Os anos 2000 foram uma loucura em relação a moda. Sobreposições estranhas, penteados mirabolantes e muito, mas muito brilho cintilante nas maquiagens. Mas não tem escapatória, a moda é cíclica e, eventualmente, tudo o que vai, volta. Com as tendências dos anos 2000 não seria diferente.
Ao contrário dos anos 90, que voltaram do mesmo jeitinho e se adaptaram aos looks modernos, as trends da década de 2000 não estão sendo usadas exatamente como antes. Alguns itens pontuais vieram a tona, junto com a estética da época, mas com um pouco mais de discrição. Usando uma de cada vez e sabendo mesclar com peças atuais, as tendências dos anos 2000 tem um potencial gigante.
Por isso eu, que vivi uma infância e pré-adolescência intensa e usando praticamente todas essas trends, resolvi caçar no meu armário algumas peças que podem compor bons looks com influência dos anos 2000 - e alguns jeitos de como eu as usaria hoje, dez anos depois. Vamos:
Essa nova versão foi feita com uma bandana de verdade, mas lembro que quando eu era criança, tinha um top exatamente assim, com estampa que imita a bandana. É um jeito criativo de reaproveitar os lenços também como roupa, além dos jeitos mais tradicionais de usá-lo na cabeça.
Se você viveu os anos 2000 intensamente, com certeza já teve ou desejou uma calça cargo. Ela era super democrática, de Britney Spears à Avril Lavigne, ela era item indispensável no closet de todas as celebridades da época. Agora, elas estão menos baggy e um pouco mais discretas, mas a modelagem utilitária e cheia de bolsos já fez seu comeback e não deve ir a nenhum lugar tão cedo.
Essa calça aí que eu usei pra reproduzir um look dos anos 2000? Ela realmente é da época, lembro de ter comprado em 2007. É a única calça de cintura baixa que eu tenho e é o novo queridinho das fashionistas para deixar a barriga de fora.
Outra tendência que volta mais sofisticada é a de óculos de lentes coloridas, agora com armações mais sofisticadas. O gloss também se consagra na moda atual, indo muito além dos lábios. O efeito molhado agora é trendy nos olhos, na pele, nas roupas...
As regatas básicas e justinhas - eu tinha um estoque delas, uma de cada cor - também voltam e se tornam um dos básicos mais estilosos da temporada. Confesso que bateu um arrependimento de ter me desfeito de todas as minhas regatinhas.
O top faixa, o famoso tomara que caia feito em tecidos com bastante elasticidade (geralmente malhas tubulares), também foi herdado lá dos anos 2000 e voltam com tudo. Curtos ou compridos, eles foram os queridinhos do nosso verão e devem se manter por perto por mais algum tempo.