Quem sofre com a pele oleosa sabe que se a gente escolher os produtos errados, a nossa pele fica refletindo brilho o dia todo - e não no sentido glow saudável. Até a maquiagem pode virar uma vilã se ela não conseguir segurar a oleosidade e deixar a pele sequinha por mais tempo. A base, por exemplo, é sempre um problema, se ela não for matte o suficiente, em duas horinhas a oleosidade começa a aparecer no nariz, na testa, no queixo e por aí vai.
Mas por outro lado, existem produtos - e muitos, por sinal - que ajudam a disfarçar e a controlar a oleosidade da pele. Tem muito pó poderoso, bases matte, corretivos sequinhos e outros produtos que é só aplicar e pronto: secou! Eles são ótimos porque a gente não precisa se preocupar em ficar retocando a make de cinco em cinco minutos. Claro que dá pra levar um pó na bolsa pra garantir, mas é assim, se conseguiu controlar a oleosidade, ganhou espaço no nosso coração. O grande desafio é descobrir esses queridinhos, entender como usar e qual é quantidade certa de produto - vai dizer que você nunca colocou pó demais na maquiagem e o resultado ficou super fake? A gente separou os 8 cuidados com a maquiagem para quem tem pele oleosa. Anota todas as dicas:
Antes de começar a make, limpe o rosto. Isso vale para todos os tipos de pele, mas principalmente para as oleosas. Escolha um sabonete facial específico para o seu rosto e lave bem. Depois aposte em um tônico facial que vai potencializar a limpeza e ainda garantir que a pele fique sequinha por mais tempo.
Se você foge dos produtos hidratantes, tá indo pelo caminho errado. Até a pele oleosa precisa de hidratação, pois quando a pele entende que está muito seca, tende a produzir mais óleo para se proteger. O segredo é apostar em produtos levinhos e específicos para esse tipo de pele. Eles geralmente têm a textura em gel e absorção rápida, ou seja, você não vai ficar brilhando.
Escolher o primer certo é essencial. São eles que vão preparar a pele pra receber a base, o corretivo, o blush e todos os outros produtos. Escolha os com efeito matte, que deixam a pele sequinha e de quebra disfarçam os poros - um dos grandes problemas de quem sofre com a pele oleosa.
Nem precisa dizer que as bases matte são aliadas, né? A sorte é que tem muita opção por aí, com várias cores, texturas e preços. Prefira as que controlam a oleosidade ao longo do dia, ao invés daquelas que só disfarçam.
Os produtos cremosos são incríveis pra deixar a make mais fresh, mas eles não combinam com a pele oleosa - se você quiser muito testar, passe um pó por cima. Pra facilitar, invista nas maquiagens em pó - blush e bronzer principalmente.
Dica das boas: pra fazer a make do dia a dia use menos produtos, assim a sua pele respira e fica menos oleosa. O segredo é apostar no combo: bases bem levinhas, ou bb creams + corretivo. Os produtos que são a base de água são perfeitos porque não levam óleo na fórmula, dá pra passar sem medo.
Os lencinhos quebram o galho de quem tem pele oleosa. Tenha dois modelos sempre à mão: um para retirar a oleosidade ao longo do dia e outro para remover a make nos casos extremos - muitas vezes a nossa pele tá tão oleosa que o único jeito é demaquilar. Leve um bb cream na nécessaire, assim, você consegue camuflar espinhas e manchinhas.
Aqui vale a mesma regra da base: prefira os pós que controlem a oleosidade ao longo do dia. São eles que deixam a oleosidade longe da pele por mais tempo. O ideal são os que só matificam, assim, o resultado da make não fica pesado.