BGS: Lua

por Carol Carlovich

Navegar horas e horas pelo nosso "Explorar" do Instagram ás vezes pode nos render a descoberta de muitas coisas incríveis: aquela marca com uma proposta super inovadora, uma página super fofa com frases de incentivo e fotos de cachorrinhos e, quando damos sorte, perfis de mulheres incríveis. Para trazer de volta uma das nossas séries mais antigas, o Brazilian Girl Style, tenho a honra de apresentar uma dessas mulheres, que encontrei por acaso no Instagram (obrigada, algoritmo!) e que vem me inspirando cada vez mais por lá.

Representante da comunidade trans e percursora do movimento #BodyPositive, a Lua, nossa BGS da vez, é dona de um perfil na rede cheio de looks e makes incríveis, onde ela também discute questões importantes como autoestima, quebra de padrões, preconceito e representatividade. Hoje, você vai ter a oportunidade de conhecê-la um pouco mais: desde os seus hobbies, suas inspirações e seus sonhos, até o seu estilo e suas peças favoritas na hora de montar um look bapho. Seu bom humor, carisma e talento são apenas alguns dos motivos pelos quais eu garanto que, ao final desse post, você vai querer apertar o Follow e acompanhá-la também. Vem com a gente:

lua - bgs - entrevista - brazilian girl style - looks


Oieeeeee, tudo bem?! Prazer, meu nome é Lua, mas você pode me chamar de Lu! Sou uma garota transexual de Mato Grosso do Sul, tenho quase 22 anos e sou uma amante daquela moda sincera e singular! Aquela que cada um tem e usa para se expressar? Então… Faço jornalismo (estou no oitavo semestre) e não vejo a hora de trilhar o meu caminho como uma jornalista de moda. Além de estudiosa, sou uma grande farrista. Sou amante de roles louquinhos e com coisas inesperadas, sabe?! Role sem funk pra mim nem é rolê! Meus melhores momentos são com os meus melhores amigos, sem dúvidas… Eles me completam! Os meus hobbies preferidos são assistir a programas que eu gosto no youtube/netflix/afins e experimentar culinárias diferentes… Amo conhecer novos sabores e avaliar a culinária dos restaurantes! A um tempo atrás tinha até uma seção exclusiva no meu insta que eu falava sobre os restaurantes aqui da minha cidade! Meu instagram é quase um roteiro da minha vida…. Posto meus looks, minha rotina de pele, minhas makes, enfim, é um arraso! Sou bem das que se expôem, hihi!

lua - bgs - entrevista - brazilian girl style - looks

A minha paixão por moda veio com a admiração que sempre senti pela minha mãe. Sempre amei ver como ela se vestia, ver ela fazendo compras e brincando com as combinações de animal print, uma das estampas que ela mais gosta! Lembro que os dias de compras eram uma diversão pra mim… Entrava no meio dos cabides e realmente fazia uma bagunça fashion hahaha Mas a minha paixão mesmo veio depois da minha transição! Sempre achei a moda masculina muito chatinha e sem graça, normal, né?! Sempre houve mais liberdade de cores, estampas e modelos, e quando montei meu primeiro lookinho, fiquei maluca! Me senti livre para abusar da liberdade da moda que sempre quis! 

lua - bgs - entrevista - brazilian girl style - looks

As Redes Sociais trouxeram um avanço maravilhoso para a libertação corporal, que ainda é bem reprimida, mas acho que as pessoas tem uma consciência muito maior daquelas limitações e padrões impostos, sabe?! Então por mais que seja forte, já é mai fácil resistir a essas opressões. Além disso, existem pessoas maravilhosas que estão sempre ajudando e passando ideais de empoderamento, né?! A Bia Gremion, Alexandra Gurgel, Ju Vecchi, Bryanna Nasck, Rosa do Barraco, entre outras, foram e são meninas que me ajudaram e ajudam muitas outras até hoje! As redes sociais também trouxeram um conhecimento maior para as pessoas sobre a população LGBTTQ+, o que é algo muito importante… Estamos descontraindo preconceitos!! Eu, como mulher trans e criadora de conteúdo, sinto na pele os comentários do público que são… “eu nunca tinha conhecido uma mulher trans antes de você e achava que era completamente ruim”… Mas o que é o ruim também, né?! Da pra perceber muito o medo das pessoas em relação ao desconhecido, sabe?! O que acaba motivando o ódio… Por isso acho que a internet ajudou muito nessa questão de trazer o conhecimento do que é a população LGBTTQ+ e afins, pela desconstrução que ela leva até as pessoas… Além, é claro, de ajudar pessoas a se descobrirem e se aceitarem! O conteúdo chega a quem precisa… 

