10 TED Talks Que Você Precisa Assistir
foto: (Reprodução/Google)
listas

10 TED Talks Que Você Precisa Assistir

A inspiração para mudar certos aspectos da vida, assim como pontos de vistas, pode surgir a partir de ensinamentos adquiridos a partir das percepções de outras pessoas. E é justamente este o objetivo dos TED Talks, você já conhece?
 São palestras em formato de vídeos curtos (de no máximo 18 minutos), cujo propósito é a disseminação de ideias. Os talks são gratuitos e disponibilizados online, tanto no site como no YouTube. Inicialmente, as conferências eram focadas em tecnologia, entretenimento e design, mas atualmente a cobertura de assuntos é tão extensa que muito provavelmente você encontrará um de seu interesse. Já que é uma tarefa muito difícil eleger um talk preferido, Manuela Bordasch, a nossa co-founder, listou 10 dos favoritos dela:

1. 10 maneiras de conversar melhor - Celeste Headlee

Acreditamos que sabemos conversar, quando na verdade nos foi ensinado um modo de interação no qual não escutamos de fato quem está falando. Nesse talk, Celeste ensina as 10 regras essenciais para uma conversa mais proveitosa, desde a plena atenção em quem está falando até uma sugestão de quais informações devemos evitar falar.

2. Por que os 30 não são os novos 20 - Meg Jay

A psicóloga Meg Jay desmistifica os 20 anos com uma visão um tanto quanto necessária sobre essa década: é a época de explorar, experimentar e se redescobrir, mas não é por isso que devemos empurrar as decisões mais sérias para os 30 anos. O tempo é fugaz e o mal planejamento de certos aspectos da vidas reflete negativamente por muitos anos.

3. O poder da vulnerabilidade – Brené Brown

Temos medo de nos permitir a diversos sentimentos e situações. E é justamente esse medo da vulnerabilidade que nos impede de sermos gentis conosco. Aqui, a pesquisadora Brené Brown nos lembra que a vulnerabilidade é inerente ao ser humano e a considera um ato de coragem.

4. Escute a vergonha – Brené Brown

Outro assunto explorado por Brené Brown é a vergonha. Nesse talk, a pesquisadora distancia a vergonha da fraqueza e a encara como epidêmica na sociedade, sendo que a melhor forma de lidar com ela é a empatia.

5. Por que todos temos que praticar os primeiros socorros emocionais – Guy Winch

Guy Winch questiona o porquê das pessoas não procurarem um profissional assim que começam a perceber os primeiros sinais da dor emocional, alertando a necessidade do cuidado da saúde mental na mesma medida em que as pessoas estão habituadas a se preocupar com a saúde física.

6. Por que o trabalho não ocorre no local de trabalho – Jason Fried

O especialista em produtividade e trabalho, Jason Fried, encara o escritório como um lugar impróprio para a realização do trabalho e que, ao invés de ajudar a se concentrar, é um ambiente de distrações.

7. Por que fazemos o que fazemos – Tony Robbins

Para o palestrante, as nossas ações são sustentadas por seis necessidades humanas, quatro das quais todas as pessoas eventualmente entram em contato. A teoria de Tony ainda apresenta duas forças invisíveis que nos moldam, são elas o estado emocional/físico e o modelo de mundo.

8. O preço da humilhação – Monica Lewinsky

Moninca Lewinksy aponta para um assunto que ainda não recebeu a devida atenção: humilhação pública online e como isso afeta a reputação da pessoa. Em tempos digitais, a internet permite inúmeras facilidades, mas também contribui para que uma notícia negativa tome proporções até então inconcebíveis, cujas consequências são preocupantes.

9. Como grandes líderes inspiram a agir – Simon Sinek

Nesse talk, a importância da figura do líder não se limita a autoridade, mas na verdade corresponde a uma pessoa ou organização que possua a habilidade de inspirar aqueles a sua volta ou então que seja capaz de enxergar a inspiração em outras pessoas.

10. Por que grandes líderes te fazem se sentir seguro – Simon Sinek

Mais uma vez, Simon reforça o discurso de que as funções de um grande líder ultrapassam mera administração do negócio, se estendendo a criar uma atmosfera de confiança e segurança no ambiente de trabalho. Para o palestrante, a compreensão dessa responsabilidade é tamanha, a ponto de afirmar que a liderança difere da autoridade e é uma escolha.

Esses 10 TED Talks podem te inspirar a enxergar certos aspectos sob uma ótica até então não imaginadas. No próximo mês a Manu vai indicar mais alguns dos talks favoritos dela! E você, qual tema gostaria de ver por aqui?

mais posts