-os opacos, fracos e sem vida.
Além desses problemas, os fios podem parecer ásperos, secos e quebradiços, muitas vezes acompanhados de pontas duplas, frizz excessivo e até mesmo desbotamento da cor. Se você se identificou, é sinal que chegou o momento de criar uma rotina de cuidados para recuperar o seu cabelo danificado. Para te ajudar, conversamos com o cabeleireiro Marcos Proença, expert de Eudora, e abaixo te listamos algumas dicas que irão devolver vida aos seus fios.
analise o motivo do seu dano capilar
O primeiro passo para reparar o cabelo danificado é entender o motivo dos danos, analisando seus hábitos. Você usa muito secador e chapinha, realizou um procedimento químico recentemente ou teve alta exposição solar? Compreender isso irá te ajudar a escolher o tratamento ideal.
escolha produtos destinados ao reparo
Após entender o motivo dos danos nos seus fios, é hora de trocar os seus produtos, adotando aqueles destinados ao cabelo danificado. Para isso, Proença recomenda a coleção “Eudora Siàge que possui uma gama diversificada de itens que realmente cuidam profundamente dos cabelos, trazendo a experiência de um salão de beleza para o conforto do lar das nossas consumidoras.”
A coleção é dividida em diferentes linhas, cada uma dedicada ao tratamento de um dano. Abaixo, encontre a ideal para você:
para danos de ferramentas de calor
Os cabelos que estão em contato frequente com as ferramentas de calor precisam de hidratação, logo Proença recomenda a linha Cica Therapy. Essa linha realiza uma terapia capilar duradoura que cicatriza as áreas danificadas e resgata a saúde do cabelo imediatamente.
para danos de processo químicos
Fez uma progressiva, tingiu o cabelo ou qualquer outro procedimento químico? É provável que o seu fio esteja quebradiço, precisando investir em tratamentos de reconstrução com a linha Pro Cronology. Esses produtos prometem acelerar o cronograma capilar em até 2 semanas e recuperar até os prejuízos mais severos.
para outros danos
Caso você não tenha se identificado com os danos acima, mas o seu cabelo está sem balanço, estático e opaco, ele precisa ganhar emoliência com nutrição da linha Cauterização dos Lisos ou Glow Expert, recomenda o cabeleireiro.
A Glow Expert é ideal para hidratação, tendo como principal objetivo tratar até a camada mais profunda, recuperando por inteiro a integridade do cabelo e promovendo brilho intenso por até 72h. Já a Cauterização dos Lisos, age na recarga dos nutrientes, fortalece e protege os fios, cuidando dos danos pós alisamento químico ou feitos por fontes de calor.
hidrate semanalmente
Hidratar o cabelo, não importa qual seja o dano, é o segredo para a sua recuperação. Escolha uma máscara de hidratação e a use semanalmente, combinando com os seus outros produtos capilares.
evite o uso das ferramentas de calor
Por mais que a gente ame a facilidade e o efeito que as ferramentas de calor oferecem aos nossos fios, é impossível negar os danos que elas causam. Por isso, quando possível, evite o uso, apostando no visual natural e fresh.
proteja o seu cabelo do calor
Porém, caso você tenha um grande evento e use secador, chapinha ou babyliss, proteja o seu cabelo do calor utilizando um protetor térmico. O produto criará uma camada protetora no fio, minimizando os danos causados pelo calor.
teste um novo corte de cabelo
Um bom corte de cabelo também ajudará na recuperação do seu cabelo. Através dele você irá tirar as pontas duplas e renovar os fios danificados, já que eles podem quebrar e continuar quebrando ao longo da haste. Então aproveite e teste aquele corte que estava salvo na sua pasta de inspiração e você precisava apenas de uma dose de coragem.
capriche nos óleos capilares
Por fim, não tenha medo dos óleos capilares. Eles irão potencializar a hidratação e proteger o seu cabelo de mais danos.