De uma coisa nós estamos certas, a cultura Oriental é riquíssima em diferentes aspectos. Seja na culinária, que segue receitas milenares passadas de geração em geração, ou também no mundo do entretenimento e sua ascensão na música e nos filmes. E claro, não poderíamos esquecer também do mundo da moda, onde países como Japão e Coréia do Sul possuem um destaque gigantesco e são conhecidos por suas tendências asiáticas divertidas, diferentes e cheias de elementos maximalistas.
Claro que cada um dos 49 países que abrangem toda a Ásia possuem diferentes costumes, comportamentos e maneiras de se vestir, porém hoje nós vamos focar mais especificamente no street style de alguns deles, que é recheado de looks ousados, feitos para impactar e para expressar muita personalidade - é só dar uma olhada nas últimas semanas de moda e você entenderá do que estamos falando.
Ou melhor, é só continuar a ler aqui com a gente e descobrir oito tendências asiáticas que você provavelmente não conhece, e que merece sua atenção por suas características mais agenderless e repletas de criatividade. Vem com a gente:
lolita
Esse é, provavelmente, o estilo mais reconhecido nas ruas de Tóquio. Essa tendência é dividida em algumas categorias, dentre elas a gothic, sweet e punk, todas com diferentes aspectos, porém com a ideia central de se assemelharem com bonecas, usando perucas, vestidos rodados, alguns babados e maquiagem a caráter. Ou seja, se você gosta da estética kidcore, então têm chances de curtir o Lolita.
decora kei
E falando em kidcore, mais uma das tendências asiáticas que consiste em um look mais infantil é o decora kei, que significa "estilo decorativo" e a ideia principal é usar o maior números de acessórios e camadas em um mesmo visual, investindo no uso excessivo de presilhas, anéis, pulseiras e roupas bem chamativas.
visual kei
Como tudo que surgiu nos anos 80, o visual kei também é repleto de looks extravagantes, penteados excêntricos, e maquiagens pesadas. Apesar de ter sido reinventado com o passar do anos, a essência dos looks all blacks e com acessórios como correntes e spikes continua até hoje.
dandy casual
Na Coréia do Sul, ao contrário do Japão, as tendências asiáticas são menos excêntricas e mais conservadoras, porém isso não significa menos fashionismo, muito pelo contrário, essa é a prova de como a cultura Oriental é ampla e consegue se destacar independente das roupas ou estilos. Por exemplo, o estilo dandy é muito similar o preppy americano, com peças de alfaiataria, cores suaves e tricôs. Como os coreanos se importam demais com a aparência, o estilo para eles significa peças de caimento impecável e que rendem looks casuais que são despojados e sofisticados ao mesmo tempo.
girlie style
Bem feminino, o estilo girlie é composto por muitos babados, mangas bufantes e um visual delicado e feminino. Esse estilo é um contraste com o visual mais street style que outras mulheres da Coréia tendem a seguir - que é composto por peças largas, moletom e tênis.
culturalwear
A China viralizou no TikTok há pouco tempo atrás, os vídeos, repletos de muita confiança, eram um desfile de moda à parte. O street style de Shanghai é cheio de silhuetas diferentes e de peças versáteis, como calças de alfaiataria oversized e peças jeans, porém, também não é incomum ver muitas pessoas na rua com vestimentas tradicionais chinesas, como o hanfu - inclusive, essa roupa influenciou na criação do tradicional Kimono Japonês e o Hanbok Coreano.
e-girl
De todas, talvez essa seja uma das tendências asiáticas mais conhecidas ao redor do mundo. Esse estilo é o atual queridinho da GenZ e é basicamente composto por minissaias, t-shirts e correntes, além da maquiagem que tem um enfoque maior no blush, criando um ar sun kissed e nos delineados mais trabalhados. Outro fator muito comum do estilo e-girl é o tingimento do cabelo, geralmente em cores mais fortes e o uso de laços.