7 marcas de moda de Pernambuco para conhecer

por The Look Stealers

Muito mais do que só apresentar, uma de nossas missões é dar mais voz e visibilidade para grandes talentos fashion do nosso país, que como você já sabe - mas sempre gostamos de ressaltar -, é muito diverso e super rico culturalmente. O Nordeste do Brasil, por exemplo, é uma de nossas grandes produtoras de moda nacional, regada a regionalidade, pluralidade, estilos diferentes e autênticos, porém ainda não recebe sua devida atenção. Por aqui, sempre estamos atentas aos principais nomes e promessas desse mercado criativo, e hoje, especialmente, você vai conhecer sete marcas de moda de Pernambuco super estilosas que merecem toda sua atenção.

Cada uma dessas marcas de moda de Pernambuco têm identidades, estilos e essências próprias, mas elas têm em comum a vontade de criar moda, empreender e levar reconhecimento e os holofotes para os criativos de sua região. Inclusive, duas das marcas que veremos hoje fazem parte de Nordestesse, um projeto super bacana que visa levar os olhos do Brasil - e, porque não, do mundo - para etiquetas nacionais, com raízes nordestinas. Então te convidamos a ficar por aqui, abrir seu coração e se apaixonar pela visão dessas marcas únicas e cheias de informação de moda.

Azulerde - criação azulerde - marcas de moda de Pernambuco - Inverno 2022 - campanha - https://stealthelook.com.br
Foto: Azulerde (Reprodução/Instagram)


azulerde

Idealizada em 2015, mas concretizada em 2017, por Karla Batista, a marca de moda de Pernambuco, Azulerde é uma das etiquetas contempladas pelo projeto Nordestessse, que citamos acima. Criada com o objetivo de “inspirar as pessoas com sua ressignificação contemporânea e aproximá-las no contexto de arte”, nas palavras de Karla, a Azulerde se comunica resgatando suas origens pretas com influências afro-contemporâneas, para que seus clientes, e as pessoas no geral, carreguem consigo pelo menos um fragmento de arte política. Conversamos com a própria Karla, fundadora da marca, que nos conta um pouco mais:

Sabemos que, em muitos casos, a moda é um agente transformador de vidas. Como tem sido a trajetória da marca até hoje e o que esperam do futuro?

K.B.: Eu não considero a Azulerde apenas uma marca de moda, eu bebo muito de fontes do design e da arte. Ter uma empresa tão complexa, que abraça tantos segmentos é muito realizador. Todos os dias enfrento um desafio distinto e com isso sinto uma ‘euforia’ pessoal, que me faz sair da zona de conforto. A partir disso vejo meus pensamentos se materializarem, e tem sido assim nesses 4 anos de existência. Além disso, para o futuro quero aumentar minha produção em relação ao upcycling. Isso sempre foi um sonho, ter uma marca com a preocupação de minimizar a produção de lixo em todos os seus processos.

Como o projeto Nordestesse tem ajudado na disseminação da marca por todo Brasil, qual sua importância?

K.B.: Fazer parte do Nordestesse está sendo muito prazeroso, é sempre muito bom conhecer tantos criativos da sua região. Acredito que o projeto é um amplificador visual, a partir dele pude ver e conhecer muitas marcas, hoje em lugares de destaque, o que até outro dia era uma exceção. É realmente muito vigorante e aquece o coração sob luz da representatividade geográfica.

"Acredito que o projeto é um amplificador visual, a partir dele pude ver e conhecer muitas marcas, hoje em lugares de destaque, o que até outro dia era uma exceção"

Firulinha - criações Firulinha - marcas de moda de Pernambuco - Inverno 2022 - campanha - https://stealthelook.com.br
Foto: Firulinha (Reprodução/Instagram)

firulinha

Mais uma das marcas integrante do projeto Nordestesse, a marca Firulinha existe há 8 anos. Criada em Recife, pela empresária criativa Angela Lamenha, que escolheu seguir o caminho autoral, desenvolvendo um novo olhar para moda infantil, com roupas divertidas, confortáveis e coloridas. Com o tempo, a marca se estendeu para família inteira, mãe e filha(o), pai e filha(o), trabalhando com muito cuidado e critério esse tema para sempre trazer algo novo. A Firulinha já desenvolveu mais de 30 coleções, no calendário da moda e em datas comemorativas como Carnaval, Dia das Mães, Dia dos Pais, São João com diversos ilustradores e artistas locais. Pois acreditam em uma moda divertida, colorida e confortável para toda família. 

Conversamos um pouco mais com a fundadora, Angela Lamenha: 

Como uma marca de moda nordestina, qual a missão e a mensagem que desejam passar para as pessoas?