lua - bgs - entrevista - brazilian girl style - looks

Algo que ainda sinto de maneira muito forte é a de provação, sabe?! Existem vários pormenores e estigmas que perseguem uma pessoa trans… O que mais me barra e me deixa para baixo é a necessidade constante de ter que provar para os outros que sou capaz. Além de sempre ter que dar um chega para lá em algum engraçadinho que acha que sou um brinquedinho sexual nas redes sociais. Eu tenho um canal no youtube em que falo sobre questões que envolvem a transexualidade, moda e afins e, recentemente, um vídeo meu viralizou… Recebi comentários horríveis que me hipersexualizuavam e hipersexualizavam a minha convidada. Coisas horríveis! Acho que esse estigma de que homens podem fazer o que quiserem com uma mulher também é algo que me deixa fula da vida, sabe?! Essa liberdade demais que as pessoas acham que tem é algo que me assusta um pouco… O comentar é algo muito delicado e deve ser feito de maneira consciente. Acho que o meu principal desafio de agora é uma depressão que veio em má hora e bem desavisada. Estou seguindo balançadinha, mas seguindo! VAMOS JUNTAS!

lua - bgs - entrevista - brazilian girl style - looks

Eu sigo milhares de blogueiras, pois gosto de estilos diversos… Acho até difícil responder a pergunta seguinte, mas vamos lá! As mulheres que mais gosto no quesito estilo são a Paloma Elsesser, Bia Gremion, Nadia Aboulhosn, Camilla Coelho, Aimee Song, Julia Levestein, Vic Hollo, Angelica Bucci, Gio Serrano, Rihanna entre outras… São tantas que nem da pra colocar em um só campo de perguntas! 

lua - bgs - entrevista - brazilian girl style - looks

Eu definiria como algo indefinido! É tão difícil definir algo, sabe?! Até porque vivo em constante mudança…. Mas geralmente gosto de dizer que opto por algo simples, sempre com combinações certeiras! Algumas vezes vou pelo menos óbvio e escolho combinações mais ousadas, e posso dizer? EU AMO! ADORO MISTURAR ACESSÓRIOS, CORES E TEXTURAS. Afinal, para que serve a moda, se não para brincar?

lua - bgs - entrevista - brazilian girl style - looks

Me vejo fora do país trabalhando com jornalismo de moda, que é o que eu mais amo. Além é claro de estar com os meus canais de conteúdo nas alturas, né?! Vamos esperar! Mas acho melhor confirmar essa resposta daqui cinco anos hahaha Gosto muito de viver o presente... Sei que é muito importante se planejar, mas acho que isso rouba muito a surpresa das coisas, sabe?!

lua - bgs - entrevista - brazilian girl style - looks

Qualquer tipo de top cropped (amo mostrar a minha barriga e minhas curvas), camisa estampada, dad shoes, calça cintura alta preta e um blazer com cara de vintage.

lua - bgs - entrevista - brazilian girl style - looks

Acho que a melhor forma é focar em ser quem você realmente é, sabe?! Alem de sempre tentar desconstruir as pessoas, o que é muito importante. Acho que quando a gente tem a autoconsciência de quem a gente é, do nosso corpo e das nossas singularidades, é muito mais fácil chegar a autoaceitação, sabe?! E assim, superar preconceitos se torna algo muito mais simples. Pode parecer bobo, mas se olhar no espelho todos os dias sem roupa e analisar cada parte do seu corpo é algo simples, e ajuda muito, mas muitas pessoas não fazem por medo de se encarem, saca?! Enfim... acho que o autoconhecimento é uma das chaves mais potentes para deixar com que pessoas e suas opiniões tóxicas e preconceitos não nos afetem! O mundo a moda, como sabemos, é extremamente seletivo e cruel, por isso acho que devemos sempre seguir e trabalhar com marcas que trabalhem com belezas reais, com ideias sólidos e parecidos com os seus e que sejam transparentes, saca?! Assim tudo fica mais leve, fluido e sem brechas para erros e atitudes duvidosas.

lua - bgs - entrevista - brazilian girl style - looks

Acho que o importante é sempre ter segurança do que você faz e ter algo singular, sabe?! Singularidade é algo que a internet preza muito hoje em dia. Um conteúdo que seja a sua cara, te represente e passe uma mensagem, o que é muito importante, vai te levar para lugares muito legais e vai trazer varias pessoas junto contigo! Então faça o seu Instagram/canal/blog e comece sem medo nenhum... 

Você também vai gostar