As roupas que usamos contam uma história, e quanto mais nos conhecemos, mais interessante e divertido fica o ato de se vestir. Feche os olhos e pense nos seus personagens favoritos de séries e filmes, como eles estão vestidos? Aposto que tem looks específicos que vem à mente, pense nos seus melhores amigos? Também deve ter itens que vocês conectam à eles. Dá para saber muito da personalidade de cada um ao analisar as peças que eles escolhem usar, a cartela de cores…como não podemos analisar cada um de vocês, decidimos começar essa coluna para analisar os looks dos nossos personagens favoritos e o que dá para perceber sobre cada um e óbvio, como podemos aproveitar esses insights para nossa vida. Nossa pauta da vez é Marianne Sheridan de Normal People, personagem de Daisy Edgar-Jones, baseada no livro do mesmo nome escrito por Sally Rooney. Inclusive já rolou post aqui falando sobre a lista de leitura que aparece na série.
A série mergulha sem receios em questões como identidade e a busca por amor, explorando temas como gênero, classe e capitalismo, tudo de uma forma acessível e incrivelmente envolvente. Somos testemunhas de momentos íntimos entre duas pessoas ao ponto de nos sentirmos quase intrusos daquela relação e todas consequências dela. O estilo de Marianne reflete o approach adulto da série, tem um quê de sofisticação, é autêntico e ainda sim, completamente desejável. Pessoas normais em situações nada excepcionais, mas com um ponto de vista que nos faz olhar para o cotidiano e considerá-lo de uma perspectiva diferente.
Cobrindo os últimos anos do ensino fundamental até o período da faculdade, durante a primeira parte da jornada, Marianne aparece com uniforme da escola e variações simples de itens casuais como jardineiras, mini saias, jaqueta de couro e suéters, parece que ela não quer pensar muito sobre a aparência e mantém tudo o mais descompromissado possível, com o passar do tempo e ela se tornando mais auto confiante, suas escolhas se tornam bem mais deliberadas e sua personalidade vai se afirmando.
Seu comportamento inicial rebelde esconde uma menina sensível e que tenta intimidar através de conhecimento extenso sobre diversos assuntos e excluir a preocupação de estilo de sua narrativa. Sua pretensa atitude de “não estar nem aí” é uma forma de proteção e isso transparece em suas escolhas de roupas. Já no período da faculdade, onde ela encontra um espaço mais acolhedor onde se sente aceita, suas composições vão crescendo em complexidade e fogem do lugar comum. Abaixo 8 lições e ideias para roubarmos do estilo boho intelectual com toques vintage tão inspirador de Marianne Sheridan de Normal People.
1. Brincos marcantes/statement: Sua predileção por brincos maxi ou com detalhes diferenciados aparece em diversos episódios e nunca deixa de ser eficiente. Eles emprestam charme à camisas clássicas, elevam peças básicas e são lembrete constante do poder dos acessórios para renovar os looks.
2. Sobreposições e mix de texturas: Marianne Sheridan sabe tirar proveito de dois dos melhores truques de styling que existem, lançando mão da mistura de elementos para enriquecer suas produções. Das malhas oversized usadas com sutiã aparente nos primeiros eps, até as camadas contrastantes de veludo, lã e camurça em seu armário de faculdade, é impossível não sentir vontade de se aventurar combinando tecidos diferentes e deixando até os looks mais simples instantaneamente mais interessantes graças à variedade de texturas e dimensões.
3. Décadas e estações: Se nos momentos de calor, seu estilo vai para os anos 50 e 60 com vestidos delicados e leves com ar dolce far niente, assim que as temperaturas baixam ela explora o boho invernal bem com carinha de Anos 70 apostando em comprimentos midi, cintos especiais e tons terrosos. A figurinista da série, Lorna Mugan, contou que vários itens são vintage o que traz ainda mais autenticidade para os looks da estudante que parece realmente ter garimpado as peças.
4. Festa: Apesar de ter uma estilo reconhecível e que não se encaixa nos padrões estereotipados de trendy, prezando por um ar mais atemporal. Em festas, ela transita mais entre estilos e se permite ousar e escapar do usual explorando possibilidades e permitindo que elas apareçam em looks divertidos e sexy como chokers, peças metalizadas, transparências, decotes e brilhos.
5. Peças femininas contrastando com outras mais relax: Misturando botas de cano alto e salto com pantacourt de seda, apelando para tecidos como cetim ou como em um de seus looks mais marcantes, o vestido preto midi com tênis branco usado na Itália. Despretensioso e lindo.
6. Cartela de cores: Tons encorpados como azul petróleo, vinho, laranja queimado, mostarda, e tecidos nobres como veludo enriquecem e trazem um ar elevado às suas composições que fazem um throwback à década de 70 e merece ser explorada.
7. Estampas clássicas: Marianne é fã das padronagens mais tradicionais, mas traz seu olhar único e incrivelmente elegante à todos. Assista para conferir uma aula em como usar poá, listras, xadrez e florais sem nunca cair no tédio.
8. Moda cozy: Se onde você mora está fazendo frio, prepara o print, o guarda-roupa de Marianne é prato cheio para se inspirar em produções de Inverno com casacos pesados, blusões variados e composições com meia-calça trabalhadas.