A.L.: A Firulinha é uma marca infantil que busca vestir os pequenos com arte, cores e conforto. Contamos histórias através das nossas estampas autorais, incentivamos os artistas e designers locais, fomentando assim a economia local de produção e valorização da nossa cultura.

A moda tem o poder de ser um agente transformador de vidas. E para a Firulinha, como tem sido sua trajetória até hoje e o que esperam do futuro?

A.L.: Há 8 anos no mercado, a Firulinha surgiu na minha licença maternidade, como um grande desejo de mudança de vida e mais autonomia para criação da minha filha. De lá para cá, tivemos a oportunidade de trabalhar com mais de dez artistas, com cerca de cinquenta estampas lançadas e mais de trinta coleções. Passamos por muitos altos e baixos, pois empreender não é nada fácil. Mas , para o futuro, desejamos alcançar novos mercados, crescer digitalmente, tudo isso acreditando nas mudanças de ciclos, que são necessários e urgentes.

O Nordestesse ajuda na disseminação de marcas nordestinas por todo Brasil. Como tem sido esse caminho para a Firulinha?

A.L.: O Nordestesse tem aberto portas e janelas, tenho muito orgulho de ser a primeira marca infantil convidada para o projeto que é tão rico em oportunidades e aprendizados.

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Foto: M ZDA Atelier (Reprodução/Instagram)

M ZDA atelier

“O experimentalismo sofisticado é a essência da marca Melk Z-Da", descreve o institucional no site da marca fundada, em 2015,  pelo designer Melk Zda. Com fortes influências das artes e vivências das pessoas, a etiqueta resgata, com um olhar moderno, o trabalho artesanal e autoral pernambucano. Movida por conceitos necessários e atuais, como a produção slow fashion, a fim de entregar modelos atemporais e bem pensados, a Melk Z-Da trabalha com materiais exclusivos, desenvolvidos no próprio ateliê, todos de forma artesanal e respeitosa.

Melk Zda, criador de sua marca de nome homônimo, nos contou um pouco mais:

“O experimentalismo sofisticado é a essência da marca Melk Z-Da"

Qual a missão e a mensagem que a Akomb deseja transmitir, como uma marca de moda autoral e artesanal nordestina?

A nossa missão é criar uma moda com sentimentos e poesia. Resgatando técnicas artesanais de bordado e texturas esquecidas ou não percebidas em nosso cotidiano.

Como tem sido a trajetória da marca até hoje, usando a moda como agente de transformação, e o que esperam do futuro?

Nós ajudamos a descobrir o olhar criativo e artesanal em quem produz. Empoderando e trazendo novas perspectivas de futuro.

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Foto: Rush (Reprodução/Instagram)

rush

Criada em Olinda, por Shirley Vasconcelos, há pouco mais de 26 anos, hoje a Rush conta com mais duas sócias, Catherine e Louise Vas, filhas de Shirley. A marca, que acredita que a moda praia também é um agente transformador na vida das pessoas, sempre teve a sustentabilidade com uma de suas preocupações principais, desde a utilização de papel reciclado em seus processo, até a escolha de materiais e tecidos biodegradáveis, a fim de diminuir os impactos ambientais. Além disso, a grife pernambucana busca transmitir aos seus clientes, através de suas peças, uma forma de escapar da realidade intensa do dia a dia, relaxar e passar bons momentos com as pessoas importantes, por exemplo. Louise Vas nos conta mais sobre a Rush:

"As coleções são retratos das vivências imersas em nossa cultura: os lugares que fazem parte do nosso cotidiano, os artistas que crescemos lendo, ouvindo, estudando"

Como uma marca de moda de Pernambuco, nordestina, autoral, qual a mensagem que desejam transmitir?

Toda a história da marca vem atrelada à uma procura por fazer um produto de qualidade com conceito de moda, aliado à uma preocupação com as questões do meio ambiente. As coleções são retratos das vivências imersas em nossa cultura: os lugares que fazem parte do nosso cotidiano, os artistas que crescemos lendo, ouvindo, estudando. Ariano,  Brennand, Borges, Samico, Lia de Itamaracá entre outros artistas que fizeram parte dessa caminhada com a Rush, perpetuando nossa cultura pelo Brasil e mundo. Mas, para além disso, a Rush aponta o olhar para as colaboradoras diretas do seu time. Na fábrica, por exemplo, criamos uma estrutura e ambiente de trabalho com atmosfera leve. Temos a expectativa em seguir cuidado com respeito a todos que fazem parte do processo e que estão por trás dos produtos Rush Praia.

