As plantas tornam a nossa casa um lugar mais aconchegante, mais vivo, mais alegre. Mas, você está cuidando bem das plantinhas que tem em casa? Já criamos um guia infalível para não deixá-las morrer com dicas de como cuidar, regar certinho e saber observar os sinais que elas nos dão. Agora, convidamos de novo a expert em verde Luiza Fiorito para ajudar na missão de escolher as plantas para ter em casa, levando em consideração a luz que entra no seu lar. Isso mesmo, porque a quantidade de sol ou sombra que a planta toma tem tudo a ver com a saúde e o crescimento dela. Confira as dicas da Lu:
Pra torrar no sol sem medo
Algumas plantas amam pegar um bronze e o exemplar mais amado e conhecido entre elas é o cacto, essa plantinha exótica e linda, que se adapta bem a climas secos - até mesmo ao do deserto. Por isso, quando o assunto é resistência, não há como não lembrar logo deles! Outra danada verde e resistente, que curte um sol, é a suculenta!
E se você prefere flores e sua casa bate muito sol, plante dálias! Ou, para os mais íntimos, flor do sol. Ela possui flores e folhas macias que devem receber raios solares por no mínimo 6 horas ao dia.
Nem sol, nem sombra
Se a sua casa (ou alguns ambientes dela) é muito bem iluminada, mas não tem luz solar direta por horas a fio, você tem o que chamamos de "meia sombra". Nesse caso, a begônia por exemplo é ideal, pois é uma das plantas que gostam desse meio termo. Essas plantinhas de meia sombra precisam receber luz durante parte do dia, tomando sol na cabeça - cerca de 3 horinhas é o suficiente. No restante do tempo, elas devem ficar à sombra, ou seja, sem ter o sol diretamente em suas folhas. Se essas verdinhas fossem humanas, praticariam yoga e prezariam pelo equilíbrio. Nem sol, nem sombra, um balanço dos dois.
Sem luz direta, só claridade
O antúrio e a árvore da felicidade são plantas que sabem aproveitar o pouco de luz que recebem e não precisam de mais exposição solar, ou seja, se adaptam bem a ambientes com menor claridade. Quem precisa de sol quando já brilham na vida naturalmente, não é?
Se você não conhece a árvore da felicidade, saiba que ela é maravilhosa, tem um super simbolismo, é fácil de cultivar e adaptável aos ambientes internos. Diz a lenda que essa planta atrai prosperidade e nunca mais deixa a alegria ir embora da casa. PRECISAMOS! Já o antúrio, apesar do nome difícil, é muito popular no nosso país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza e já caiu nas graças de muita gente - vira e mexe, o vejo até em estampas de roupas!
Vivendo só de sombra e água fresca
As samambaias e avencas são algumas das opções que sobrevivem à sombra. Sem dor de cabeça, elas são ideais para se ter dentro de casa, pois não precisam de luz intensa ou exposição constante ao sol. Ah, e nem de muita água! Hello, dedos nada verdes, foco nessas plantas! Para decoração, uma boa ideia é pendurar a samambaia em vasos suspensos. Como é trepadeira, ela cresce e cria um efeito de cascata em lugares altos, como estantes e prateleiras. Fica lindo!
Ah, e antes de acabar, um última dica importante da Fiorito: sombra não é a ausência total de luz, breu, dark e noite eterna! Em um ambiente de escuridão total, suas plantas não irão crescer ou florescer.