25 hábitos que mudamos e que podem ajudar a salvar o planeta

por Aline Santos

Seguir as mudanças do mundo é inevitável e querer toná-lo um lugar melhor é um caminho sem volta. Provavelmente você deve estar se perguntando o porquê começamos esse texto assim, mas hoje deixamos a moda um pouco de lado para falar sobre um assunto ainda mais importante.

A sustentabilidade é um tema em pauta e não importa qual a sua área, ela tem total impacto para todos, seja no universo fashion ou nas compras de mercado. 

Não estamos querendo dizer que somos as "expert" no assunto, mas sabemos que cada pequena mudança diária em nossa rotina afeta diretamente para contribuir com um planeta mais evoluído.

E sim, precisamos usar a nossa influência para mostrar que desde gestos minúsculos ajudam a salvar a nossa "casa" e quem sabe, tornar a próxima geração mais consciente. 

Em um bate papo aqui no escritório, trocamos ideias e descobrimos o que cada look stealer mudou no seu dia a dia de forma sustentável e positiva, vem ver:

catharina dieterich - sustentabilidade - dicas - planeta - habitos


Nossa editora de moda, Catharina Dieterich, conta quais as mudanças que a ajudaram a tornar a sustentabilidade um hábito no seu dia a dia:

"1. Parei de usar embalagem sempre que possível. Se eu vou no mercado e esqueço de levar minha sacola, eu carrego tudo na bolsa, na mão, saio que nem maluca carregando as coisas.


2. Não compro mais refrigerante, nem água com gás, pra não ter que comprar as garrafas de plástico. E mesmo as de vidro são ruins, o Brasil recicla apenas 3% do lixo que gera, sabia?


3. Não utilizo sacola para as verduras no supermercado. Levo para o caixa sem embalagem mesmo.

4. Não dou mais presente com embalagem.

5. Não aceito água no uber e espero chegar aonde eu esteja indo, pra tomar água em um copo que não seja descartável.


6. E quando eu preciso comprar algo que venha em plástico ou vidro, eu sempre faço o exercício: posso tentar reutilizar isso pra alguma outra coisa?"

ali santos - sustentabilidade - dicas - habitos - planeta

Para a Ali Santos cada pequena mudança é uma vitória e já contribui para salvar o planeta:

"1. Já tem uns 5 anos que não como carne (apenas peixe de vez em quando) e nunca senti falta, mesmo quando estou em um churrasco com a família.

2. Procuro sempre levar minha ecobag para o mercado e evito ao máximo usar as sacolas de plástico.

3. Tenho um canudo de inox na bolsa (mesmo não fazendo questão de usar canudo na bebida) e um copo de borracha dobrável. Dessa forma já poupo os canudos e copos de plástico!

4. Eu sei que sou atrasada nesse assunto, mas de uns tempos pra cá comecei a separar o lixo de casa e sei o quanto isso faz diferença."

 

isa aredes - sustentabilidade - dicas - planeta - habitos

A Isa Aredes, nossa design, lista algumas das suas mudanças:

"1. Tento não pegar sacola no supermercado!

2. Faço mais comida em casa para não usar isopor que a maioria dos restaurantes usam pra entregar.

3. Quando vou comprar algum produto tento sempre pegar a maior embalagem pra evitar varias embalagens menores.

4. Tento não imprimir nada, sempre usar o celular pra mostrar o cartão de embarque, por exemplo."

giulia - coronato - sustentabilidade - dicas - habitos

A look stealer, Giulia Coronato, aprendeu a fazer seus próprios algodões para tirar a maquiagem:


"1. Eu bebo muita água e vivia com mil garrafinhas de plástico, na bolsa, no carro, etc. Então comprei uma de vidro e levo sempre ela na bolsa e instantaneamente parei de comprar várias de plástico! Além de ajudar o planeta, te ajuda a economizar.

2. Outra mudança que já é clichê, mas pra mim teve muito impacto, foi andar com um canudo de inox na bolsa. Já ouvi várias pessoas dizendo que não abrem mão do canudo e preferem beber coisas com canudos. Então, porque não ter um de inox? As tartarugas agradecem. 

3. E por último, comecei a fazer bolinhas de algodão de crochê, para aplicar produto no rosto, tirar a maquiagem, etc. Ele substitui o algodão convencional sem decepcionar e não produz lixo! Além de tudo é super fácil de fazer e tem tutorial no youtube! "

bruna lys - sustentabilidade - dicas - habitos - planeta

A Bruna Lys, nossa rainha das edições de vídeos, acabou sendo influenciada por outras integrantes do time e diminiu o seu consumo de carne!

" 1. Ecobag dobrada dentro da bolsa ou da mochila não dão trabalho nenhum e sempre nos mantém prevenidas e prontas para reduzir o uso de sacolas plásticas.

2. Outra coisa que passei muito a prestar atenção foram nos desodorantes que utilizo, evito ao máximo os aerossóis e estou optando por produtos naturais, sem química.

3. As embalagens que tenho em casa sempre ganham uma nova finalidade: pote de creme vira porta pincel de maquiagem, a embalagem de vidro da geléia eu já usei para colocar minhas canetas... E por ai vai!

4. Por fim, meu recente mais novo hábito está sendo a redução no consumo de carne. Confesso que gosto e já me vi em muitas tentativas radicais na vida em que falhei, mas como me mudei recentemente e estou morando com as looks stealers vegetarianas @Giosmarcone e @isaredes, de forma natural e sem me impor muitas regras, estou aprendendo e amando mais receitinhas deliciosas que não envolvem carne e reduzindo esse consumo!"

carol carlovich - sustentabilidade - habitos - dicas - planeta

Já a Carol Carlovich, acredita que as mudanças precisam acontecer de forma natural, mas que cada causa abraçada já é uma conquista:

"Acho que, por mais que eu não consiga fazer muitas das coisas radicais que eu gostaria (sou bem empolgada, se eu me abraço a uma causa tenho vontade de militar por ela 24/7!) aprendi com o tempo que, com a sustentabilidade, nossas mudanças e processos também têm de ser sustentáveis, ou seja, gradativas - pra que possam permanecer e melhorar com o tempo.

1. Acho que, hoje, consigo dizer que não uso mais canudos, nem em drive thrus, ou como no local, ou espero estar parada ou não peço bebida;

2. Não faço compras por impulso, só compro roupas, sapatos, bolsas que eu realmente preciso ou quero muito - e isso em pouca quantidade;

3. Tento usar o máximo de produtos de beleza possível que não testam em animais - acho que apenas uma marca das que uso com frequência não tem essa garantia;

4. Não uso mais garrafinhas de água plásticas - saio sempre com uma de vidro (que posso lavar e reutilizar) ou aquelas térmicas... enfim, todas essas pequenas coisas que a gente acha que não fazem diferença mas que, no final, somam à causa."

Você também vai gostar