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Foto: usoassim (Reprodução/Instagram)

usoassim

Lançada de fato em 2016, mas idealizada desde 2015, a USOASSIM é mais uma das marcas de moda de Pernambuco que você precisa conhecer. Fundada pela publicitária Laís Dutra e pelo jornalista Alvaro Roberto, a marca tem como alguns de seus principais objetivos gerar identificação com o público e a igualdade de gênero, entregando modelos atemporais, minimalistas  e com design funcional. A versatilidade é uma das principais características das peças da marca, que tem uma comunicação leve, divertida e muito próxima de seus clientes.

 

O sócio fundador, Alvaro Roberto, nos conta mais sobre a marca:

Qual a mensagem que a USOASSIM deseja passar para as pessoas? Qual sua missão como marca de moda nordestina?

A missão da USOASSIM é levar estilo, versatilidade e conforto de maneira acessível e descomplicada, mostrando que não é preciso gastar muito para se sentir bem.

"É um orgulho para nós que a trajetória da USOASSIM seja marcada por um crescimento que tem como base uma operação 100% local"

Como tem sido a trajetória da marca até hoje, usando a moda como agente de transformação, e o que esperam do futuro?

É um orgulho para nós que a trajetória da USOASSIM seja marcada por um crescimento que tem como base uma operação 100% local, e que chega ao país inteiro, contribuindo para a inovação e valorização do polo têxtil do agreste pernambucano, o 2º maior do país. Nossa expectativa é continuar expandindo e fortalecendo a cena de moda nordestina.

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Foto: Akomb (Reprodução/Instagram)

akomb

A Akomb foi criada em 2013, movida pelo amor ao vintage e um visual elegante e clássico, da designer e diretora criativa, Priscila Martins - que também é responsável por toda a parte comercial e de estratégias de marketing, além das áreas administrativa e empresarial. A marca é uma empresa de vestuário, e a produção dela envolve desde a idealização, confecção, divulgação até a venda das peças e vende exclusivamente na sua própria loja online. Dentre seus principais os principais pilares da Akomb, em conversa com o STL, Priscila destaca a preocupação socioambiental e o consumo consciente. Entregando peças atemporais, de alta qualidade e com muita informação de moda. Isso tudo inspirando e despertando emoções e memórias afetivas de forma relevante, explorando a liberdade com um olhar de luxo alternativo. Além de proporcionar o sentimento de pertencimento a uma comunidade de mulheres fortes, divertidas e transparentes. Hoje em sua equipe, Martins conta com a colaboração de quatro pessoas, cada uma responsável por uma atividade específica. Pessoas comuns mas com talentos incríveis.

Qual a missão e a mensagem que a Akomb deseja transmitir, como uma marca de moda autoral nordestina?

Historicamente, nas décadas passadas, a desigualdade de oportunidades era um traço forte. Mas nós, nordestinos, estamos acostumados a pegar no pesado e ser perseverantes, pois acreditamos em nossos talentos. Nos orgulhamos e nos destacamos em nossos trabalhos por conta própria, e isso é gratificante! Na Akomb, o design pode não levar traços regionais, pois entregamos algo mais sutil e globalizado, mas nunca perdemos a essência. Contudo, nossa história tem uma narrativa de uma mulher forte, que começou do zero. Buscando igualdade, e que sentia a falta de oportunidade em termos de expansão, mas que acreditava no processo. Além disso, é um orgulho poder capacitar pessoas comuns em grandes mulheres empoderadas e inspiradas. É um ato de política! Não gostaria de falar que só o Nordeste é incrível, mas que todas as regiões do Brasil têm sua história de luta, conquistas, e suas singularidades. Mas acredito que se você descobrir seu talento, correr atrás dos seus sonhos, sendo perseverante e confiando no processo de amadurecimento, você pode conquistar sua posição no mercado. Apesar de não ser uma missão nada fácil, é necessário ter voz e expressão. E assim, do Nordeste para o mundo.

Oush - criação Oush - marcas de moda de Pernambuco - Inverno 2022 - campanha - https://stealthelook.com.br
Foto: Oush (Reprodução/Instagram)

oush

Eduarda Collier e Cora Viterbo, são as mentes criativas por trás da super descolada e alto astral, Oush. A última, mas não menos importante, das marcas de moda de Pernambuco que apresentamos hoje, a Oush nasceu em 2015, atendendo primeiramente o público masculino, entregando peças com modelagens atemporais e confortáveis, mas com visual super descontraído, autêntico e colorido. Mas logo o ar super fun da marca caiu no gosto do público feminino, o que fez com que seu mix abraçasse todos os gêneros. As estampas originais, criativas e com muitas referências brasileiras são o carro chefe da etiqueta recifense, que se define como “fluida, atemporal e 100% brasileira”.

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