O guia do sérum para iniciantes

por Giovana Marcon

Você com certeza já ouviu ou leu por aí a palavra sérum. E você provavelmente sabe que eles são associados à skincare. Mas e para o que eles realmente servem? Em meio a tantas palavras difíceis em suas composições (ácido hialurônico, retinol e por aí vai...), como saber qual é o ideal para a sua pele? Realmente vale a pena inserir mais um passo na sua rotina de beleza? Essas dúvidas são comuns e tudo bem você não saber a resposta para todas elas, nós estamos aqui para explicar tudinho.

A primeira coisa que você precisa saber é: sérum é uma substância fina que é aplicada antes do hidratante e protetor solar. Eles possui ingredientes concentrados (ou seja, mais potentes) para cada necessidade cutânea - acne, pele seca, linhas de expressões... E eles foram feitos para ser um cuidado diário, então não confunda com máscaras ou peelings que você faz uma vez por semana. Resumindo, ele funciona como um primer cheio de benefícios que vai deixar sua pele incrível.

Agora que você já sabe para que ele serve, confira os principais tipos para escolher o sérum ideal para sua pele e fazer um investimento certeiro (afinal, eles são um produto um pouco mais caro). Dá só uma olhada no nosso guia e prepare-se para alcançar a pele perfeita:

lettering - lettering - lettering - lettering - lettering


Para peles secas e que precisam de um boost de hidratação, procure séruns com ácido hialurônico na composição. Ele é um ativo com poder umectante, ou seja, além de propriedades hidratantes e estimulantes de colágeno, ele retém a água na sua pele de maneira muito mais efetiva - assim, quando você passar um hidratante, ele vai ser absorvido muito melhor. 

lettering - lettering - lettering - lettering - lettering

Aqui, os ácidos também entram em ação. Se você tem pele acneica, procure por ingredientes como ácidos alfa-hidroxi ou ácido salicílico. Eles trabalham para eliminar o excesso de oleosidade e também desobstruir os poros, suavizando a textura da pele. Em junção com óleos essenciais, como o que indicamos abaixo, o sérum combate a acne enquanto acalma a pele e a mantém limpa.

lettering - lettering - lettering - lettering - lettering

A famosa vitamina C! Os séruns com esse componente são considerados antioxidantes por iluminar a pele, evitar o envelhecimento biológico, prevenir e eliminar manchas escuras - como as de hiperpigmentação por acne ou manchas de sol. Procure por fórmulas com até 20% de concentração e que também contenham ácido ferulico e vitamina E, que estabilizam a vitamina C (sozinha, ela é extremamente sensível ao ar e exposição a luz). O resultado é um sérum que combate a multiplicação dos radicais livres e protege a pele dos efeitos nocivos do vento, da poluição e demais fatores prejudiciais à saúde cutânea. A vitamina C também estimula a síntese de colágeno e elastina, proporcionando firmeza à pele.

lettering - lettering - lettering - lettering - lettering

Retinol é o melhor redutor de linhas da vez! Ele é ainda mais potente que o ácido alfa-hidroxi na função de suavizar a pele, mas pode levar até três meses para mostrar resultado, então é preciso de um pouco de paciência. Anotado?

Você também vai gostar