Tchau, tchau poros abertos!

por Bruna Lys

Poros: aquilo que todo mundo tem. Não existem escapatórias para esses furinhos em nossa pele, até porque (e antes que pareçam um problema), eles são essenciais para o nosso corpo, pois são como as "passagens" para a saída dos pelos, secreções das glândulas sudoríparas e sebáceas. 

Porém, o que realmente incomoda muitas pessoas é um estado específico dos poros que, isto sim, nós podemos agir contra: a superdilatação! Seja pelo excesso de oleosidade produzida, aumento de temperaturas e alguns outros fatores (incluindo até a genética!), esta característica de poros muito abertos e aparentes podem gerar desconforto, mas existem algumas práticas que podem ajudar e muito. E digo mais: além da redução visível dos poros muitos outros benefícios ocorrem em paralelo para sua pele, viu? Se a curiosidade bateu forte para saber logo das nossas dicas, venha por aqui:

banner - banner - banner - banner - banner
Foto: (Reprodução/Pinterest)


banner - banner - banner - banner - banner

LIMPEZA DA PELE! Sabemos que esta sempre será a recomendação mais clássica para qualquer tratamento skincare, mas para não soar como aquela coisa genérica e "mais do mesmo", te explico o porquê desse hábito ser tão relevante no combate dos poros abertos: sendo cada um desses "furinhos" responsáveis por parte do "respiro" necessário para nossa pele manter sua saudabilidade, é necessário garantirmos que eles estejam sempre limpos, evitando qualquer obstrução desses "canais" - o que pode, inclusive, gerar o aumento da acne! Lave bem o rosto, retire os resíduos de maquiagem e sujeira que é normal acumular durante o dia e não esqueça de finalizar com um tônico. Ah, escolher os produtos específicos para seu tipo de pele também é essencial :)

banner - banner - banner - banner - banner

A esfoliação também é uma prática com benefícios diversos nos cuidados da nossa pele e, especificamente, para a questão dos poros dilatados ele reforça a limpeza dos mesmos, evitando qualquer resquício de poluição, sujeira e maquiagem que possam estar resistentes e prontos para inflamar alguma região, ocasionando acne. Aderir esse momento esfoliante uma vez na semana já faz toda a diferença e cuidado com o excesso para não gerar nenhum efeito rebote! Esfolie gentilmente seu rosto e não faça isso diariamente, pois esse boost constante, ao contrário do esperado, pode gerar irritação na pele e ainda aumentar a oleosidade.

banner - banner - banner - banner - banner

Quem acompanha muito as pautas de beleza já deve ter percebido como a hidratação sempre está como uma necessidade presente em todos os cuidados que queremos e devemos ter com nosso corpo, né? Pois bem, para combater a superdilatação dos poros não é diferente. Precisamos garantir sempre uma pele bem hidratada, pois isto reflete de formas variadas (e positivas) e, no caso presente, os poros se mantêm mais controlados e com textura mais homogênea.

banner - banner - banner - banner - banner

Para qualquer contato de água que você tenha na sua pele durante o skincare, dê preferência para as temperaturas mais frias! Assim como o calor dilata os poros, o frio os contrai - o que reduz visivelmente o tamanho dos mesmos e também auxilia na proteção contra quaisquer impurezas que possam entrar neles, inflamando e gerando cravos ou espinhas.

banner - banner - banner - banner - banner

Sabemos que classificar uma "boa alimentação" não é das coisas mais simples. Independente das necessidades e preferências de cada um, aqui, o que queremos dizer é para manter a atenção ao que você está ingerindo no seu dia a dia. Os alimentos mais gordurosos, colaboram para o aumento da oleosidade de nossa pele, o que é um fator direto para o aumento dos poros, por exemplo. Opte sempre por opções mais saudáveis e deixe o junk food  para aqueles momentos mais de quebra da rotina - o equilíbrio sempre será nosso melhor amigo.

banner - banner - banner - banner - banner

Além das práticas anteriores, podemos incrementar produtinhos focados para os poros muito abertos, sendo o auxílio extra que faltava para acelerarmos este processo de redução. Cremes, máscaras e primers específicos para esta finalidade dão o suporte essencial no tratamento e prevenção da superdilatação, sem se privar de coisas que você gosta (alô maquiagem!). Logo abaixo você pode conferir nossa seleção mais que recomendada para te ajudar no resultado que deseja.

Você também vai gostar