8 práticas e hábitos saudáveis para incluir na sua rotina em 2021

por Giulia Coronato

Que tal começar 2021 implementando e incluindo hábitos saudáveis em sua rotina? O início de um novo ano é o momento ideal para chacoalhar um pouco as coisas, remover aquilo que não te serve mais e incluir novas práticas e costumes que irão te trazer diversos benefícios de curto a longo prazo. 

Estudamos aquilo que mais nos incomoda e aquilo que mais nos beneficia e montamos uma listinha de 8 práticas e hábitos saudáveis, alguns menores e outros maiores, para você finalmente dar uma chance nesse novo ano e mudar, nem que seja um pouco, sua vida. Vem comigo e prepare-se para boas mudanças: 

-                -                -                -                - https://stealthelook.com.br

_meditar pelo menos 5 minutos toda manhã

Tirar alguns minutinhos logo ao acordar para meditar pode trazer muitos benefícios para o resto do seu dia e para sua saúde mental, à longo e curto prazo. A meditação é um dos hábitos saudáveis com maiores benefícios para nosso psicológico, ela aumenta a concentração, diminui os hormônios causadores de estresse e promove um super bem-estar. Começar o dia meditando vai melhorar sua produtividade no trabalho, sua qualidade de sono e vai te deixar muito mais calma e positiva em todos os sentidos. Implemente já em sua rotina e veja melhora a partir do primeiro dia praticando. 

_limitar o tempo de uso do celular

Quer ficar assustada? Vá nas configurações do seu celular e veja seu tempo de uso diário. Você provavelmente vai se deparar com uma informação assustadora e vai sentir uma necessidade imediata de mudar isso. Durante o ano passado, meu tempo de uso do celular já chegou a bater 10h por dia, é claro que não me orgulho desse fato e é por isso que, a partir de agora, eu limito quantas horas por dia posso mexer no meu aparelho. Já é de conhecimento geral o quão prejudicial pode ser o extenso uso das redes sociais e o quão viciados e apegados nós somos de nossos smartphones e como todo vício, ele vem cercado de comportamentos degenerativos e depreciativos, então fique atento à isso e coloque limites em si mesmo para não perder o controle da situação.

_segunda sem carne

O vegetarianismo é atualmente a dieta que mais cresce ao redor do mundo, só no Brasil, o número de vegetarianos cresceu mais de 75% de 2012 até hoje e, acredite, ele só irá aumentar. Além dos diversos benefícios para a saúde, a dieta sem carne é a melhor do ponto de vista ambiental, já que a agropecuária é responsável por 70% de toda água consumida no mundo. 

Entrar em uma dieta sem carne é mais difícil do que parece e não é algo que você conseguirá fazer do dia para noite, por isso, que tal começar eliminando a carne do cardápio de um dia da semana? A Campanha Segunda Sem Carne é gigante, existe em todo o mundo e pode ser uma ótima opção para quem quer dar início ao vegetarianismo ou só quer diminuir um pouco o consumo de carne. Bora tentar? 

_começar um diário

Eu sempre tive diários, minha vida toda foi cercada de caderninhos inacabados, cheios de guardanapos colados e escritas borradas. Quando entrei na faculdade, acabei abandonando o hábito, mas sempre me divirto ao esbarrar em um antigo diário, acabo dando boas risadas e relembrando momentos queridos. Recentemente, ouvindo meu podcast favorito, o entrevistado da semana contou que mantinha um diário há 30 anos e como isso o ajudou a ter clareza em todas as decisões e momentos de sua vida. 

Ao escrevermos aquilo que sentimos ou aquilo que nos aconteceu, lidamos de uma forma mais leve com aquilo e não guardamos e absorvemos tudo para nos mesmos. Não precisa ser uma escrita diária, escreva quando sentir que há necessidade, você vai perceber o quanto vai te fazer bem e quando menos esperar já vai estar todos os dias separando alguns minutos para atualizar seu caderninho. Além de que, daqui alguns anos, quando você se deparar com diários antigos, vai ser uma viagem e tanto. 

_criar uma rotina de exercícios

Você provavelmente descobriu em 2020 que manter uma rotina de exercícios vai muito além de manter uma saúde física ou aparência em dia. Se exercitar é indispensável para uma cabeça saudável e tranquila, então, se você quer dar start aos hábitos saudáveis, comece aqui. Não precisa ser muito, 30 minutos diários já é o suficiente! Saia correr, faça lives de exercícios, pedale, nade ou se inscreva em uma academia, o importante é se mexer, se manter ativo e fazer disso um hábito. 

_andar mais a pé

Seguindo o tópico anterior, andar mais a pé traz diversos benefícios para nossa saúde física e mental, além de fazer com que você evite o trânsito exaustivo das grandes cidades. Então, sempre que possível, opte por ir andando aos lugares, você vai demorar mais alguns minutos mas seu corpo e sua mente irão te agradecer. 

_dizer o que sente

Que tal começar 2021 dizendo aquilo que sente? Chega de engolir seus sentimentos ou poupar os outros por medo ou insegurança, a partir de agora, se abra mais, fale o que sente e o que você quer. É pouco provável que as pessoas ao seu redor saibam como você está se sentindo e o que você precisa ou deseja, então, já está mais do que na hora de começarmos a verbalizar os sentimentos e expressá-los em voz alta. 

_repetir afirmações positivas

As palavras tem poderes. E não, isso não é um papo místico ou de autoajuda, muito pelo contrário. Segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Delfland de Saúde Mental da Holanda e o Centro de Memória da PUC de Porto Alegre, o poder das palavras e das afirmações é real. Segundo a pesquisa, pessoas otimistas tendem a ficar menos doentes e que pensamentos negativos podem prejudicar nossa memória e nossa saúde mental, por isso, precisamos treinar nosso cérebro para que a negatividade não tome conta, e repetir afirmações positivas são uma forma infalível. 

Ao repetirmos uma afirmação positiva, seja em voz alta ou pela escrita, moldamos a forma com que a nossa mente funciona. A palavra falada ou escrita provoca reações cerebrais que nos estimulam e nos jogam para cima, seja para trabalhar em busca de uma conquista ou simplesmente para nos sentirmos melhor. Muitos problemas, anseios e até doenças, surgem a partir do nosso pensamento, então é importante reeducá-lo e sempre ter uma abordagem positiva de si mesmo. 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar