8 tendências de moda que foram popularizadas pelo Hip-Hop

por Inaê Ribeiro

A relação entre moda e música é antiga. Não é difícil encontrarmos um artista que ajudou a popularizar movimentos e tendências de moda, e tudo isso está diretamente ligado ao universo que o músico participa ou cria. Um dos grandes meios responsáveis por essa associação são os clipes musicais, que bombaram por muitos anos através dos programas de TV e, hoje, são as redes sociais e o Youtube os responsáveis por transmitir e viralizar os vídeos que os fãs aguardam ansiosamente.

Quando falamos dessas duas vertentes da arte, uma das maiores referências é o Hip-Hop, gênero musical que teve início no final da década de 70, em um cenário de violência urbana e sempre teve uma forte força social e cultural. O Hip-Hop chegou transformando e dando voz à comunidade negra norte-americana e isso não acontecia apenas através das letras nas músicas, mas também através da moda. O produtor e cineasta Sacha Jenkins, diretor do documentário “Fress Dressed”, sobre o gênero musical diz: “a moda sempre foi uma parte importante da identidade do Hip-Hop porque ela sempre foi uma parte importante da identidade negra na América”. 

As justificativas para a força da moda no cenário Hip-Hop estão muito ligadas ao fato daquele ser um grupo sempre silenciado, que não tinha espaço na sociedade, então controlavam a única coisa que conseguiam: sua aparência. Além disso, a moda era mais uma maneira de se expressar e exibir, logo não é difícil entendermos o porquê desse estilo ter interferido tanto nas tendências de moda. Agora que você já conhece um pouco da história, te apresentamos algumas das trends que vieram do gênero, seja que bombaram nas décadas passadas ou que usamos até hoje, vem com a gente:

TLC - tendencias-de-moda-tlc-oversized-total-jeans-hip-hop - tendências de moda - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: TLC (Reprodução)

peças oversized

Impossível começar por uma tendência se não as roupas oversized. Inicialmente, os jovens dos subúrbios usavam as peças em tamanhos maiores, pois eram as que herdaram de irmãos, primos ou doações, mas as peças se tornaram características daquele grupo, então, com o crescimento do Hip-Hop, eles levaram este estilo para a música. As peças oversized foram uma das grandes definições da moda Hip Hop do início dos anos 90 até o final dos anos 2000, mas que ainda hoje seguimos tendências de moda que seguem essa estética solta e volumosa.

Big Bank Hank of Sugar Hill Gang - tendencias-de-moda-big-bank-bucket-hat-hip-hop - tendências de moda - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Big Bank Hank of Sugar Hill Gang (Reprodução)

bucket hat

O bucket hat foi uma super trend no último verão, mas a história dele é antiga. O acessório, também conhecido como “chapéu de pescador” antes era usado apenas por esse grupo de artistas como uma maneira de se proteger da chuva, até que nos anos 80, o rapper Big Bank Hank of Sugar Hill Gang usou-o em um programa de TV e, assim, aos poucos o bucket hat ganhou espaço nos looks mais fashionistas.

Michael Jordan - tendencias-de-moda-michael-jordan-air-jordan-hip-hop - tendências de moda - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Michael Jordan (Reprodução)

tênis

Por muitos anos, o uso de tênis era único e exclusivo para a prática de esportes, mas na década de 1980, o surgimento da cultura Hip-Hop unido à popularidade do basquete, tornaram o calçado não só um acessório para o dia a dia como também símbolo de status, pertencimento e identidade da cultura negra. Outro fato que ajudou muito nessa popularização foi o surgimento da linha de calçados de Michael Jordan, a “Air Jordan” que apesar de ter sido lançada em 1985 ainda hoje é objeto de desejo.

Rihanna - tendencias-de-moda-rihanna-logomania-hip-hop - tendências de moda - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Rihanna (Reprodução/Instagram)

logomania

Uma das tendências de moda que usamos até hoje é a logomania, que nada mais é que a impressão do monograma das marcas nas roupas, acessórios e até mesmo na decoração. Uma das principais referências de surgimento dessa trend se dá nos anos 80, quando o estilista “Dapper Dan”, um dos pioneiros do streetwear, administrou sua própria boutique, no Harlem, em Nova Iorque, e começou a imprimir a logo de grandes marcas ilegalmente. Gucci, Fendi e Louis Vuitton eram algumas das grifes estampadas em couro, de maneira que antes nunca haviam sido feitas, mas também em móveis e interiores de automóveis. 

Logo, artistas de hip-hop como Jay-Z, P Diddy e LL Cool J começaram a desfilar com looks totalmente estampados, firmando assim a tendência. No final dos anos 80, a boutique foi fechada, mas rapidamente as marcas começaram a criar produtos que seguiam a mesma estética, atendendo assim a esse público. 

Biggie - tendencias-de-moda-biggie-camuflagem-hip-hop - tendências de moda - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Biggie (Reprodução)

camuflagem

A estampa de camuflagem é um clássico da moda streetwear e do Hip-Hop. Ela foi muito popularizada como looks de palco de grupos de rap que desejam refletir sobre a luta da vida como uma pessoa negra, além disso, o fato das peças serem facilmente adquiridas em lojas de excedentes do exército e resistentes eram outras vantagens para o uso das mesmas. Tupac, Biggie e Das EFX  foram alguns dos artistas que tiveram a camuflagem presente em seu guarda roupas.

Moschino - tendencias-de-moda-moschino-lais-ribeiro-hip-hop - tendências de moda - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Moschino (Reprodução)

acessórios personalizados

As correntes são um dos principais acessórios do Hip-Hop, principalmente nos anos 90. Elas estavam presentes nos looks do dia a dia, figurino de clipes ou até mesmo nos tapetes vermelhos e quando acompanhadas do nome do artista ou gírias, era ainda melhor. Os colares pesados e exagerados eram uma maneira de demonstrar status, fama e riqueza que estavam sempre combinados com roupas esportivas, criando assim o visual clássico e sem erro da moda rapper.

Tupac - tendencias-de-moda-tupac-2pac-bandana - tendências de moda - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Tupac (Reprodução)

bandanas

Uma das principais subculturas do Hip-Hop nos anos 90 foi o gangsta rap. Influenciado pela cultura de gangues de Nova Iorque e Los Angeles, esse subgênero ajudou a popularizar a tendência das bandanas. Durante aquele período existiam três grandes gangues que usavam cores específicas para se caracterizarem, o rapper Tupac era uma dessas pessoas que sempre desfilava com sua bandana azul. Agora, a tendência se espalhou pelo mundo todo e sempre está presente em festivais de música e sendo usada como acessório de cabelo.

Beyoncé - tendencias-de-moda-beyonce-grillz-hip-hop - tendências de moda - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Beyoncé (Reprodução)

grillz

Os grillz, joias para os dentes feitas de ouro, prata ou platina - e muitas vezes possuem aplicações de pedras preciosas -, são outros acessórios super característicos dos gangstas e recentemente voltaram a aparecer entre as famosas fashionistas. Rihanna, Katy Perry, Madonna e Beyoncé foram algumas das celebs que apostaram no acessório em premiações e figurino de clipes. Uma coisa é certa: eles são sim ousados, mas trazem uma super força ao look.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar