7 mulheres negras latinas e caribenhas que mudaram o mundo da moda e beleza

por Graucianna Santos

O ano era 1740, a protagonista da cena era Tereza de Benguela. Uma forte liderança na estrutura política, econômica, social e administrativa de um quilombo que abrigada mais pessoas do que juntos poderíamos receber em nossas casas. Mulher negra contribuiu com seus feitos e inspirou o dia 25 de julho, data que se tornou um memorial internacional para as mulheres negras latinas e caribenhas que traz um reconhecimento gigante da nossa luta e resistência. 

A data lembra a cultura, identidade e o legado negro, e nos impulsiona a olhar para as contribuições feitas por mulheres negras como importantes, alem de ajudar a combater o sexismo e o racismo.

Como um portal de tendências de moda e beleza, não poderíamos deixar de trazer figuras dessa geração que têm ganhado destaque e notoriedade no mercado, mudando o cenário, dando voz a outras mulheres negras e se tornando referência para os pequenos futuros afrodescendentes. 

luanda vieira  - mulheres negras  - mulheres negras latinas e caribenhas  - beleza negra  - editora de beleza  - https://stealthelook.com.br
Foto: @luandavieira (reprodução)

_luanda vieira, editora de beleza da vogue

A primeira mulher negra brasileira a se tornar editora de beleza da Vogue Brasil, é de se inspirar muito! Luana Vieira é uma apaixonada por histórias e tem um currículo super inusitado e um tanto conectado. Foi bailarina por 20 anos, é apaixonada por moda, street style, é especialista em hi-lo e faz parte do comitê global de diversidade e inclusão da Condé Nast.

Dra Katleen Conceição  - pele negra  - mulheres negras latinas e caribenhas  - especialista em pele negra  - dermatologista  - https://stealthelook.com.br
Foto: @katleendermato (reprodução)

_katleen da cruz, dermatologista especializada em pele negra

Mulher de risada fácil, filha única mulher de pais gaúchos, Katleen ou melhor, Dra. Katleen, seguiu a profissão do pai, médico dermatologista e depois de muita luta, vivência e dedicação na área se tornou especialista em pele negra e viu sua carreira ganhar mais notoriedade após atender o ator Lázaro Ramos, que abriu as portas para que outras celebridades conhecessem seu trabalho e pessoas de pele negra pudessem ter a inspiração e o alívio de saber que existia alguém que pudesse cuidar de fato da pele - que têm patologias bem diferentes dos outros tons - com propriedade.

Rihanna  - Riri  - mulheres negras latinas e caribenhas - mulheres latinas  - fenty beauty  - https://stealthelook.com.br
Foto: @badgalriri (reprodução)

_rihanna, um pouco de tudo e empresária da beleza

Mulher barbadense com muito orgulho, é sucesso em tudo que faz e toca, atua na música, nas telas, na moda, na beleza e também em outros setores, sendo referência como uma das mulheres negras latinas e caribenhas de maior sucesso no mundo e como empresária. Rihanna é inspiração para nossa geração e movimenta diversos setores com muita ousadia e pé na porta. Ela balança as estruturas da indústria e leva muito a sério questões relacionadas à diversidade e representatividade, sendo uma das pioneiras a lançar diferentes tons de bases para peles negras.

marcia silveira  - executivas negras  - mulheres negras latinas e caribenhas  - mulheres negras  - L'Oreal  - https://stealthelook.com.br
Foto: @marcinhasilveira (reprodução)

_marcia silveira, gerente de comunicação lux l'oréal brasil

Uma mulher inspiradora apaixonada por marcas, pessoas e que recentemente se tornou gerente de comunicação da L'Oreal Luxe Brasil. Já passou pelo instituto beleza natural, empresa responsável pelo empoderamento de muitas mulheres por todo o Brasil através do cuidado com os cabelos crespos e cacheados. Já esteve à frente de projetos incríveis e hoje está posicionada em um lugar de destaque onde dará passos mais largos em relação  a agendas de inclusão, diversidade, sustentabilidade e tem um papel super importante que inspira muitas mulheres negras a lutarem para chegar em lugares como esses.

azéde jean pierre  - 25 de julho  - mulheres negras latinas e caribenhas  - mulher negra  - mulheres negras  - https://stealthelook.com.br
Foto: @azedejeanpierre (reprodução)

_azéde jean pierre, design de moda

Design de moda Haitiana conhecida por seu talento em fazer peças amadas por Michelle Obama, Naomi Campbell, Solange Knowles e Lady Gaga. Uma jovem estilista que inspira muita gente - e até na Forbes 30 under 30 já esteve. É uma super inspiração que merece estar na lista de mulheres negras latinas e caribenhas.

Stella Jean  - mulheres negras  - mulheres negras latinas e caribenhas  - estilistas negras  - estilista  - https://stealthelook.com.br
Foto: @stellajean_sj_ (reprodução)

_stella jean, estilista

A moda tem muitos talentos haitianos, muitas mulheres negras caribenhas que ganham destaque no setor. Stella Novarino, conhecida como Stella Jean é uma dessas que apesar do seu trabalho reconhecido na Itália e de ser a única mulher negra sendo membro da câmara italiana de moda, seu trabalho é aclamado, baseado em multiculturalismo e fusão cultural atrelado a alfaiataria italiana com estilísticas de diferentes culturas. Mulher inspiradora que é considerada protegida de Giorgio Armani.

Maria do Carmo  - maquiagem para pele negra  - mulheres negras latinas e caribenhas  - maquiagem  - Muene  - https://stealthelook.com.br
Foto: folhapress (reprodução)

_maria do carmo, criadora de produtos de maquiagem

Imagina que o fato de ser uma mulher negra a 30 anos atrás era mais desafiador que hoje em muitos sentidos. Você tem um trabalho incrível, é convidada por uma emissora de TV para uma entrevista e ao se ver na tela está completamente fora do seu tom de pele e totalmente descaracterizada. Foi assim que a advogada Maria do Carmo se sentiu. A partir dessa frustração, entendeu que o mercado da beleza ainda não conversava com o seu tom de pele e outros semelhantes e criou sua própria marca de maquiagem para a pele negra. A primeira no Brasil. 

Essa história inspirou e motivou outras tantas mulheres negras latinas e caribenhas a desenvolverem negócios, produtos e serviços que a partir de suas dores que hoje já conseguimos contar em mais de duas mãos empresas de beleza fundadas a partir daqui. Obrigada dona Maria do Carmo, por abrir o caminho.

_mulheres inspiradoras

Se você gostou dessas histórias de mulheres inspiradoras, nesse dia lembre delas e outras tantas com carinho, orgulho e inspiração. Inove em suas ideias, projetos e seja corajosa. Lute por seu povo ainda que seja com a moda e a beleza e compartilhe com a gente quem são suas inspirações de mulheres negras latinas e caribenhas para gente conhecer! 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar