Pele de Gestante: tudo o que você precisa saber

por Aline Santos

Se você está grávida ou pelo menos com planos de engravidar continue esse post e tire todas as suas dúvidas sobre como manter o skincare em dia e quais os devidos cuidados na escolha dos produtos.

Conversamos com a dermatologista, Dra. Giovana Moraes, da Ego Clínica  para saber melhor e mais afundo tudo o que as gestantes podem ou não usar na pele nos meses de gestação e até mesmo depois quando começam a amamentar. Perguntamos sobre quais são os ácidos indicados, se durante a gravidez é possível fazer as aplicações de botox e você sabia que dependendo da composição até alguns cremes e produtos de limpeza de pele podem ser prejudiciais?

Vale lembrar que cada tipo de pele é diferente e o mais indicado é procurar um dermatologista de sua confiança para que possa te indicar os produtos específicos.

Para tirar algumas das suas maiores dúvidas confira a entrevista completa abaixo:

Blair Staky - gestantes - grávidas - rotina de beleza - cuidados com a pele
Foto: Blair Staky (Reprodução/Pinterest)


Dra. Giovana Moraes - dermato - rotina de beleza - gestante - grávidas
 "Gestante não pode usar muitas coisas e tem que tomar cuidado na verdade. Uma das coisas mais legais para colocar na rotina de beleza da gestante é um hidratante bem potente, óleo de banho daqueles à base de amêndoa e semente de uva, para não ter estrias. Hoje têm os prontos e manipulados que a gente pode fazer para hidratar, tanto no banho como fora, pois quanto mais hidratada essa pele, mais ela tem elasticidade para evitar a estria, principalmente na região do seio, abdômen, glúteo e pernas que esticam bastante". 
Dra. Giovana Moraes - cuidados com a pele - rotina de beleza - gestante - grávidas
"Todos os protetores solares que existem não têm nenhuma contra indicação e deve-se usar ainda mais por precaução, pois a chance de desenvolver melasma durante a gestação é alta pela alteração hormonal."
Dra. Giovana Moraes - cuidados com a pele - rotina de beleza - gestante - grávidas
 "Eu acho que não tem um específico para gestante, mas nessa fase como a alteração hormonal é muito grande, muitas pacientes fazem acne durante o período gestacional. Então tem que optar por hidratante mais sequinho à base de água e oil free. Pode sim usar e o ideal é que se estiver sentindo a pele seca, deve-se usar um hidratante antes da maquiagem, e aliás, todo mundo deve usar, grávida ou não!"
Dra. Giovana Moraes - cuidados com a pele - rotina de beleza - gestante - grávidas
"Eu recomendo para a gestante sempre fazer na rotina de beleza dela a vitamina C. Pode usar como antioxidante, é liberado e tem vários hidroxiácidos que a gente pode usar para manter a pele mais bonita, sem acne e evitar melasma durante a gestação. Vitamina C ajuda a clarear e também prevenir, ele é um antioxidante para não deixar manchar, usar de manhã antes do filtro ou à noite é bom para diminuir o risco de aparecer melasma".
Dra. Giovana Moraes - cuidados com a pele - rotina de beleza - gestante - grávidas
"Tem o ácido azelaico, acido kójico, ácido fítico, todos esses podem ser usados em uma formulação de clareador. Não pode ácido retinóico de jeito algum! Então tem que tomar cuidado com o que está usando, porque é comum encontrar nesse cremes rejuvenescedores para usar à noite prontos, que alguns ácidos que não são mencionados na fórmula. Por exemplo, essas composições que têm na Clarins ou da Clinique, eles têm uma composição às vezes dentro que eles não falam a porcentagem, até porque não é fórmula aberta para farmácia de manipulação não copiar. Tem que tomar cuidado e preferir produtos que não contêm ácido retinóico e nem salicílico, porque são os mais perigosos na gestação. O legal é você ir na dermatologista quando você engravidou ou pré-engravidar para realmente selecionar."
Dra. Giovana Moraes - cuidados com a pele - rotina de beleza - gestante - grávidas
"Os óleos naturais, como o de jojoba, são uma opção para passar no rosto antes de lavar para tirar a maquiagem. Nas formulações a gente pode colocar, não ele puro porque ele puro pode dar um pouco de oleosidade. Para tirar a maquiagem, dependendo se você tem um tipo de pele oleosa e usa no rosto, na área dos olhos é tranquilo, pois eles ajudam bastante a tirar rímel à prova d'água mas se usar no rosto todo, é bom retirar o excesso para evitar acne."
Dra. Giovana Moraes - cuidados com a pele - rotina de beleza - gestante - grávidas
 "Uma das coisas bacanas para evitar as manchas é manipular um ácido permitido na gestação em uma fórmula bacana, a vitamina C e muito filtro solar". 
Dra. Giovana Moraes - cuidados com a pele - rotina de beleza - gestante - grávidas
"O que a gente costuma fazer de procedimento durante a gestação e amamentação é uma limpeza de pele trimestralmente em consultório que ajuda bastante a tirar esse excesso de cravos para não virar acne. Outra coisa que pode fazer durante a gestação é led, seja azul ou vermelho, ele é bom porque estimula o colágeno e ajuda a evitar acne também, ele é bactericida e é liberado.
O laser de ND VAG que é uma das plataformas é o spectra, ele é um laser não ablativo que fecha poros, diminui pigmentação e pode ser feito durante a gestação. Não faço botox na gestação e nem na amamentação, primeiro porque não tem estudos comprovando que não pode e nem que pode. O ácido hialurônico teoricamente é liberado, então se estiver naquele desespero de estar com uma ruga, a gente até faz porque é liberado. Outra coisa que pode ser fazer na gestação é o microagulhamento sem o calor da rádio frequência. Peeling de diamante e de cristal também pode fazer porque é só uma esfoliação leve na pele. São várias coisas que você pode fazer durante a gravidez para manter a pele bonita, além de usar em casa um antioxidante bacana, um sabonete ou tônico. Um dos hidratantes prontos que eu gosto muito é o Bio Oil, ele é muito bom para trabalhar a elasticidade". 

 

Para mais informações e agendar uma consulta, entre em contato direto com a Dra. Giovana Moraes:

Telefone Ego Clínica: (11) 26194001
Whatsapp Ego Clínica: (11) 988961607

Você também vai gostar