8 passos simples para ter uma relação de moda sustentável com o seu armário

por Giulia Coronato

A sustentabilidade na moda vem cada vez mais deixando de ser um diferencial para ser uma necessidade. A indústria da moda é uma das que mais polui e impacta negativamente o planeta, graças a eterna rotatividade do consumo. Nós nunca paramos de comprar roupas e provavelmente, nunca iremos. Então, já que é impossível e irreal pensarmos em um mundo sem o consumo de roupas, será que é possível tornar a moda sustentável?

Talvez não seja possível extinguir a pegada de carbono ou deixar a indústria 100% sustentável, limpa e transparente, mas há diversos passos e mudanças que podemos por em prática hoje, que terão impactos gigantescos e positivos na forma como nos relacionamos com a moda e melhor ainda, na forma como o meio ambiente é prejudicado com nossas atitudes. 

Por isso, para te ajudar a trazer a moda sustentável para a vida real e para o seu guarda-roupa, trouxemos 8 passos simples e rápidos de se inserir na rotina, que irão transformar a sua relação com a moda em algo mais saudável e menos prejudicial: 

Stella McCartney - Moda sustentável - moda sustentável - Outono - Red Carpet - https://stealthelook.com.br
Foto: Stella McCartney (Reprodução)

_o teste dos 30

O teste dos 30 é um truque simples e fácil de fazer na hora de comprar uma peça nova, ele serve como um mindset e devemos usá-lo sempre que estamos em dúvida de alguma compra. Antes de agir por impulso e comprar a peça em questão, se pergunte "Vou usar isso no mínimo 30 vezes?" Se a resposta for sim, compre. Mas você ficará surpresa de quantas vezes a resposta é não. Uma das formas mais funcionais de fazermos a moda sustentável presente em nossos dias, é tentando evitar a compra daquela peça que você sabe que só vai usar em uma ou duas ocasiões. Em vez disso, invista em algo com mais longevidade que você possa usar de novo e de novo. Escolha peças mais versáteis que podem ser estilizadas de maneiras diferentes, em vez daquele item que você sabe que vai sair de moda em um piscar de olhos.

_seja mais informado

A informação é a chave para tudo e na moda sustentável não é diferente. Para tornarmos nossa relação com a moda mais limpa e responsável, devemos saber por onde começar e onde consumir. Faça um pequeno trabalho de investigação para encontrar algumas marcas que estejam fazendo um trabalho mais sustentável e transparente. Depois de um tempo, seu repertório de conhecimento terá crescido e você terá uma grande variedade de marcas e rótulos para escolher. Está se tornando cada vez mais importante saber quem faz as nossas roupas, transparência é fundamental quando se trata de sustentabilidade, portanto é importante também termos a informação de onde uma marca obtém os seus materiais, do que são feitos e quão sustentável é o seu processo de produção.

_mude a sua relação com o consumo

Para nós, apaixonados por moda, é muito importante manter nosso guarda-roupa atualizado e interessante, e tudo bem! Mas, pra isso, não precisamos consumir desenfreadamente, existem diversas formas de estar por dentro das novidades do mercado, sem aumentar o consumo. Uma delas é comprar roupas de brechó, comprar uma peça que já existe é muito melhor e mais responsável do que comprar uma 100% nova. Outra forma ecologicamente correta de manter seu guarda-roupa atualizado é optar pelo aluguel de roupas e acessórios. 300.000 toneladas de roupas indesejadas são descartadas - não recicladas - anualmente, então compartilhar os nossos armários e contribuir para a economia circular é um passo em direção a um futuro mais sustentável na moda, desafiando a linha de produção linear da indústria que termina com as roupas sendo descartadas em aterros sanitários. Usar plataformas de aluguel em vez de comprar novos itens, ou compartilhar peças com amigas, sempre significa que menos será comprado e menos será deixado para poluir nosso planeta. 

It girls - Moda sustentável - Moda sustentável - Outono - Red Carpet - https://stealthelook.com.br
Foto: Stella McCartney (Reprodução)

_invista em roupas sem estação

Talvez o passo mais simples e real da lista seja esse, investir em peças sem estação. Só compre itens que você sabe que vai usar durante todo o ano. Do que adianta comprar diversos casacos de inverno super estruturados se moramos no Brasil e o inverno aqui é super rápido e ameno? Em vez disso, invista seu dinheiro em peças que a ajudarão em mais de uma temporada. Jeans, camisetas, vestidos clássicos, casacos e jaquetas atemporais deixarão o seu guarda-roupa muito mais sustentável e funcional. 

_doe

Por incrível que pareça, muitas pessoas descartam as roupas que não as servem mais, ao invés de doar. E esse comportamento simplesmente não cabe mais nos dias atuais! Doar suas roupas indesejadas ao invés de descartá-las ou deixá-las penduradas em seu guarda-roupa, ajudará outras pessoas a serem mais sustentáveis; elas irão investir em suas peças antigas, ao invés de comprar algo novo. Uma ótima maneira de fazer isso é ter uma política de one-in, one-out - o mantra de que toda vez que você comprar algo novo, você doará algo antigo.

It girls - Moda sustentável - Moda sustentável - Outono - Red Carpet - https://stealthelook.com.br
Foto: Stella McCartney (Reprodução)

_cuide melhor de suas roupas

Quer aumentar a vida útil de suas peças e usá-las por muito mais tempo? Fácil, cuide melhor delas! Parece óbvio, mas é muito importante. Claro, se você comprar roupas de melhor qualidade, elas provavelmente durarão mais, mas isso vale para tudo que está pendurado em seu armário. Cuide bem delas e você terá que substitui-las com menor frequência. Desde não pendurar seus casacos de sua caxemira até lavar seu jeans do avesso, vá além para garantir que suas roupas fiquem na sua melhor forma por mais tempo.

_aprenda a consertar

Não é porque sua peça rasgou ou descosturou que chegou a hora de passá-la pra frente. Aprenda a consertar suas roupas e acessórios - ou caso você não tenha nascido com habilidade manual, contrate alguém para fazer esse trabalho, é sempre bom termos uma costureira ou alfaiate de confiança nas mangas. 

_qualidade acima de quantidade

Esse é o mantra da moda sustentável e devemos sempre tê-lo em mente. Comprar peças de melhor qualidade e mais sustentáveis ​​provavelmente custará mais dinheiro do que comprar um produto barato. Mas e a longo prazo? Sim, custa mais, mas é provável que você o tenha por mais tempo e no fim das contas irá comprar menos, o que vai acabar saindo mais barato. Comprar de 10 a 20 itens de alta qualidade por ano, em vez de 60 peças mais baratas e menos ecológicas, reduzirá drasticamente a pegada de carbono das suas peças e você vai usá-las por muito mais tempo antes de substitui-las. Então mude sua mentalidade, economize para comprar peças mais caras e de melhor qualidade. 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar