8 segredos para eliminar e disfarçar os poros

por Lara Lincoln

Se você sofre com poros dilatados sabe muito bem como eles podem se tornar um vilão na hora da make, não é? O acabamento da base não fica natural, os produtos acumulam em todos os pontinhos pelo rosto e o iluminador destaca ainda mais a situação. Mas você não está sozinha, os poros dilatados são consequência da pele oleosa e mista, característica bem comum nas peles brasucas, e pioram com o clima tropical e outros fatores muito comuns na nossa rotina de beauté, como limpeza inadequada, falta de hidratação e proteção solar. 

Para entender a parte técnica, os poros são pequenas aberturas na pele pele por onde saem o suor, pelos e oleosidade - existem mais de 300 mil só no nosso rosto! Eles são mais frequentes na zona T, testa nariz e queixo, por serem áreas com maior excesso de sebo e glândulas sudoríparas e ficam mais visíveis na pele madura. A sorte é que temos diversos dermocosméticos e segredos de make para ajudar na missão, eles tratam, eliminam, disfarçam os poros e, de quebra, também ajudam a deixar o rosto sequinho ao longo do dia. Quer saber quais são esses truques? Papel e caneta na mão para anotar: 

Margot Robbie
Foto: Margot Robbie

Resíduos de maquiagem e impurezas pioram a situação, por isso, uma boa higienização é fundamental para remover o excesso de sebo que entopem os poros e causam o problema. Aposte em um bom demaquilante e lave o rosto duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Outro fator importante é utilizar um sabonete adequado, com ingredientes seborreguladores. 

Alanna Arrington
Foto: Alanna Arrington

Depois, aplique um tônico facial livre de álcool, esse produto vai agir profundamente e desobstruir poros - o que a ajuda a melhorar a acne. E não se esqueça da hidratação, ok? Os hidratantes equilibram a produção de sebo e devolvem água à pele, ou seja, o efeito rebote passa longe e o rosto fica homogêneo. 

Olivia Culpo
Foto: Olivia Culpo

Um dos maiores cuidados com os poros dilatados é o uso do protetor solar diariamente. O FPS cria uma barreira protetora no rosto e impede a ação dos agentes externos que pioram a aparência dos poros. Além disso, o protetor também previne rugas e manchas. 

Romee Strijd
Foto: Romee Strijd

Vale apostar em um produto específico para cuidar e controlar os poros. Existem diversas linhas por aí com ingredientes adstringentes que regulam o pH e minimizam a aparência dos pontinhos abertos. Dica: a Benefit tem uma linha bem completa específica para a situação, a The Porefessional, são diversos produtos que tratam e disfarçam as imperfeições. 

Taylor Hill
Foto: Taylor Hill

A esfoliação também é aliada, ela remove as células mortas e também melhora a aparência dos poros, é por isso que a pele fica tão macia depois do uso desse produto. Mas cuidado para não exagerar e remover a oleosidade natural do rosto, ok? Isso causa o efeito rebote e piora a situação. 

Yara Shahidi
Foto: Yara Shahidi

No assunto make, temos diversos aliados. Um truque bom - que já testamos por aqui - é apostar na técnica coreana Jamsu. O segredo é mergulhar o rosto por alguns segundos em um recipiente com água bem gelada, isso fecha instantaneamente os poros e ainda matifica o rosto. Depois, vá em um bom primer, ele é indispensável na produção e tem efeito óptico, o chamado blur, que disfarça a aparência. 

Kate Bosworth
Foto: Kate Bosworth

Os pós soltos translúcidos são poderosos! Como a fórmula é bem fininha, ele penetra nos poros e cria uma camada que disfarçam os pontinhos abertos. O resultado da make é impecável e longe de óleo. Outro segredo é apostar nas fórmulas minerais, elas possuem ingredientes suaves que cuidam do rosto. 

Liu Wen
Foto: Liu Wen

Esponjas, ativar! Essas ferramentas são ideais porque depositam os produtos pontualmente e não criam marcações pelo rosto. Fica mais fácil da base penetrar nos poros e o resultado é mais natural. 

Você também vai gostar